Buscar investidor para a sua ideia é um dos maiores desafios dos empreendedores. Alguns desenvolvedores não sabem onde procurar ou simplesmente têm medo que a sua ideia seja roubada. Como resultado, muitos acabam recorrendo a empréstimos bancários, que são realizados sob juros altíssimos e deixam a empresa com a corda no pescoço e, muitas vezes, inviabilizam o desenvolvimento do aplicativo.

No entanto, se bem escolhido, o investidor pode ser essencial, não apenas com o aporte financeiro, mas principalmente com o networking e mentoring para fazer o negócio se consolidar e gerar resultados. Mas como fazer essa escolha?

Para ajudar todos os empreendedores que estão nessa situação, mostraremos como os investidores normalmente escolhem quais projetos “apadrinhar”, além de trazer dicas para que você encontre os melhores investidores. Confira!

Saiba como buscar investidor e como els escolhem os projetos

Os investidores brasileiros se interessam por projetos inovadores e aplicativos, como as fintechs — startups da área financeira que em sua grande maioria usam aplicativos — que receberam R$ 1 bilhão em investimentos. Isso já é um ótimo sinal se você pretende desenvolver um aplicativo.

O primeiro passo para buscar investidor é saber como eles agem e entender que eles não apostam em ideias, eles investem em empreendedores e empresas. Então, não adianta afirmar que tem uma ideia revolucionária apenas. O profissionalismo tem que imperar antes de tudo.

Além disso, investidores seguem uma cartilha contendo basicamente estes passos na hora de buscar projetos para apoiar:

  • analisam o potencial de crescimento da empresa ou projeto;

  • avaliam quem são as pessoas envolvidas no projeto;

  • pesquisam sobre projetos com potencial semelhante;

  • analisam uma estratégia de saída (venda, distribuição de lucros, etc.).

Assim, fica claro que a visão hollywoodiana de investidores que querem apenas ajudar jovens que saíram da faculdade a realizarem seus sonhos não existe. O que existe, de fato, são trocas e muito profissionalismo envolvido.

Por isso, antes de procurar um investidor, todo desenvolvedor deve fazer um trabalho de base para chegar pronto até os seus potenciais apoiadores.

Mostre que o seu projeto é prático e adaptável

Em primeiro lugar é preciso mostrar que o seu projeto funciona de fato, e não somente na sua cabeça. Uma imagem vale mais que mil palavras, e isso é fundamental no mundo dos negócios.

Além disso, não há como saber se um produto é bom ou não se não for testado. Uma ótima ideia é sair do escritório ou local de desenvolvimento e ir para as ruas colocar em prática as funcionalidades do produto.

Você pode levar o potencial investidor para acompanhar o teste ou fazer vídeos e gravações com pessoas reais. Por meio desses testes, você também já conseguirá ter uma noção da aceitação do produto e de quais adaptações precisam ser realizadas.

Com essas informações em mão, você chegará de maneira mais concisa para um primeiro contato com os futuros apoiadores.

Informe o custo do produto

Se uma imagem vale mais que mil palavras, os números falam por si só em uma mesa de negócios. É essencial que você tenha noção do quanto custa ou quanto custará colocar o seu projeto em prática.

Com certeza você será questionado sobre os números, por isso, mostrar confiança e conhecimento nesse momento é vital para manter a negociação em andamento. Embora os dados possam ser refutados, é importante deixar claro que o desenvolvimento de um sistema de qualidade custa caro e existem poucos atalhos quando o assunto é eficiência.

Por fim, justifique os valores apresentados, a razão de investimento em cada opção e a importância dos valores individuais para o projeto como todo.

Apresente dados comprovando a demanda

Assim como é preciso demonstrar que o produto é funcional, é de extrema importância comprovar que existe demanda de mercado. Mais uma vez, é preciso sair da zona de conforto e ir para as ruas — ou redes sociais.

É necessário pesquisar e comprovar o número de pessoas que estão dispostas a utilizar o produto e, mais importante, pagar por ele. Para facilitar o processo e até mesmo ser mais assertivo, é ideal definir o seu público-alvo antes de iniciar a pesquisa.

Outra dica interessante nesse sentido, é pesquisar por produtos semelhantes e verificar a sua aceitação no mercado. A partir dessas informações será mais fácil seguir um caminho para conseguir dados mais sólidos quanto à demanda de mercado.

Revele como fará para atrair o seu público

Depois de comprovar a funcionalidade e que existe demanda para o seu produto, chegou a hora de mostrar como fará para atrair clientes. É o momento de colocar a criatividade de divulgação em prática.

Ainda que essa etapa pareça mais simples que as anteriores, ela é fundamental para mostrar para os investidores que o negócio pode ser rentável. Afinal, a ideia deve ser criar um projeto para que pessoas possam comprar o produto ou serviço e, consequentemente, gerar um retorno financeiro.

Nesse momento as pesquisas de campo passam a ser essenciais: descubra quais são as necessidades do seu consumidor, de que forma ele se sentiria atraído para comprar produtos semelhantes ao seu, etc.

Comprove que conseguirá atender à demanda

Os investidores já se convenceram com tudo que foi apresentado anteriormente, mas a consolidação do negócio só acontecerá, de fato, se você apresentar garantias de que conseguirá atender a uma demanda maior, caso o seu produto tenha um grande sucesso inicial.

Essa é uma das grandes vantagens dos aplicativos, pois eles são facilmente escaláveis, ou seja, possibilitam aumentar exponencialmente o número de usuários, enquanto o investimento proporcional para suprir a demanda é muito menor.

O motivo é que toda a estrutura é digital, logo não é preciso necessariamente abrir novas filiais ou fazer grandes aquisições. Basicamente contratar alguns funcionários e investir em servidores mais seguros e robustos. O WhatsApp, aplicativo com mais de 1 bilhão de usuários, conta apenas com 57 funcionários.

Se você está pensando em buscar investidor para o seu aplicativo, siga as dicas apresentadas para entender como pensam e agem os investidores, adaptando a sua apresentação e aumentando as possibilidades de sucesso. Achou o artigo interessante? Quer receber nossas informações em primeira mão? Então, curta a nossa página do Facebook.

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Buscar investidor para desenvolver um aplicativo: Descubra como!
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Buscar investidor para desenvolver um aplicativo: Descubra como!
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Buscar investidor para a sua ideia é um dos maiores desafios dos empreendedores. Alguns desenvolvedores não sabem onde procurar. Saiba mais!
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