Já ouviu falar em aplicativos híbridos? Hoje eles são populares e é muito difícil dizer quais dos aplicativos de seu celular fazem parte dessa categoria. Porque poupam tempo de desenvolvimento e tem funções muito similares às dos aplicativos nativos, os híbridos ganharam força no mercado e se tornaram um diferencial para quem quer publicar um aplicativo com agilidade, mas sem comprometer a performance ou as funcionalidades de sua criação.

Quer entender melhor as vantagens e os diferenciais dos aplicativos híbridos? Acompanhe o que exatamente eles são e quais os benefícios de desenvolver o app da sua empresa dessa forma.

Definição de aplicativos híbridos

Os aplicativos híbridos são parecidos em funcionalidade com os outros apps que você poderia encontrar em um smartphone. Assim como os nativos, são instalados em cada dispositivo a partir de uma loja de aplicativos e permitem que os usuários joguem, interajam com amigos pela internet, capturem fotos ou realizem basicamente qualquer outra função que associamos tradicionalmente a um app.

Todavia, os aplicativos híbridos são diferentes. Assim como acontece com websites, apps híbridos são construídos utilizando uma gama de tecnologias e linguagens web das quais podemos citar o HTML5, o JavaScript e o CSS. A diferença principal entre eles e os nativos é que são hospedados dentro de um aplicativo tradicional, mas utilizam plataformas como o WebView para executar suas funções.

Isso dá aos aplicativos híbridos uma série de vantagens, como, por exemplo, portabilidade simplificada para outros sistemas operacionais. O WebView funciona mais ou menos como a janela de um navegador em fullscreen e os híbridos operam como se fossem websites. Porque são instalados nos dispositivos, podem, todavia, acessar funções como o acelerômetro, a câmera e até os contatos do celular em questão.

Benefícios dos aplicativos híbridos

Economia para desenvolver seu app

O primeiro benefício que listamos para a construção de aplicativos híbridos é a economia. É possível fazer um aplicativo para a sua empresa gastando muito menos se você optar por um aplicativo dessa natureza. O motivo é que aplicativos híbridos são mais rápidos de se fazer e, por isso, menos onerosos.

Então pode ser uma boa ideia investir nos híbridos se a sua empresa precisa poupar ou tem a necessidade de publicar um aplicativo com uma velocidade maior. É possível criar um híbrido em algumas semanas e sair na frente da concorrência caso você escolha apostar na solução.

Como há muitas bibliotecas e frameworks disponíveis para o desenvolvimento de aplicativos híbridos, o processo todo ocorre muito mais rapidamente, e até a aprovação deles nas lojas de aplicativos é menos complicada. Os custos operacionais e aqueles necessários para promover um app são também reduzidos porque dá para começar a ganhar dinheiro com o seu software mobile em muito menos tempo.

Simplicidade para migrar

Quer começar com um aplicativo para iOS, mas tem nos seus planos a criação de uma versão dele para o Android? Saiba que com os híbridos é muito mais fácil fazer isso acontecer. Migrar o aplicativo em questão de uma plataforma para a outra é uma tarefa mais rápida e com custo bem mais baixo.

Entender o motivo para isso também não é complicado. Os híbridos funcionam dentro de uma plataforma específica e não precisam ter cada uma de suas funcionalidades portadas para um novo sistema operacional. Portanto, fazê-los funcionar em dispositivos de outros modelos é um processo bastante simples.

Obtenha escalabilidade com aplicativos híbridos

Seu negócio está crescendo e você precisa garantir que o aplicativo empresarial desenvolvido seja tão escalável quanto o modelo operacional da empresa? Fazer isso é possível quando optamos pelos aplicativos híbridos.

Uma das coisas que faz um aplicativo nativo custar mais caro é a necessidade frequente de updates que adequem as suas funções para um fluxo maior de usuários. Com os híbridos, porém, esses updates não precisam ser novas versões do aplicativo, que têm de ser aprovadas pelas lojas e atualizadas manualmente pelos usuários. Elas são simplesmente implementadas na plataforma e passam a valer para todos os clientes.

Interfaces úteis e agradáveis

Oferecer uma boa experiência de usuário é fundamental para conquistar espaço no mercado e ainda mais necessário quando investimos na construção de apps. E, com os híbridos, é mais fácil garantir que essa experiência de usuário seja consistente para quem adquire o software em questão.

Aplicativos híbridos funcionam e parecem a mesma coisa em cada sistema operacional. O que significa que as pessoas não experimentarão uma performance diferente porque têm um dispositivo de uma marca ou de outra. Além disso, a curva de aprendizado é muito menor quando o uso de um aplicativo permanece idêntico, ainda que tenhamos mudado de sistema operacional.

Ofereça suporte para os usuários de aplicativos híbridos

Mesmo que seu aplicativo não seja nativo, é possível oferecer suporte offline para os usuários. E, esse diferencial, faz com que os híbridos sejam a melhor opção no momento. Conforme o app armazena informações de uso e do comportamento de quem interage com ele, consegue dar apoio aos seus clientes mesmo que eles não tenham uma boa conexão com a internet.

Como mencionamos na introdução, os aplicativos híbridos são pequenos websites que são capazes de executar uma série de funções específicas, quando instalados em um dispositivo. Da mesma forma como acontece com os apps nativos, os híbridos podem acessar funções de hardware e explorar as características de um sistema operacional, ainda que não sejam apps construídos exclusivamente na linguagem utilizada pelo OS em questão.

Utilizando plataformas como a Apache Cordova, os aplicativos híbridos têm acesso ao JavaScript das APIs dos telefones e exploram plugins construídos em código nativo para executarem as funções específicas de cada sistema operacional. Por causa disso, os híbridos oferecem vantagens tanto no tempo gasto para desenvolver uma solução, quanto na integração de funções complexas, que são implementadas de acordo com os modelos existentes nessas plataformas de desenvolvimento.

Eles podem, portanto, custar menos do que um aplicativo nativo e entregar as mesmas funções. Ao considerar o desenvolvimento de um app para a sua empresa converse com o prestador de serviços sobre a possibilidade de criar um aplicativo híbrido. Ele é a pessoa mais indicada para informá-lo se o seu projeto se adequa ao formato em questão.

E aí, conseguiu entender direitinho o que são os aplicativos híbridos e quais as vantagens deles? Aproveite então e compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
O que são aplicativos híbridos e como eles podem ser bons para empresas?
Título do Artigo
O que são aplicativos híbridos e como eles podem ser bons para empresas?
Descrição
Já ouviu falar em aplicativos híbridos? Porque poupam tempo de desenvolvimento e tem funções muito similares às dos aplicativos nativos, os híbridos ganharam força no mercado e se tornaram um diferencial para quem quer publicar um aplicativo com agilidade, mas sem comprometer a performance ou as funcionalidades.
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa