Há alguns aplicativos para empreendedores que mudaram tanto as nossas vidas, a ponto de ser impossível imaginar como seria viver sem eles. Ferramentas como o Asana, que permitem que o gerenciamento de projetos seja feito de forma mais simples, e recursos como o Slack, que fazem com que a comunicação entre equipes esteja na palma das mãos, mudaram o ambiente e o jeito de se trabalhar. Mas o que elas têm em comum e que tipos de tecnologias empregam para serem tão populares?

O Asana tem um pouco de gamificação, incentivando os usuários a concluírem tantas tarefas quanto possível dentro do prazo para cumprir os objetivos da equipe. Já o Slack funciona como um chat corporativo, no qual dá para conversar com todos os membros da equipe e com os times de projetos específicos, compartilhando arquivos e informações fundamentais para o andamento deles.

Esses recursos são destaque quando pensamos nos apps mais populares entre empreendedores e, na hora de contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, é uma boa ideia saber reconhecê-los. Descubra outras funcionalidades interessantes para incluir em um app!

Notificações push

As notificações push é um dos recursos mais famosos dos aplicativos para empreendedores. Elas estão presentes em quase todos eles, enviando mensagens diretas para os usuários, com informações que são relevantes naquele momento.

Uma push notification pode ser enviada, por exemplo, toda vez que você tiver um cupom de desconto para oferecer (como acontece no iFood) ou sempre que precisar informar o usuário de algo importante, como uma nova funcionalidade fruto da última atualização.

Notificações push não devem ser utilizadas o tempo todo, mas são uma excelente oportunidade de chamar a atenção e trazer o usuário para o seu app.

Geolocalização e rotas

Geolocalização é utilizar os recursos de apontamento do seu smartphone para entender onde ele está e traçar rotas para chegar a determinados destinos. É essa tecnologia que permite que o Waze saiba exatamente onde você está e quais ruas deve-se pegar para chegar até outro ponto da cidade.

Utilizado por muitos empreendedores, esse app ainda inclui um recurso inteligente que acompanha como outros usuários estão trafegando pela cidade e determina qual é o melhor caminho para evitar o trânsito e fazer o trajeto no menor tempo possível.

Com a geolocalização você consegue, por exemplo, determinar onde o cliente está e o que é preciso fazer para chegar até ele. A entrega de produtos é apenas uma das coisas que ficam mais fáceis graças a essa tecnologia. Buscar uma pessoa ou enviar um alerta se ela estiver por perto da sua loja são outras das possibilidades que podem ser exploradas com essa função.

Gamificação

Gamificar um app é fazer com que ele se torne tão parecido com um jogo quanto conseguir. Essa técnica se vale do incentivo que obtemos ao alcançar determinadas recompensas, que podem ser tão simples quanto um badge dentro do aplicativo. Quando bem aplicada, a gamificação aumenta o engajamento do usuário com um app, já que ele quer completar o máximo de tarefas possíveis para liberar a “próxima fase” ou receber mais uma recompensa.

A gamificação em aplicativos para empreendedores faz com que os clientes os utilizem com mais frequência, o que ajuda na fidelização, com brindes e promoções exclusivas que os usuários podem conquistar conforme utilizarem o recurso.

QR code e códigos de barras

Os QR codes e os códigos de barra eliminam um problema muito simples que enfrentamos ao navegar pela internet ou ao tentar executar tarefas complexas, como o pagamento de contas no celular. Ou, por exemplo, o fato de que teclados pequenos tornam a digitação de códigos e URLs bem mais difíceis do que ela precisa ser.

Esses dois tipos de identificação servem para que consigamos visitar um endereço ou encontrar uma informação com agilidade, sem precisar anotar uma sequência alfanumérica.

Os QR codes e códigos de barras podem ser integrados nos materiais impressos, distribuídos pela empresa, para que recursos online, como downloads exclusivos, sejam acessados facilmente pelo usuário.

Chat e redes sociais

Chats e redes sociais não estão limitados a nos conectar com amigos. Dentro de aplicativos corporativos eles melhoram nosso relacionamento com as empresas, porque permitem que recebamos atendimento e suporte o quanto antes. Eles poupam custos para as organizações, por serem mais eficientes do que os telemarketings, e ajudam usuários a encontrarem um canal de comunicação disponível mesmo fora do horário comercial.

Com um chat online o seu cliente consegue obter atendimento sempre que precisar, e fala diretamente com o seu negócio, sem intermediários. Ele não tem que acessar uma rede social e procurar a página do seu empreendimento. Basta abrir o app e entrar em contato com a equipe de suporte.

Agendamentos

Outro ponto em comum de muitos aplicativos para empreendedores, como o Google Calendar, é a possibilidade de agendar uma tarefa para depois. Esse recurso também está disponível nos aplicativos personalizados, mas toma outra forma. A sua empresa, por exemplo, pode disponibilizá-lo para que clientes marquem um horário para serem atendidos ou contatados.

Um app de um médico, por exemplo, pode encaminhar o usuário para o atendimento no melhor horário (com agendamento) e na melhor localização (utilizando geolocalização). É a combinação de funcionalidades, como nesse exemplo, que cria ferramentas inovadoras e que simplificam a vida dos clientes da sua empresa.

Estes são apenas alguns dos recursos que um empreendedor pode incluir no próprio aplicativo para torná-lo mais interativo e dinâmico. Dependendo dos produtos ou serviços que vende, você perceberá que algumas dessas tecnologias, citadas aqui, são mais ou menos comuns nos apps dos seus concorrentes e que são elas que permitem que funções complexas sejam executadas com precisão.

Da geolocalização necessária para chamar um Uber até os códigos de barras para pagamentos que fazem com que os apps de banco sejam tão funcionais, o seu app pode incluir tantas tecnologias quanto for preciso para entregar aquilo que o seu cliente espera da ferramenta. Por isso, uma solução personalizada e desenvolvida por um time de especialistas é tão importante.

Ela considera todos os problemas que o seu negócio quer resolver com um app e encontra maneiras de utilizar recursos, como os que mencionamos aqui, para solucioná-los.

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Resumo do Artigo
Aplicativos para empreendedores: veja exemplos para inspirar a criação do seu!
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Aplicativos para empreendedores: veja exemplos para inspirar a criação do seu!
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Há alguns aplicativos para empreendedores que mudaram tanto as nossas vidas, a ponto de ser impossível imaginar como seria viver sem eles. Ferramentas como o Asana, que permitem que o gerenciamento de projetos seja feito de forma mais simples, e recursos como o Slack, que fazem com que a comunicação entre equipes esteja na palma das mãos, mudaram o ambiente e o jeito de se trabalhar. Mas o que elas têm em comum e que tipos de tecnologias empregam para serem tão populares?
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