Com uma rotina cada vez mais agitada e compromissos que não param de chegar, é natural que as pessoas se percam em meio a tantas obrigações. No entanto, graças aos avanços da tecnologia e da internet, é possível manter sua agenda em sincronia com as atividades do dia a dia por meio dos apps de organização.

Desenvolvidos justamente para ajudar as pessoas a manter uma vida organizada, essas ferramentas permitem o acompanhamento de suas ideias, tarefas e deveres de uma forma simples e dinâmica.

Por isso, se você precisa otimizar o seu tempo e não quer que sua rotina vire uma bagunça, veja, a seguir, alguns dos melhores apps de organização e por que você pode confiar neles. Continue a leitura e confira!

1. Trello

Seja qual for a sua necessidade, pessoal ou profissional, o Trello certamente irá ajudá-lo — e muito — no quesito organização. Esse aplicativo tem uma interface extremamente intuitiva, possibilitando a criação de diversos projetos (que ficam dispostos em forma de quadros) que facilitam o gerenciamento de suas atividades.

Para cada quadro é possível organizar suas ideias e obrigações de acordo com o estágio de cada uma delas — como, por exemplo, a fazer, em andamento ou concluído.

O Trello permite criar checklists e prazos para o melhor monitoramento de suas tarefas. Além disso, recursos como anexar imagens, documentos e links estão à disposição e podem ser compartilhados separadamente para cada membro de sua equipe.

Vale ressaltar que todas as ações realizadas serão salvas imediatamente na nuvem, permitindo a sincronização instantânea com todos os seus dispositivos. A ferramenta pode ser acessada via web ou pelos aplicativos para Android e iOS.

2. AnyDo

O AnyDo é um dos poucos Apps de organização que permite sincronizar suas tarefas mesmo quando o dispositivo estiver offline. Esse recurso é, sem dúvidas, um diferencial do aplicativo.

Com um design atraente e moderno, somado a uma excelente funcionalidade, criar listas, fazer upload de arquivos, registrar notas e customizar tarefas se torna algo divertido. Isso sem contar que a ferramenta tem um sistema de alarme que te ajuda a não se esquecer de nada.

Caso você gerencie uma atividade em grupo e deseje acompanhar o ritmo e o desenvolvimento dela, basta criar a tarefa e adicionar os colaboradores conforme os deveres de cada um. Assim, você tem acesso a todo o processo e os integrantes apenas ao que corresponde às suas respectivas responsabilidades.

O aplicativo está disponível para Android, iOS e também para web.

3. Todoist

Outra ferramenta de organização e produtividade que não deixa a desejar é o Todoist. A área de interação com o usuário é limpa e objetiva, desenvolvida para entregar somente o que você precisa. Tarefas pontuais, recorrentes — ou, até mesmo, seus hábitos — podem ser registrados no Todoist.

Você pode categorizar suas obrigações por datas e/ou projetos — como preferir! O app também disponibiliza um recurso chamado Karma, que proporciona o acompanhamento de sua produtividade por meio de um gráfico. Quanto mais você produz, mais Karma você ganha e, consequentemente, sobe de nível.

Essa interação entre você e o aplicativo deixa a dinâmica de usabilidade parecida com um jogo, o que te desafia a melhorar seu desempenho. Aliás, o Todoist tem uma opção que envia uma notificação por e-mail assim que uma tarefa se aproxima da data limite, evitando atrasos e possibilitando a reorganização das metas.

Você pode acessá-lo pelo seu navegador ou pelos aplicativos para Android e iOS.

4. Google Keep

Entre todos os apps de organização, o Google Keep é um dos que têm o visual mais simples, sendo dividido somente em quatro categorias: anotações, gravações, fotografias e listas.

Apesar de menos flexível que os demais, o aplicativo apresenta alternativas para que você tenha tudo organizado em apenas uma tela. No Google Keep, as cores fazem toda a diferença, podendo ser configuradas da maneira que for melhor para você.

Enquanto o vermelho significa tarefas ainda não iniciadas, o amarelo representa as inacabadas e o verde caracteriza as obrigações concluídas. Isso é só um exemplo, mas serve como sugestão.

Aliás, a ferramenta também proporciona a criação de datas e checklists que podem ser utilizados para definir a prioridade das atividades. Sem contar que para ter acesso à ferramenta, basta fazer login em uma conta Google, tanto no PC quanto nos smartphones.

5. Evernote

Quando se trata de aplicativos de organização, o Evernote é um clássico. A plataforma oferece uma série de recursos, como fotos, capturas de tela, arquivos em áudio e documentos anexos, por exemplo.

Seus registros podem ser separados em “cadernos”, adicionando tags que facilitarão a localização deles. Além disso, eles também podem ser compartilhados com sua equipe e enviados para as redes sociais.

O Evernote é uma ótima ferramenta para fazer anotações, especialmente nos dispositivos mobile, e o app é sincronizado automaticamente a qualquer outro aparelho eletrônico no qual ele esteja instalado.

O aplicativo está disponível para web, Android e iOS.

6. Timeful

Utilizando algoritmos baseados na ciência do comportamento, o Timeful é uma excelente ferramenta para otimizar o seu tempo. Os desenvolvedores pensaram nas características de trabalho dos usuários, tanto para aqueles que preferem o dia quanto para os que gostam da noite. Assim, a promessa é que a ferramenta pode compreender suas necessidades.

O sistema estipula um grau de prioridade para cada obrigação, classificando-as como de maior ou menor importância. A partir daí, suas atividades serão encaixadas nos períodos livres detectados pelo aplicativo.

Por enquanto, o Timeful só pode ser utilizado por dispositivos iOS.

Por fim, tenha em mente que o método dos bloquinhos de papel já está ultrapassado! Com as possibilidades da tecnologia ao seu dispor, seria, no mínimo, sensato optar por um dos apps de organização acima descritos.

Certamente algum deles vai te ajudar a se organizar melhor. Com eles o seu dia a dia no trabalho e seus afazeres particulares estarão mais organizados e suas anotações ficarão bem guardadas e seguras.

E então, o que você achou do nosso artigo sobre os apps de organização? Acha que ele pode ser interessante para outras pessoas? Então, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Apps de organização: por que confiar neles?
Título do Artigo
Apps de organização: por que confiar neles?
Descrição
Com uma rotina cada vez mais agitada e compromissos que não param de chegar, é natural que as pessoas se percam em meio a tantas obrigações.
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa