Ao ter uma ideia para criar aplicativos para celular, uma das primeiras perguntas que os empreendedores se fazem é acerca da viabilidade do projeto. Afinal de contas, não há como negar o fato de que os fatores que determinam o sucesso desse tipo de solução nem sempre serão os mesmos.

É preciso compreender, antes de mais nada, que há uma série de variantes que precisam ser analisadas com muito cuidado, pois é só assim será possível chegar a uma conclusão no que diz respeito à praticabilidade da sua ideia.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: mas quais são, afinal, essas variáveis? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Por isso, se você está pensando em desenvolver um app, não perca a leitura em hipótese alguma. Confira!

Como saber se o meu projeto é viável?

Para começar, é importante deixar claro a seguinte verdade: boa parte dos aplicativos acabam não dando certo devido à ausência do processo de validação, que por sua vez deve ser realizado de forma organizada.  

Dito isso, veja a seguir os principais pontos a considerar na análise de viabilidade do seu projeto. Para facilitar a avaliação, questione:  

Qual é o objetivo do aplicativo?

A primeira pergunta não poderia ser outra. Tenha em mente que, sem essa definição, será impossível saber se a ideia é viável. Aqui, é preciso chegar a uma definição sobre qual é o propósito principal do app: vender pela internet, disponibilizar um determinado serviço ou apenas criar um canal de comunicação? 

Nesse aspecto, não se esqueça de incluir o público que você pretende atingir, pois isso é de extrema importância. Procure especificá-lo da melhor maneira possível.  

O que é necessário para colocar a ideia em prática?

Definido o objetivo, agora será a vez de reunir as informações necessárias para que a sua ideia possa ser implementada. Nessa etapa, deve-se considerar as questões essenciais para o funcionamento do sistema, isto é, os pontos que servirão de apoio para a elaboração do app.  

De forma mais simples: se informe sobre os profissionais com os quais precisará contar durante a fase de execução do projeto. Além disso, não esqueça ainda das diretrizes que precisarão ser seguidas para que ele saia do papel. Por fim, lembre-se de levantar os gastos que serão necessários para arcar com o desenvolvimento da solução. 

O app soluciona as dúvidas e dificuldades do meu público-alvo? 

Possivelmente, o fator de maior relevância no que diz respeito à viabilidade de uma ideia: será que ela realmente resolve os problemas e anseios do público-alvo? Essa é uma pergunta-chave, que não pode ficar de fora da sua observação de modo algum.

E como respondê-la? Bem, esse é um momento de muita pesquisa e busca de informações. Essa é única maneira de saber se o seu projeto de fato resolveria as dores do mercado. Entenda que somente um único bom objetivo não é o suficiente, já que isso de nada garante a aceitação.  

Por isso, a primeira coisa a se fazer é colocar-se no lugar dos usuários. Pergunte a si mesmo: eu utilizaria esse aplicativo? Pense em todas as possibilidades de uso, procurando entender se essas funções facilitariam o seu dia a dia, por exemplo: é isso que um aplicativo deve fazer. 

Contudo, após essa análise inicial, deve-se partir para uma investigação mais profunda e precisa. E o que isso quer dizer nesse caso? Basicamente, entre em contato com os “usuários reais”, explicando o seu projeto e pedindo opiniões sobre a sua efetividade. Não há nada melhor do que o feedback do próprio público, disso não há a menor dúvida. 

Não economize nessa etapa, procure contactar o maior número de pessoas possível: se ouvir da maioria que a sua solução seria interessante para o mercado, esse é um ótimo indício acerca da sua viabilidade. Portanto, vale repetir: procure saber se o seu aplicativo soluciona as dúvidas e dificuldades do seu público-alvo. 

Quais são os custos para o desenvolvimento do projeto? 

Tão importante quanto a tudo o que já falamos até aqui são os custos que envolvem a criação do projeto. Essa questão é mais do que fundamental, especialmente porque o app só será viável se for capaz de se sustentar financeiramente, concorda?

Nesse sentido, o ponto a destacar é que somente a partir desse entendimento é que você terá uma ideia sobre o volume de vendas necessário para manter suas atividades. Em outras palavras, não conhecer os custos significa não saber o quanto será preciso faturar.

Sem essa informação, há grandes chances de você lançar o aplicativo e não conseguir pagar as contas da empresa, mesmo que esteja vendendo seus serviços. Vale ressaltar que esse conhecimento só será obtido com um bom estudo de mercado: o problema que você pretende resolver é local, regional ou global? Compreender a amplitude de atuação é indispensável para compreender os custos e também o potencial de faturamento. 

Como uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para celular pode ajudar? 

Antes de finalizar, não poderíamos deixar de mencionar a importância de contar com uma empresa de aplicativos para celular para lhe ajudar no processo de viabilização. Contratar esse tipo de serviço proporcionará, dentre outros benefícios, uma melhor visão de mercado.

Compreenda que, ao optar por esse serviço, você agregará ao projeto profissionais capacitados e com conhecimento de mercado. E por que estamos falando isso? Porque muitos empreendedores preferem assumir o desenvolvimento do projeto por conta própria, através de “fábricas de aplicativos”. 

Embora seja possível criá-los sem muita experiência por meio de determinadas ferramentas, desconsidere essa opção. Para ter sucesso no mundo dos aplicativos, não há como fugir de alguns preceitos básicos, como um bom design, o uso das últimas tecnologias, boa usabilidade e claro, a segurança das informações. 

Não há ninguém melhor para avaliar a praticabilidade da sua ideia, bem como a viabilidade do projeto, do que uma equipe de técnicos especializados. 

Se você quiser saber mais e deseja ficar por dentro das últimas novidades em relação aos aplicativos para celular, siga e acompanhe a nossa página no Facebook

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Aplicativos para celular: saiba se o seu projeto é viável
Título do Artigo
Aplicativos para celular: saiba se o seu projeto é viável
Descrição
Ao ter uma ideia para criar aplicativos para celular, uma das primeiras perguntas que os empreendedores se fazem é acerca da viabilidade do projeto. Veja!!!
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa