Um aplicativo para controle de estoque é um app empresarial que atende ao público interno. Ele facilita na inserção, organização e remoção de itens do depósito, gerando dados que informam o empresário sobre o andamento dos negócios e descomplicam a vida dos colaboradores.

Eles são mais eficientes nessa gestão do que softwares tradicionais porque trazem mais mobilidade para a equação e levam a tecnologia para dentro do armazém. Descubra alguns dos principais benefícios de se investir em um aplicativo para controle de estoque e veja porque essa deveria ser uma prioridade da sua empresa. Boa leitura!

Benefícios do aplicativo para controle de estoque

Maior mobilidade no gerenciamento de estoque

O gerenciamento de estoque é uma tarefa dinâmica. Dentro de um armazém, é comum que os funcionários estejam em constante movimento e passem pouquíssimo tempo na frente dos computadores. Nada mais natural que o trabalho que precisam fazer possa ser realizado dentro de um telefone, ou seja, em um aplicativo para controle de estoque.

Afinal, introduzir todas as informações nos sistemas e atualizá-las antes ou depois de inserir um item no estoque é um processo complicado e muito pouco prático. Se o seu colaborador puder fazer isso enquanto organiza as peças que armazena ele será muito mais eficiente e não precisará se locomover até o computador várias vezes ao dia.

Produtividade otimizada

O fato de não precisar ir até o local do computador para inserir informações no sistema é excelente para aumentar a produtividade na gestão do estoque. Não é preciso interromper uma tarefa para cuidar da outra. Basta pegar o celular, abrir o aplicativo para controle de estoque e inserir o dado de que se precisa.

Códigos de barra e etiquetas escritas a mão não precisam ser eliminadas dos seus processos, já que a maioria dos apps integra ferramentas de reconhecimento de códigos e textos para aumentar a eficiência no processamento de objetos. Sem ter que parar para digitar todas as informações, o tempo gasto para estocar e organizar os dados sobre o que está em seu armazém é muito menor. Além disso, são necessárias bem menos pessoas para manter o estoque devidamente organizado.

Mais sucesso na promoção dos produtos

É difícil promover eficientemente produtos quando não temos controle deles. Ações de marketing mais bem-sucedidas estão ao alcance das empresas que apostam em um aplicativo para controle de estoque. Conhecendo bem o que está em seus armazéns, é possível para identificar aqueles produtos que não têm saído como deveriam e trabalhar para contornar isso.

Quando uma empresa não faz uma boa gestão de estoque, ela perde facilmente o controle das entradas em seu depósito e tem muita facilidade de perder de vista as peças que não são vendidas. Um aplicativo para controle de estoque melhora o fluxo de caixa, uma vez que não deixa que fiquem abandonados no seu armazém itens que ocupam um espaço que poderia ser destinado a produtos de maior vendagem.

Redução do erro humano

Dentre os vários desafios da gestão de estoque, talvez o erro humano seja o maior. Introduzir manualmente informações em um sistema sempre trará problemas como o cadastramento de produtos duplicados e outras incorreções. Com um aplicativo para controle de estoque é possível acompanhar de perto cada entrada e saída que acontece no armazém sem precisar colocar os dados de maneira manual.

Fotos são o suficiente para que recursos de inteligência artificial façam o reconhecimento das informações de um pacote e as insiram no software. Tudo que passa pelo estoque é catalogado e organizado automaticamente, sendo atualizado no sistema em tempo real.

Integração com outras ferramentas usadas pelo negócio

Todos os negócios podem se beneficiar de uma integração eficiente entre as ferramentas que utilizam. Um aplicativo para controle de estoque, por exemplo, precisa gerar informação para um sistema de Business Intelligence e deve conseguir compilar dados que façam a diferença na tomada de decisão.

Quando uma solução exclusiva é desenvolvida para a sua empresa, ela leva em consideração as variáveis que influenciam na otimização da performance empresarial. Além disso, inclui alternativas para que os dados gerados no armazém façam mais do que simplesmente identificar os objetos guardados ali.

Melhor custo-benefício

O custo operacional de administrar o estoque de uma empresa via software é muito menor do que o que de métodos manuais. Mesmo quando comparado com um sistema ERP que não funciona em dispositivos mobile, o aplicativo para controle de estoque apresenta vantagens. Ele é mais customizável, sendo então desenvolvido para atender a todas as particularidades da sua empresa, sem exigir que ela altere fundamentalmente processos que já estão enraizados em sua cultura.

Isso quer dizer que é bem fácil para os colaboradores aprenderem a utilizar o app, o que aumenta a eficácia dele. Um software que não agrada acaba sendo deixado de lado e tornando-se um custo que não traz retorno para a empresa.

Os aplicativos trazem para a mesa ferramentas mais eficientes que as de gestão de estoque tradicionais e, em pouco tempo, tornam as operações mais eficazes, além de agregar valor para a organização.

Gestão flexível

A gestão pode enfrentar grandes problemas se não fizer um bom gerenciamento de estoque. Nisso, um aplicativo para controle de estoque vai ajudar. Um sistema eficiente dá ao gestor a habilidade de se adaptar às situações conforme elas surgem.

Pense, por exemplo, que uma encomenda chegou errada ou que houve um acidente no seu armazém. Sem acompanhamento por software, é difícil estimar o tamanho do erro ou as perdas ocasionadas por ele. Às vezes, até mesmo ser informado de que isso aconteceu é complicado, dependendo do tamanho da organização.

Com as informações em tempo real que um app entrega, o responsável pela área sempre tem acesso ao que está acontecendo nos armazéns e pode notar adversidades, como uma remessa errada, rapidamente. Isso porque ele tem mais visibilidade e previsibilidade, conseguindo conversar com seu fornecedor e repondo o estoque do produto em questão antes que ele falte nas prateleiras.

Os aplicativos para controle de estoque ajudarão a sua empresa a ser mais eficiente e assertiva. Com todas essas vantagens, será mais fácil administrar as operações e ter controle sobre tudo que está acontecendo dentro do seu negócio.

Gostou de conhecer melhor o funcionamento de um aplicativo para controle de estoque? Fale com a Fit Mobile hoje mesmo e veja como desenvolver um app empresarial customizado para o seu negócio!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Aplicativo para controle de estoque: saiba o que é e como funciona
Título do Artigo
Aplicativo para controle de estoque: saiba o que é e como funciona
Descrição
Um aplicativo para controle de estoque é um app empresarial que atende ao público interno. Ele facilita na inserção, organização e remoção de itens do depósito, gerando dados que informam o empresário sobre o andamento dos negócios e descomplicam a vida dos colaboradores. Eles são mais eficientes nessa gestão do que softwares tradicionais porque trazem mais mobilidade para a equação e levam a tecnologia para dentro do armazém. Descubra alguns dos principais benefícios de se investir em um aplicativo para controle de estoque e veja porque essa deveria ser uma prioridade da sua empresa. 
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa