A tecnologia móvel hoje em dia já é capaz de revolucionar os negócios, seja na gestão, seja na área de comunicação interna de uma empresa. É possível alcançar impactos que são altamente positivos com o uso de aplicativos mobile, de modo a auxiliar na administração das organizações. Vale dizer que conceitos importantes como praticidade e eficácia estão envolvidos no processo.

Levando-se em conta que o uso de smartphone tem se disseminado entre as pessoas, é bem provável que pelo menos a maioria dos funcionários da empresa tenha um em mãos e saiba utilizá-lo em sua rotina. Sem contar que todos nós estamos sempre carregando o aparelho móvel conosco e checando as notificações a todo instante, a fim de que nada seja perdido ao longo do dia.

Uma boa gestão é a marca de empresas de sucesso, e vale a pena utilizar ferramentas que contribuam para o bom desempenho, com a facilidade de sua usabilidade. Sem dúvida, os aplicativos mobile se evidenciam naquela categoria de utilitários. Veja ao menos 5 principais benefícios de ter um aplicativo mobile para gestão de equipes e revolucione a sua corporação!

Aumento na eficácia da comunicação com aplicativos mobile

Já sabemos que o uso de smartphones integrou as pessoas mais fácil e rapidamente por meio, por exemplo, das redes sociais e de softwares de comunicação direta. Os contatos são feitos em tempo real: não importando onde estejam os indivíduos, estão interligados pelo Whatsapp ou Facebook, por exemplo.

A mesma agilidade pode existir na comunicação interna da empresa, de sorte a distribuir toda informação necessária de forma muito mais rápida, sem depender apenas do e-mail para isso. É possível também contar com maior participação dos funcionários com o uso de aplicativos.

As campanhas internas que motivam e integram os colaboradores podem ser lançadas pelo aplicativo mobile aproveitado. Pense nas datas comemorativas, nas mensagens positivas, no envio de fotos, entre outras formas de participação que possam bonificar seus funcionários e deixá-los mais envolvidos com a equipe.

Além disso, gestores terão mais mobilidade no controle da equipe e dos projetos, podendo realizar suas funções de outros lugares, e não excepcionalmente de dentro da empresa.

Melhoria da produtividade da equipe com aplicativos mobile

Com a comunicação mais ágil, a produtividade também cresce. Ao mover tarefas corporativas para um aplicativo mobile, todas as ações podem ser potencializadas, evitando até mesmo o tempo ocioso de alguns funcionários.

É possível e muito mais simples abrir, responder e encaminhar e-mails e mensagens, editar uma planilha ou marcar uma reunião através do aplicativo. Isso pode acontecer em qualquer lugar, basta ter acesso à internet.

Um bom aplicativo ainda conta com o serviço das notificações “push”, que são os avisos na tela principal do smartphone. Os pushs atuam facilitando o direcionamento de conteúdo.

Por exemplo, ao receber uma notificação, o colaborador será informado de alguma questão brevemente, e é rapidamente direcionado ao setor dentro do aplicativo para conferir do que se trata. Não será preciso esperar que os usuários efetivamente abram o aplicativo para saber o que está emergencialmente ocorrendo na empresa ou no seu setor de atuação.

Promove resoluções de problemas em tempo real

O uso de aplicativos mobile influencia de forma direta a agilidade dos processos internos da corporação. Com empresas de médio e grande porte, essa ferramenta pode se mostrar quase que indispensável.

Isso porque, usando o aplicativo, seu aparelho dará acesso aos dados da companhia, o que facilita na tomada de decisões, evitando que essas sejam adiadas para consultas e delegações de funções para outros envolvidos. Enfrentar os contratempos internos e tomar as decisões importantes não precisa ser ainda mais complicado.

O gestor terá uma visão melhor e mais ampla do seu negócio, pois será possível consultar também as áreas e cargos da empresa. Tudo disponível, a partir de alguns cliques.

A entrega de conteúdo pode ser segmentada

Com um número grande de funcionários, seria bastante confuso se todos recebem os mesmos conteúdos através do aplicativo e suas notificações. Mas não precisa ser assim. A entrega de conteúdo pode ser segmentada, dependendo dos departamentos da empresa e da diversidade de cargos existentes.

Um aplicativo utilizará uma ferramenta chamada “tag”, que “marca” quem deve receber uma determinada informação, notícia, mídia, entre outros materiais. O envio também poderá ser segmentado conforme as localizações geográficas. Por exemplo, nas mensagens para todos os funcionários que estejam em um determinado estado ou cidade.

Essa é mais uma função que facilita a produtividade, a eficácia e a agilidade, gerando múltiplos benefícios para a gestão da corporação.

O custo e os investimentos são reduzidos

Quando falamos do setor financeiro, reduções de custo são sempre bem-vindas. Esse pode ser considerado um dos maiores impactos positivos da utilização de um aplicativo que auxilie na gestão da empresa.

É viável utilizar o modelo “software as a service” (ou SaaS), que funciona com um pagamento mensal oferecendo funcionalidades prontas. É um custo menor para as organizações. E conta com suporte técnico e funciona em sistemas operacionais iOS e Android.

Vale a pena dizer que existem pacotes especiais de softwares para empresas que trabalham com gestão através de aplicativos.

O investimento para o suporte no tráfego de dados é menor, e a tecnologia inovadora e mais sofisticada também reduz o custo dos equipamentos modernos. Você precisará somente de computadores, smartphones e um bom serviço de internet.

Aplicativos mobile são efetivos

Além de todos os motivos já citados, um aplicativo pode avaliar o quanto as ações por meio dele são efetivas. As estatísticas são exibidas com auxílio de dados acerca da comunicação interna. Ou seja, você pode ainda saber o que está ou não funcionando, com o emprego do aplicativo na gestão da empresa. E tudo de uma maneira bastante simples.

Lembre-se de que é sempre importante manter toda a equipe informada sobre o uso e as vantagens do aplicativo. Isso faz com que a tecnologia móvel seja utilizada da melhor forma, extraindo dela as mais proveitosas funções. Os benefícios serão incríveis para diretores, sócios e funcionários.

Se quem está no comando de uma empresa pensa grande, visa à maior organização interna e ao desenvolvimento, buscando um diferencial no mercado, os aplicativos mobile são a melhor contribuição para o caminho do sucesso. O retorno positivo é certo.

O uso da tecnologia agrega valor à corporação, não importa a área de atuação e o tamanho da empresa. Pense de forma inovadora e faça esse investimento! Procure uma empresa de desenvolvimento de aplicativos e faça um projeto personalizado para seu negócio.

Gostou desse post? Foi útil para você? Então, se você deseja se manter sempre informado com outros conteúdos interessantes como este, siga a Fit Mobile nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Uso de aplicativos mobile em empresas: qual o impacto na gestão?
Título do Artigo
Uso de aplicativos mobile em empresas: qual o impacto na gestão?
Descrição
Uma boa gestão é a marca de empresas de sucesso, e vale a pena utilizar ferramentas que contribuam para o bom desempenho. Acesse nosso blog!
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa