Um aplicativo de loja virtual permite que as pessoas tenham acesso ao seu e-commerce sem precisar visitar o website. Após sua instalação, é possível criar um cadastro ou fazer login e permanecer conectado à loja, navegando por seu catálogo diretamente do celular.

Os aplicativos de loja virtual são especialmente relevantes quando o tema é usabilidade, já que oferecem performance e responsividade maiores que as obtidas nos sites mobile. Graças a essas comodidades, esses aplicativos são muito utilizados pelos clientes e podem ajudar o seu negócio a lucrar mais.

Quer conhecer melhor como funciona e para que serve um aplicativo de loja virtual? Então, comece já a leitura!

Para que serve um aplicativo de loja virtual?

E-commerces são, hoje, uma das formas mais utilizadas para aquisição de bens. Afinal, eles conseguem oferecer preços mais competitivos e mais opções de produtos para os seus clientes. Essas empresas, todavia, devem estar sempre atentas para as inovações que possam melhorar seu relacionamento com os compradores.

É aí que entram os aplicativos mobile. Eles são uma facilidade extra para que o seu consumidor consiga escolher produtos de seu interesse e tenha fácil acesso à sua loja favorita. Apps também trazem benefícios para as marcas, como o fortalecimento de seu branding.

Um dos princípios do branding é a awareness, ou seja, o contato que temos com uma marca em nosso dia a dia. Quando o seu aplicativo é baixado, a logo da sua empresa passa a figurar nos telefones dos usuários, lembrando-os periodicamente de que ela existe. Esse é um dos muitos aspectos positivos de um app para loja virtual.

Os celulares já são a primeira tela para a maioria dos brasileiros e a nossa população conta com ampla adoção dos smartphones. Mais de um deles está ativo para cada um de nossos habitantes, o que significa que um app é o ideal para ter acesso a esse público.

Por que optar pelo aplicativo de loja virtual?

Um dos melhores motivos para optar por um aplicativo de loja virtual diz respeito a como ele permite obter estatísticas únicas sobre seus visitantes. Dispositivo, tempo de navegação, localização e relatórios de uso ajudam a sua empresa a entender o processo de compra melhor e a otimizá-lo com o passar do tempo. Todos os reports (ou dados) são obtidos automaticamente e podem ser visualizados em tempo real. O que diminui o custo necessário para se obter informações como essas.

Que benefícios esses apps trazem para o meu negócio?

Para saber se você deve investir em um aplicativo de loja virtual, é fundamental conhecer alguns benefícios dessas ferramentas. Aqui estão as principais vantagens que eles oferecem sobre sites responsivos.

Velocidade de conexão

Os aplicativos de loja são pelo menos 1,5 vezes mais rápidos do que os sites mobile. Isso significa que o seu usuário pode acessar produtos e fazer compras, mesmo longe do wi-fi, sem enfrentar problemas de carregamento.

Conteúdo personalizado

Aplicativos de loja virtual oferecem conteúdos personalizados para cada cliente, tornando a experiência de compra mais imersiva. A partir do momento em que eles fazem o cadastro, é possível acompanhar suas preferências e criar desde homes personalizadas a recomendações que aumentam a probabilidade de a sua loja fechar uma venda.

Acesso a funcionalidades do telefone

Aplicativos são os únicos que podem acessar funcionalidades nativas do telefone, como a câmera e o microfone. Isso quer dizer que é possível criar uma série de interações que uma página mobile não consegue entregar. Digamos que você seja dono de uma ótica. Com acesso à câmera, seus usuários podem provar virtualmente modelos e escolher aqueles de que mais gostam. A opção ajuda a diminuir o número de itens retornados e garante uma experiência de compra diferenciada.

O que incluir no meu aplicativo de e-commerce?

Algumas funcionalidades são diferenciais para que um aplicativo de loja seja um sucesso. Abaixo, exploramos as principais delas.

Notificações

As notificações são a principal estratégia dos donos de aplicativos para se comunicar com seus usuários. Elas servem para notificá-los de promoções, atualizações e lembrá-los de acessar o seu aplicativo periodicamente. São um canal de marketing exclusivo entre marca e cliente, que não é controlado por ninguém além de você.

Integração com redes sociais

A integração com redes sociais é um dos principais recursos dos apps de lojas, pois permite que o login seja feito sem complicações. Sempre que o usuário pode pular etapas em seu cadastro, ele poupa tempo que pode ser gasto navegando pelos seus produtos.

Itens relacionados

Utilizar o recurso de “itens relacionados” pode aumentar o ticket médio das suas vendas. Ao mostrar produtos similares ou aqueles que foram adquiridos por outros clientes, você ganha a chance de vender mais a cada transação.

Ofertas especiais

É mais fácil fidelizar os clientes de apps quando essa ferramenta oferece benefícios exclusivos. Ofertas e cupons especiais para quem compra pelo aplicativo são uma estratégia para ganhar a adesão do consumidor a essa plataforma.

Listas de desejos

As listas de desejos permitem que os clientes escolham produtos que gostaria de ganhar dos seus amigos. Compartilhadas por e-mail e pelas redes sociais, elas funcionam como um tipo de publicidade gratuita para a sua loja, que pode conquistar novos clientes ao receber cliques nesses links.

Um aplicativo de loja virtual é muito mais fácil de se utilizar que um site mobile, pode enviar notificações e promoções exclusivas para os clientes e está sempre disponível na palma da mão. Por isso ele é um bom investimento, que garante a presença da sua logo nas telas de milhares de celulares e funciona como um instrumento de fidelização.

Construir um app para o seu e-commerce pode trazer benefícios que vão além dos já citados aqui. Em nosso artigo sobre m-commerce você pode conferir alguns deles.

Desenvolver o seu aplicativo com uma empresa certificada e que conhece bem o mercado vai ajudar você a aproveitar todas essas vantagens. O parceiro de negócios certo pode indicar as soluções mais adequadas para o seu e-commerce. São elas que ajudarão sua empresa a vender mais e obter o melhor ROI do seu app.

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Aplicativo de loja virtual: benefícios, quais recursos deve ter e mais!
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Aplicativo de loja virtual: benefícios, quais recursos deve ter e mais!
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Um aplicativo de loja virtual permite que as pessoas tenham acesso ao seu e-commerce sem precisar visitar o website. Após sua instalação, é possível criar um cadastro ou fazer login e permanecer conectado à loja, navegando por seu catálogo diretamente do celular.
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