Com o crescimento do uso dos dispositivos móveis no país, é importante que as empresas estejam mais bem preparadas para criar táticas de mercado e adotar as estratégias que mais demarcam boas posições em seu nicho de atuação. As corporações também estão em processo de transformação digital, e incluir a utilização de aplicativos para força de vendas certamente é uma daquelas ótimas ideias que vieram para ficar.

Os aplicativos para celulares podem alavancar as vendas da sua empresa e proporcionar as melhores experiências para os clientes, devido à sua grande facilidade e praticidade do uso. Se os seus consumidores estão cada vez mais conectados, a sua empresa também precisa estar ligada a eles pelos canais on-line, não acha?

Para ajudar no crescimento dos números da sua equipe de vendas, continue a leitura do nosso artigo e entenda os benefícios de um aplicativo para força de vendas para o seu negócio.

Aplicativos para força de vendas : quais os benefícios?

A oportunidade de acesso em qualquer lugar, de forma simples e ao alcance das mãos dos usuários, é um dos benefícios principais de um aplicativo de força de vendas. Proporcionar a comunicação adequada em paralelo à mobilidade facilita as vendas e a logística da empresa.

Alta flexibilidade de acesso para seus vendedores

Não é necessário o uso de um computador para acessar o sistema e coletar as informações a respeito de um cliente, por exemplo. Você só precisa de um bom serviço de internet, um smartphone ou um tablet — e pronto! Os vendedores poderão fazer consultas em tempo real.

Comunicação interna mais forte

Os indivíduos que trabalham na empresa estarão mais conectados, e toda informação que circula pode ser transmitida com maior velocidade. E isso por meio de outros canais, não só do e-mail. Os vendedores podem estar mais engajados nos processos, devido à forte integração proporcionada pelo aplicativo.

O aplicativo também fornece um retorno acerca da comunicação. Por exemplo, onde existem falhas, que funções estão sendo utilizadas? O que poderia melhorar? Entre outras. Por isso, é fundamental que o aplicativo seja intuitivo e simples, só assim os usuários poderão aproveitar o melhor que a solução tem a oferecer.

Aumento na produtividade da equipe

A produtividade pode ser impulsionada com o uso de aplicativos corporativos. As ações são potencializadas quando o tempo para a execução das tarefas é reduzido.

Aquelas funções que dependeriam de softwares diversos podem ser integradas em um único aplicativo.

Por exemplo, será possível consultar dados, editar planilhas, marcar reuniões, enviar e-mails, visualizar, responder e encaminhar suas mensagens, direcionar conteúdos, e outras demandas. Além disso, os aplicativos têm a função de enviar notificações, o que agiliza a visualização e a abertura das mensagens e conteúdos. Não é preciso esperar que o vendedor abra o aplicativo para informar-se: as notificações vão mantê-lo atualizado.

Como os aplicativos para força de vendas podem otimizar seus resultados?

Esse tipo de tecnologia facilita largamente as funções da sua equipe, pois os esforços podem ser minimizados, e os processos de vendas tornam-se mais ágeis e eficazes. Logo, os resultados são otimizados. Entenda como isso pode acontecer:

Mais controle sobre as operações

Utilizar aplicativos de força de vendas permite o acompanhamento global das operações. Uma facilidade para os gestores, que podem acompanhar o desempenho de sua equipe a partir de apenas alguns cliques em seu aparelho. O processo pode ser todo mapeado.

O gestor será capaz de identificar se as visitas agendadas pela equipe foram concluídas. E, se houve alguma adversidade, também poderá encontrar soluções em menos tempo e com mais certeza de tomar a melhor solução.

Maior agilidade na execução de processos

O acesso rápido e em qualquer lugar faz com que os processos de vendas sejam finalizados mais rapidamente. Pedidos podem ser enviados diretamente para o sistema, não precisam ser anotados e encaminhados exclusivamente com o auxílio de um computador.

Toda a informação pode ser lançada e consultada por meio do aplicativo. O acesso rápido pode também solucionar problemas mais rapidamente: um pedido de troca, por exemplo, é concluído com menos tempo; e o novo pedido pode ser gerado imediatamente.

Grande vantagem competitiva

Os aplicativos servirão também para acumular dados de maneira bem organizada, orientando as ações de gestores e equipe. Pode-se visualizar a informação rapidamente para desenvolver um melhor atendimento ao cliente, por exemplo. Ao oferecer ao cliente a melhor experiência, é mais difícil que ele busque a concorrência em uma próxima compra.

Um atendimento de excelência destaca e agrega valor à sua empresa, o que fortalece a relação com a clientela. Esse investimento é um tipo de inovação tecnológica que diferencia a sua marca de outras no mercado, de modo que a projeção seja bem mais positiva.

Vale lembrar ainda que em geral as empresas inovadoras são mais bem-vistas e queridas entre os consumidores.

Segmentação de conteúdo

Um aplicativo de vendas pode ajudar a segmentar o conteúdo, porque ele engloba funções de agenda de contatos, históricos e mensagens. Não é preciso criar pastas manualmente a fim de organizar todo o conteúdo enviado.

O acesso a tamanho nível de informação se mostra facilitado para os vendedores, e isso torna a comunicação entre os membros da equipe mais prática e ágil. É possível utilizar as chamadas “tags” para segmentar os grupos, por perfil, localização geográfica, entre outros.

Os dados podem ser analisados

As estatísticas podem ser exibidas para que os resultados não fiquem apenas no “campo das ideias”. Cada vendedor precisa receber um resultado a respeito de seus processos, mostrando o seu desempenho e como andam suas vendas.

Esses resultados ajudam a equipe a melhorar, identificando as possíveis falhas, além de saber quais estratégias estão ou não funcionando. Essa checagem impele seu time a continuamente buscar ter a melhor atuação no campo das vendas.

É importante que os aplicativos para força de vendas sejam flexíveis e adaptáveis. Se as estatísticas mudam, os clientes, os produtos e serviços também podem mudar. Para que os resultados sejam ainda mais incríveis e vigorosos, o aplicativo deve adaptar-se às mudanças sem grandes complicações, de forma que o vendedor tenha total controle sobre o processo.

Sua empresa está pronta para aproveitar as vantagens oferecidas pela tecnologia? Como sua equipe de vendas têm se esforçado para obter maiores resultados?

Para que a inovação evite resistências internas, informe os colaboradores das vantagens do uso de aplicativos para força de vendas com a ajuda de palestras e treinamentos; incorpore o uso dessa solução aos seus processos aos poucos; e demonstre como aquelas mudanças são benéficas para todos os envolvidos.

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