A popularização de dispositivos móveis, como os tablets e smartphones, e dos aplicativos para celulares, trouxe mudanças para as empresas também, e não só para os usuários mais comuns. Afinal, qualquer pessoa pode ter acesso à internet por meio de um celular, buscar oportunidades de negócios e ver produtos.

Investir em tecnologia é uma tendência inevitável. A fim de se manter atualizada no mercado, uma empresa que objetiva o melhor desempenho da gestão e produtividade deveria recorrer, entre outras ideias, aos aplicativos para celulares.

O mercado competitivo faz com que as novas soluções tecnológicas funcionem como um apoio fundamental para as empresas. É preciso que surjam novas abordagens e que as empresas se reinventem, se não quiserem ficar para trás. Os aplicativos para celulares aparecem no cenário de forma a contribuir incrivelmente para prospectar novos clientes e nutrir relacionamentos.

Um aplicativo corporativo não deve ser entendido como uma extensão do site da companhia, mas oferecer funções extras e recursos que beneficiem a equipe de funcionários, tanto quanto os gestores e os clientes. Acompanhe o artigo conosco e conheça um pouco mais sobre os aplicativos para celulares e sua relevância para mais sucesso no mercado!

Por que os aplicativos para celulares são um diferencial competitivo?

Em matéria de relacionamento com o cliente, os aplicativos saem na frente, funcionando como uma ferramenta incrível para os negócios.

Com o auxílio de um aplicativo, é possível fornecer ao cliente um atendimento personalizado. E com um bom planejamento, o encantamento do público-alvo pode ser ainda mais incitado. Leia os tópicos a seguir e entenda o motivo.

Há maior facilidade de comunicação

Toda a comunicação on-line acontece em tempo real. Mensagens instantâneas aos usuários do aplicativo podem ser enviadas até mesmo com conteúdos exclusivos para aquele grupo de pessoas.

Isso vale para qualquer ação que puder conduzir a uma melhor experiência. É possível divulgar lançamentos, campanhas especiais, convites para eventos e o que mais for definido por meio de seu planejamento de marketing.

Funciona como fonte de dados

É possível coletar dados dos usuários que aproximem mais ainda a empresa deles, como idade, localização geográfica, datas especiais, os hábitos de consumo, dentre outros. São informações valiosas, a fim de conhecer melhor os clientes e personalizar os atendimentos posteriores.

O cliente faz um cadastro de maneira prática e ganha acesso aos recursos do aplicativo quando faz o download.

Existe a possibilidade de ter um bom suporte e mais confiabilidade

Os aplicativos trazem o cliente mais para junto da empresa, a qual tem a chance de mostrar que se importa em solucionar adequadamente os ocasionais problemas. As demandas podem ser aferidas e resolvidas muito mais facilmente. Com um simples clique, o acesso ao suporte da empresa se mostra facilitado.

Oferecer praticidade nos dias atuais, em que a rotina é corrida, é sempre um ponto positivo.

Ao aproveitar um aplicativo corporativo, a empresa traz para ela a imagem de modernização e acessibilidade. Esse tipo de inovação a diferencia dos demais concorrentes no mercado. Vale a pena agregar valor à sua marca, e fortalecer os relacionamentos com sua clientela certamente posicionará sua empresa em um nível de maior aceitação e estima.

Quais benefícios os aplicativos para celulares trazem para uma empresa?

Os altos benefícios da praticidade não são apenas para os clientes. O uso de um aplicativo corporativo acelera a comunicação interna da empresa, pois a equipe não dependerá apenas do uso do e-mail para envio de informações diárias.

Os gestores também se favorecem da inovação, pois serão capazes de controlar sua equipe e seus projetos com mais mobilidade, podendo exercer a gestão de qualquer lugar.

Integração da equipe

Toda equipe estará bem mais integrada com o uso de um aplicativo. Os colaboradores podem ser estimulados a usá-lo por meio de pequenos treinamentos que expliquem a importância do uso e orientem as maneiras de extrair o melhor do aplicativo. Eles precisam compreender que a mudança nos processos os ajudará a desempenhar seus papéis.

Além disso, é possível lançar campanhas internas por meio do mobile, ativando as formas de participação dos funcionários, de sorte a envolvê-los com os demais colegas, e até bonificando os usuários e suas metas.

Melhoria da produtividade

Sem dúvidas, o ponto mais importante é o aumento da produtividade na empresa. As ações que são executadas por meio de um aplicativo podem ser concluídas com mais rapidez.

De forma mais simples, o usuário pode ler e-mails e mensagens, respondê-las, encaminhá-las, ou ainda convocar uma reunião, editar uma planilha — tudo isso de dentro de um aplicativo.

Todo conteúdo enviado pode ser ainda segmentado de acordo com os departamentos da empresa e os seus diferentes cargos. Por meio de marcações, é possível definir quem receberá determinadas informações ou outros tipos de materiais. Uma função que culmina para o ganho geral da empresa, afastando os momentos ociosos ou retrabalhos, devido a dificuldades ou escassez de soluções tecnológicas.

Custos reduzidos

Outro impacto positivo na utilização de aplicativos corporativos é que o investimento para isso não precisa ser muito alto. Os modelos como o SaaS (ou software as a service) proporcionam funcionalidades prontas, com suporte técnico e com instalação compatível com aparelhos de sistemas operacionais Android ou iOS.

A facilidade do uso dos aplicativos supre o investimento em outros tipos de equipamentos modernos. Tudo o que você precisa internamente é investir em um bom acesso on-line e nos aparelhos; e externamente, em uma ampla divulgação.

Desenvolver um Aplicativo Personalizado

Caso não encontre uma solução via modelo SaaS, é possível ainda contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para criar um aplicativo sob medida para o seu negócio. Provavelmente você irá desembolsar um pouco mais durante a fase de criação do projeto, mas o resultado será muito mais aderente aos seus processos e necessidades.

Possibilidade de acompanhar resultados

Por meio de dados estatísticos é possível acompanhar o uso do aplicativo e saber se as ações exercidas por ele são realmente eficazes. Ou seja, você poderá saber o que está ou não está funcionando na comunicação interna (ou externa) da empresa, se existe algum problema de gestão, como funciona o suporte aos clientes, entre outros pontos.

Os aplicativos para celulares podem combinar funções de prestação de serviços para seus clientes, controle ou gestão da empresa e ferramentas que colaborem com os funcionários. A soma de todas essas funções faz com que o uso de um aplicativo corporativo seja fundamental para se diferenciar dos concorrentes, colocando-se no mercado como uma empresa moderna, acessível e que sabe usufruir da tecnologia da melhor forma.

Adaptar-se à nova tecnologia dos aplicativos para celulares significa sair na frente, no caminho em busca do crescimento e de mais sucesso. Por que não pensar nessa solução e descobrir esse universo tão relevante nos dias atuais?

E então, o que achou deste post? Para se manter atualizado sobre outras postagens como esta, curta a Fit Mobile em nossa página do Facebook!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Entenda como aplicativos para celulares geram vantagem competitiva
Título do Artigo
Entenda como aplicativos para celulares geram vantagem competitiva
Descrição
Acompanhe o artigo conosco e conheça um pouco mais sobre os aplicativos para celulares e sua relevância para mais sucesso no mercado!
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa