Aplicativo para empresas e site responsivo: embora haja diversas diferenças entre eles, muitos ainda se confundem pelo simples fato de que tanto um quanto outro se referem ao ambiente dos dispositivos móveis, a exemplo dos smartphones

E por que estamos falando sobre isso? Bem, entenda que a comunicação e as formas de negócio já estão sendo amplamente influenciadas atualmente pelo uso dos mobiles, sendo que a tendência é de que nos tornemos cada vez mais dependentes desse tipo de tecnologia. 

Nesse sentido, o ponto a se destacar é que as empresas que desejam crescer e se manter em atividade precisam seguir os passos do mercado digital, adaptando seus conteúdos para os aparelhos portáteis. Por essa razão, é importante que você compreenda as diferenças que envolvem um aplicativo para empresas e um site responsivo.

Só assim, será possível entender como eles contribuem para a organização. Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Aqui, vamos apresentar as características de cada um deles, as funções e os objetivos. Continue a leitura e confira! 

O que é um site responsivo?

De forma clara e objetiva, um site responsivo é aquele que se harmoniza perfeitamente aos formatos de tela dos dispositivos móveis, tablets ou smartphones: o layout de navegação deve estar totalmente encaixado às dimensões de tamanho desses aparelhos, não importando quais sejam.

Sabe aqueles sites que você precisa ficar reposicionando as informações, “trazendo para o lado” ou aumentando e diminuindo o zoom quando são acessados pelo celular? Pois saiba que isso caracteriza um site não responsivo. 

Nesse caso, não é preciso nem falar que a experiência de navegação é péssima e desagradável. Com isso, os usuários dificilmente ficarão interagindo com o site por muito tempo. Quanto a isso, não há a menor dúvida. Assim sendo, considere ter um site responsivo como uma obrigação, afinal de contas, a quantidade de acessos via dispositivos móveis cresce a cada dia.

Adicionalmente, há outro aspecto que se faz tão importante quanto: o ranqueamento nos motores de busca — em especial do Google. Para que você saiba, esse gigante norte-americano e que domina as buscas pela internet já avisou que os sites não responsivos ficarão para trás. 

E o que caracteriza um aplicativo para empresas?

Como você acabou de ver, um site responsivo tem a função e o objetivo de otimizar a experiência de navegação pelos portáteis. Mas, afinal, um aplicativo para empresas não seria a mesma coisa? A resposta é absolutamente não.

Embora o propósito também seja o de proporcionar uma melhor interação para os usuários, um app possui uma série de vantagens e funcionalidades que não poderiam ser obtidas de outra forma. Para facilitar o seu entendimento, essa solução permite o acesso aos recursos disponibilizados pelos smartphones, como:

  • GPS;

  • câmera;

  • notificações push;

  • navegação offline, entre outros.

Além disso, não poderíamos deixar de falar que as opções de personalização são praticamente infinitas em um aplicativo, enquanto o site responsivo fará apenas a adaptação de conteúdo para os mobiles.

Quais são as diferenças de usabilidade?

Agora que você já viu as características de cada um, falaremos um pouco sobre suas diferenças de usabilidade. Basicamente, o site responsivo nada mais é do que uma página de internet, que, por sua vez, pode ser acessada por meio de qualquer navegador: o que o distingue de um website normal é o seu formato.

Já o aplicativo é um software, não sendo possível acessá-lo por meio dos navegadores. Aqui, será preciso baixá-lo e instalá-lo no sistema operacional do próprio aparelho. Ao fazer isso, os clientes terão um “ícone” da sua empresa nos seus dispositivos, por exemplo: para entrar no app basta apenas clicar no ícone.

Qual é o modelo ideal para a minha empresa? 

E então, agora você deve estar se perguntando: “qual é o modelo ideal para minha empresa”, certo? Bem, o primeiro passo é entender que não há como fugir do site responsivo. O que isso quer dizer? Que você deve disponibilizar obrigatoriamente uma navegação mobile de qualidade, organizada e funcional! 

Pecar nessa questão passará uma impressão de amadorismo e desleixo. Isso sem contar que, quando a experiência do visitante não for satisfatória, a chance de você conseguir o que pretende com o site é bastante improvável, principalmente se o seu objetivo for vender. No que diz respeito ao desenvolvimento de um aplicativo para o seu negócio, a ideia será mais viável a partir do momento em que o volume de informações estiver mais alto.

Em outras palavras, se a sua pretensão for apenas fornecer notícias, informações sobre a empresa e contato, nessa conjuntura não haveria a necessidade de um app. Contudo, se você quiser explorar a interação com o seu cliente de uma forma mais profunda, especialmente nas vendas, aí sim, a criação de um aplicativo será de grande valor. Isso é muito claro devido às suas funcionalidades, sejam em relação à usabilidade, sejam no que se refere ao desempenho e performance, por exemplo. 

Conclusão

Para concluir, o mais importante é que você compreenda a seguinte verdade: uma opção não descarta a outra: pelo contrário, as duas funcionam em perfeita sincronia, de modo complementar. Aqui, é preciso que você tenha muito bem definido quais são as necessidades da sua empresa. Enquanto o site responsivo é uma obrigação, como mencionado anteriormente, o aplicativo é ainda um diferencial, o que certamente lhe trará uma vantagem competitiva em relação à concorrência. 

Quanto ao desenvolvimento desse tipo de ferramenta, a dica é simples: procure um desenvolvedor confiável e que já tenha uma certa experiência de mercado. Não se esqueça disso. E lembre-se: a tendência é que os dispositivos móveis ganhem cada vez mais espaço no que corresponde à interação e ao consumo por meio da internet. Por isso, cedo ou tarde, os apps também serão uma obrigação. 

Enfim, esperamos que você tenha entendido quais são as principais diferenças entre um aplicativo para empresas e um site responsivo. Se você quiser saber ainda mais e deseja ficar por dentro de outros assuntos em relação às aplicações corporativas, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba os melhores conteúdos diretamente em seu e-mail! 

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Aplicativo para empresas e site responsivo: entenda as diferenças!
Título do Artigo
Aplicativo para empresas e site responsivo: entenda as diferenças!
Descrição
Aplicativo para empresas e site responsivo: embora haja diversas diferenças entre eles, muitos ainda se confundem. Quer saber mais? Clique aqui! 
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa