Você já parou para pensar que uma nova geração de estudantes está frequentando os bancos escolares? As crianças e adolescentes da geração Z, que nasceram depois do ano de 1995, já cresceram em um meio em que a tecnologia impera. Ao contrário de gerações anteriores, que precisaram se adaptar a um novo meio, para eles, isso já é natural.

uso de aplicativos para educação, dentro desse contexto, é algo que precisa ser implementado nas instituições de ensino pelos diretores e gestores escolares. A ideia é que o aprendizado seja ainda mais fixado pelo aluno e que a comunicação com os pais seja mais eficiente.

A seguir, vamos explicar quais são as principais razões para a sua instituição investir em aplicativos para educação e qual é a relevância de contar com uma parceria estratégica para o desenvolvimento do app. Acompanhe!

Quais são as principais razões para investir em aplicativos para educação?

O investimento em aplicativos para educação é interessante para que a sua escola não fique de fora das novas tendências e para receber bem os alunos, que já têm a tecnologia como algo presente em seu cotidiano.

Veja quais são as principais vantagens do uso de apps para escolas e conheça as razões para que as instituições invistam nesse produto!

1. Auxilia na aprendizagem dos alunos

Os aplicativos para escolas podem contar com ambientes virtuais de aprendizagem. Desse modo, as aulas feitas em um ambiente físico podem ter continuidade na internet, auxiliando os alunos a fixarem ainda mais os conteúdos abordados.

A ideia é que os professores possam utilizar a plataforma para publicar vídeos, links e atividades que possam ser feitas pelos alunos, estimulando, assim, a pesquisa e a busca por novos conteúdos que complementem aqueles abordados na sala de aula.

2. Otimiza a gestão escolar

A gestão escolar pode ser otimizada com o uso de um aplicativo para educação. Isso se justifica porque os professores poderão ter um maior controle sobre as tarefas realizadas pelos alunos, que seguirão etapas e finalizarão cada uma delas no sistema.

Porém, não é apenas na gestão dentro de sala de aula que os aplicativos para educação contribuem. Eles também organizam o sistema financeiro da instituição, permitem a organização da entrada e saída de colaboradores da escola etc.

Também é possível que o aplicativo tenha uma área para os pais, que podem ter acesso à lista de material escolar para o ano letivo, às normas e regras da escola, às notas dos alunos, à disponibilização da segunda via do boleto para pagamento da mensalidade etc.

3. Disponibiliza as avaliações

Outro benefício dos aplicativos para educação é que os resultados das avaliações feitas pelos alunos, como provas e trabalhos, ficam armazenados para que os pais e coordenadores pedagógicos possam acompanhá-los.

Isso é muito importante para o desenvolvimento global dos estudantes. Assim, se um aluno tira boas notas em todas as disciplinas, exceto língua portuguesa, por exemplo, pode ser sugerido que ele faça aulas de reforço escolar nessa matéria.

Já um aluno que está com dificuldades em todas as disciplinas pode ter outros problemas, como déficit de atenção, problemas de concentração, entre outras questões de saúde física ou psicológica. Isso pode ser investigado a partir dos indicadores gerados pelo aplicativo.

Depois de ter acompanhado os indicadores e descoberto o que faz com que o desempenho de um aluno não esteja tão adequado, deve-se buscar soluções para que isso seja corrigido e monitorar a melhora gerada no aprendizado.

4. Dá acesso à programação e às questões pedagógicas

Uma pesquisa feita pelo movimento Todos pela Educação, divulgada em uma reportagem da EBC, mostra que apenas 12% dos pais são comprometidos com a educação dos filhos.

Esse número é relativamente baixo, e os índices preocupam os educadores — uma vez que os pais executam um papel importante na educação de seus filhos. Com um aplicativo escolar, essa relação pode se tornar mais prática e eficiente.

Os aplicativos para escolas oferecem a possibilidade de os pais acompanharem a programação e outras questões pedagógicas da escola. Assim, o cronograma de conteúdos trabalhados pelos professores em cada aula pode ser observado a distância.

5. Reduz a evasão escolar

Ainda falando sobre o papel dos pais na educação, é imprescindível que eles acompanhem a frequência dos filhos nas aulas — principalmente a dos adolescentes, que têm mais autonomia que as crianças pequenas e podem dizer que vão para a escola, enquanto acabam indo para outro local.

Isso não é benéfico para os alunos, que além de não aprenderem os conteúdos na escola, também podem estar expostos a situações de risco nas ruas. Ao saberem que os pais podem acompanhar a sua frequência escolar, portanto, a evasão escolar diminui.

Além disso, com o uso da tecnologia, as aulas ficarão mais dinâmicas para os jovens. Dessa forma, haverá uma aproximação entre os alunos e os conteúdos abordados, que parecerão mais interessantes.

Por que é importante contar com a parceria de uma empresa especializada?

O uso de aplicativos para escolas, como você pode perceber, é muito importante e traz diversos benefícios para os alunos, pais, professores e funcionários das escolas. Porém, não basta utilizar qualquer software disponível no mercado.

Para desenvolver um aplicativo de qualidade e que realmente supra as necessidades da sua escola, é preciso contar com uma parceria estratégica com uma empresa desenvolvedora de aplicativos.

É preciso analisar se a equipe da empresa escolhida é qualificada, conhecer os processos que ela desempenha para criar os apps, saber mais sobre os profissionais que fazem parte do seu time etc.

Como vimos, existem diversas razões para que você invista agora mesmo em aplicativos para educação, tornando a sua escola ainda mais atrativa para a geração atual de alunos. No entanto, para que o investimento realmente valha a pena, é preciso contar com uma empresa especializada no assunto.

A Fit Mobile tem como foco o desenvolvimento de apps customizados, de acordo com a realidade de cada empresa. Para saber mais sobre os nossos serviços e como podemos contribuir com a sua escola, entre em contato conosco agora mesmo

  • Avaliações
5
Resumo do Artigo
Aplicativos para educação: 5 razões para investir agora!
Título do Artigo
Aplicativos para educação: 5 razões para investir agora!
Descrição
Você já parou para pensar que uma nova geração de estudantes está frequentando os bancos escolares? As crianças e adolescentes da geração Z, que nasceram depois do ano de 1995, já cresceram em um meio em que a tecnologia impera. Ao contrário de gerações anteriores, que precisaram se adaptar a um novo meio, para eles, isso já é natural. O uso de aplicativos para educação, dentro desse contexto, é algo que precisa ser implementado nas instituições de ensino pelos diretores e gestores escolares. A ideia é que o aprendizado seja ainda mais fixado pelo aluno e que a comunicação com os pais seja mais eficiente.
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa