O que é preciso fazer para abrir empresa online? Essa é uma grande dúvida dos empreendedores que, muitas vezes, não sabem exatamente que tipo de investimento inicial esse tipo de negócio demanda ou quais são as exigências legais para operar. É por isso que hoje cobriremos o assunto e lhe daremos algumas dicas de porque essa modalidade de negócios é uma boa ideia.

Você verá aqui o conceito de um negócio na internet, que investimentos ele exige e qual é o passo a passo para abrir sua empresa online. Pronto? Então vamos lá!

O que é uma empresa online? 

Uma empresa online é todo empreendimento que funciona virtualmente. Ela pode ser uma e-commerce de cosméticos, uma revendedora de produtos ou até mesmo uma prestadora de serviços, desde que a principal modalidade de aquisição e contratação seja toda conduzida pela internet.

Negócios online têm como principal diferencial sua comodidade, tanto para quem compra quanto para quem vende, porque exigem uma operação menos onerosa e podem ser feitos até mesmo sem sair de casa. Essa é uma boa opção para investidores que querem ser donos de sua própria empresa, mas ainda não reuniram muito capital.

É possível manter uma empresa online utilizando uma infraestrutura muito menos complexa do que a das lojas e escritórios tradicionais. O uso de tecnologias de automação e sistemas já estabelecidos também são fatores que podem ajudar. Eles diminuem a carga de trabalho a que estão submetidos o empreendedor e seus colaboradores, tornando o processo mais acessível.

Quais os benefícios de abrir empresa online?

Há uma série de vantagens de se apostar em uma empresa online. Confira algumas delas:

Menor investimento inicial

Na maioria dos casos, abrir empresa online é mais barato porque você precisará apenas de um estoque inicial, de um domínio e de uma hospedagem. Não precisar encontrar um ponto de vendas ou arranjar um armazém já reduz a curva de entrada e facilita o trabalho que você terá dali em diante.

Plugins como o WooCommerce e até sistemas inteiros, como os desenvolvidos pela Shopify, são uma ótima maneira de começar um negócio com baixo investimento inicial e testar uma ideia sem precisar comprometer seu orçamento.

Infraestrutura reduzida

As empresas online geralmente operam com muito menos pessoal do que as tradicionais. Isso significa que não é preciso se preocupar com uma folha salarial muito alta ou estratégias de promoção caras, como a aquisição de espaços em jornais e revistas locais.

Afinal, o melhor lugar para promover uma empresa online é na internet e, com um bom trabalho de social media e a compra de anúncios em buscadores, é possível gerar tráfego e conquistar espaço no mercado.

Maior lucratividade

Outro grande motivo para abrir empresa online é que ela pode ser mais lucrativa. Considerando os fatores já mencionados anteriormente, um negócio na internet permite recuperar o investimento inicial em pouco tempo e, portanto, traz retornos mais rapidamente para o empreendedor.

Como abrir empresa online?

Embora abrir empresa online seja uma tarefa mais fácil do que fundar um negócio físico há ainda muitos pontos com os quais se preocupar. Abaixo mostramos para você quais são os aspectos fundamentais de uma loja online.

Escolha um nicho de mercado

Na internet as coisas funcionam de maneira muito similar ao mundo real e será preciso que você encontre um público-alvo pronto para acolher a sua marca e adquirir seus produtos. Entretanto, as coisas são um pouco mais fáceis porque nos organizamos online dentro de nichos. Os nichos de mercado são parcelas específicas do público que buscam produtos e serviços personalizados para as suas necessidades.

Sua ideia não precisa necessariamente ser inovadora; para funcionar, é necessário que ela seja diferenciada. Um e-commerce é uma opção que pode trazer muitos lucros desde que você encontre o nicho de mercado correto como, por exemplo, empresas que vendem cosméticos veganos ou tantos outros nichos disponíveis com uma boa demanda. 

Encontre fornecedores para lidar com a sua demanda

Como acontece com qualquer outro negócio, uma empresa online também precisa de fornecedores. Antes de “abrir as portas”, você precisará determinar os contatos que possui e quais são capazes de suprir seu fluxo de pedidos. É mais fácil fazer um negócio online funcionar quando os seus fornecedores estão próximos, já que calcular toda a logística da entrega de produtos exigirá menos esforços da sua parte.

Em alguns casos como nos negócios de dropshipping, é o fornecedor quem cuida de toda a parte operacional. Com isso, pode ser vantajoso estabelecer um contrato com uma empresa de fora da sua área.

Desenvolva um website ou aplicativo

Depois de ter passado pelos passos anteriores, é hora de se preocupar com a apresentação da sua empresa online. Um bom site ou aplicativo poderá ser determinante no sucesso do negócio e, por isso, devemos dar atenção especial a essa etapa do projeto.

Contrate designers e desenvolvedores capacitados para entregar um projeto com a cara da empresa que você deseja construir. Investir nesse ponto será importante, porque dará a você uma vantagem em relação à lojas amadoras e aumentará a credibilidade do seu negócio.

Divulgue sua empresa online

Feito tudo isso, ainda será preciso divulgar sua empresa online e essa pode ser a parte mais difícil se você não estiver disposto a investir no trabalho de especialistas.

Contratar freelancers ou uma agência de social media é o que garantirá que seu negócio estará bem assessorado nas redes e pronto para fazer sucesso. Desenvolva junto a eles uma estratégia que se adeque ao seu orçamento e expectativas para maximizar os retornos da sua empresa online.

Ao abrir empresa online que diferenciais devo considerar para alavancar minhas chances de sucesso?

Para que uma empresa online traga retornos para os seus investidores, é preciso contar com uma infraestrutura enxuta e fornecedores certos; empresas de dropshipping, os e-commerces de nicho, prestadores de serviço e os produtores de artesanato são exemplos desse modelo. Portanto, abrir um negócio nessas áreas é menos complicado do ponto de vista legal e pode ser feito sem o aluguel de um espaço ou sem a contratação de uma grande equipe.

Procure um ramo de negócios que permita que você trabalhe, pelo menos inicialmente, sem sair de casa e busque se estabelecer nele utilizando os primeiros rendimentos para reinvestir na sua ideia. Dessa forma, sua empresa online já estará no caminho certo para o sucesso e terá mais chances de se consolidar no mercado.

As vantagens de abrir uma empresa online são muitas. Mas é preciso estar atento para o nicho de mercado escolhido, as particularidades desse tipo de negócio e a parceria com fornecedores capazes de ajudá-lo ao longo da jornada. Observando-se tais questões é muito menos complicado garantir o sucesso do seu empreendimento e maximizar seus resultados.

Agora que você já sabe como abrir empresa online e que benefícios você poderá obter com isso, que tal entender melhor como funciona um plano de negócios? Encontre 5 dicas valiosas em nosso post sobre o assunto!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Aprenda como abrir empresa online e quais as suas vantagens
Título do Artigo
Aprenda como abrir empresa online e quais as suas vantagens
Descrição
Uma empresa online é todo empreendimento que funciona virtualmente. Ela pode ser uma e-commerce de cosméticos, uma revendedora de produtos ou até mesmo uma prestadora de serviços, desde que a principal modalidade de aquisição e contratação seja toda conduzida pela internet.
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa