Preciso de um aplicativo para meu negócio? Ainda que estejamos em 2018, a pergunta é muito comum entre os líderes empresariais. A sensação de que os aplicativos tornaram-se alternativas menos populares entre os clientes é um dos motores dessa dúvida.

Todavia, você ficaria impressionado em saber que o usuário brasileiro é quem mais baixa apps em todo o globo. O App Annie divulgou uma pesquisa mostrando exatamente isso: os donos de smartphones no país utilizam pelo menos 9 aplicativos diferentes todos os dias.

Marcas que ainda não têm apps ficam atrás da concorrência porque perdem a oportunidade de alcançar essas pessoas. No Brasil, há pelo menos 138 milhões de brasileiros que possuem um smartphone.

Então, confira agora porque você precisa investir em um aplicativo para o seu negócio.

Por que criar um aplicativo para o meu negócio?

Quando pensamos em aplicativos móveis para negócios, precisamos analisá-los do ponto de vista das empresas. Um app é vantajoso quando traz novas oportunidades de negócios, fideliza consumidores ou faz com que a sua marca se diferencie da concorrência. Porém, ao contrário do que você pode imaginar, esses benefícios não são exclusivos para grandes organizações, como Coca-Cola ou Walmart.

Se a sua empresa quer aumentar a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos, deseja melhorar o atendimento prestado aos consumidores ou tem vontade de criar um canal de marketing direto, um app pode ajudar. São esses os principais motivos que fazem os negócios buscarem essa solução.

Quais os benefícios de um app para as empresas?

Pensar um aplicativo para o seu negócio não é apenas oferecer mais uma ferramenta para que os usuários interajam com a empresa. As pessoas estão cada vez mais familiarizadas com essas tecnologias, significando que eles buscam produtos diferenciados na hora de fazer download.

Um empreendimento pode se beneficiar de um app quando consegue criar um recurso que não apenas facilita o dia a dia dos seus consumidores, mas também oferece benefícios que os incentivem a usá-lo. Confira algumas vantagens de criar um app para sua empresa!

Cultivar a fidelidade do consumidor

É muito difícil fidelizar clientes, mas todo esse esforço vale a pena. Consumidores fiéis rendem mais para as empresas e estabelecer um relacionamento com eles é a melhor forma de cativá-los.

Antigamente era mais fácil atingir pessoas, pois contávamos com menos estratégias para isso e a maioria era muito cara, pense em anúncios de revista e banners pela cidade como exemplo. Atualmente, com e-mail marketing, anúncios no Facebook, flyers e cupons sendo distribuídos por aí, é mais difícil chamar a atenção. 

Um app fará com que a sua marca esteja sempre próxima do cliente, pronta para atendê-lo. Ele também servirá para oferecer promoções exclusivas, clubes de vantagens e alimentará seu departamento de marketing com dados para compreender melhor a audiência e criar ações mais efetivas. Tudo isso fará com que fidelizar seja um processo muito mais simples.

Tornar sua marca fácil de ser reconhecida

Olhamos para os nossos celulares o tempo todo e, às vezes, desbloqueamos suas telas sem motivo nenhum. Por isso, construir um aplicativo útil e eficiente é uma ótima maneira de expor a sua organização constantemente. Toda vez que o usuário interagir com o telefone, quer ele pretenda utilizar seu aplicativo ou não, a sua marca estará visível. Isso fará com que ela seja reconhecida pelos clientes mais facilmente, garantindo publicidade contínua para o empreendimento.

Brand awareness, ou reconhecimento de marca, é algo que custa caro para os negócios. Com um app, é possível conseguir isso enquanto oferece outros benefícios ao consumidor.

Ter seu próprio canal de marketing

Dentre os motivos para criar um app, a construção de um canal de marketing exclusivo é um dos mais atraentes. Afinal, dependendo de como a sua solução é planejada, ela pode servir para promover uma porção de informações relevantes para a decisão de compra.

Tornando acessíveis itens como o preço dos produtos, buscas pelo catálogo, mensageiros instantâneos para falar com a equipe ou receber novidades e notificações em tempo real, apps criam uma porção de maneiras de promover a sua empresa. Todas as informações que gostaria de repassar ao público podem ser disseminadas pela ferramenta, de maneira personalizada e estratégica.

Essas interações diretas farão com que seja mais fácil divulgar o que a sua marca oferece e incentivarão os usuários a continuarem acessando o aplicativo para acompanhar outras novidades.

Aumentar suas vendas com um app

Já tentou comprar um produto pelo navegador do celular? Se a resposta for positiva, você conhece bem os problemas que vamos citar aqui. Ao acessar um website pelo Chrome ou Safari do dispositivo, a primeira dificuldade é encontrar aquilo que busca.

Mesmo que os sites das lojas sejam otimizados para o mobile, filtrar as categorias de produtos, identificar aqueles que mais lhe atraem por preço ou qualidade e concluir a compra são tarefas bastante complexas. Elas exigem muitos cliques e bastante paciência.

Em alguns casos, se você optar por selecionar mais de um produto, ao fechar o pedido verá que alguns deles sumiram do carrinho. Talvez seja preciso fazer login uma ou duas vezes para conseguir acessar seus dados. Tudo isso leva tempo e torna a experiência de compra um martírio.

Com um app os problemas citados são coisa do passado. O usuário salva o login que utiliza com frequência na loja, seleciona as categorias que busca com facilidade e não perde nenhum dos itens que colocou no carrinho. A usabilidade superior é um dos motivos pelos quais apps vendem mais.

Porém, não é o único. Como recebemos ofertas relacionadas ao nosso perfil por meio de notificações, estamos mais propensos a realizar uma compra mesmo que não tenhamos aberto o app naquele dia. Os descontos oferecidos para os usuários da ferramenta também são outro fator que influencia a quantidade de vendas realizadas mensalmente.

É possível, então, obter resultados muito melhores e fazer com que seu empreendimento seja mais lucrativo criando um app.

Quando é a hora certa de investir?

Gostou dos benefícios que um app pode trazer para as empresas? Então é hora de falarmos no momento ideal para criá-lo. As organizações que obtém os melhores resultados com um aplicativo são aquelas que observam bem seus consumidores, para entender se eles estão prontos para migrar para esse canal.

Um aplicativo mobile com poucos usuários será um investimento de baixo ROI. A partir do momento em que uma marca já tem uma clientela consolidada, conhece bem as necessidades dos seus usuários e encontra um fornecedor especializado e capaz de transformar suas ideias em realidade, ela está no momento certo para criar um app.

Mas para que um empreendimento invista em um app e se dê bem nisso, é preciso de atenção: considere seu público-alvo, planeje o projeto para múltiplas plataformas e pense como as funcionalidades da ferramenta serão úteis para o cliente. Seguindo esses passos, a sua empresa conseguirá criar um aplicativo incrível e obter grandes resultados com ele.

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