O termo Business Intelligence refere-se ao uso de tecnologia computacional para descobrir e analisar dados de negócios que podem ser úteis na tomada de decisões. Portanto, é um recurso que permite que sejam processados dados atuais e passados do negócio, a fim de obter inteligência e insights operacionais.

Desenvolvido ainda na década de 80, o Business Intelligence só ficou mais conhecido recentemente quando a popularização de ferramentas, como a computação em nuvem e computadores com alto poder de processamento, permitiram que ele fosse explorado por empresas de todos os tamanhos. Entretanto, apenas saber o que Business Intelligence significa não é o suficiente para se decidir pela sua aplicação no modelo de negócios.

Por isso, apresentaremos, a seguir, alguns dos principais benefícios dessa tecnologia e como ela pode ajudar no crescimento de uma organização. Continue a leitura para conferir!

Elimina a adivinhação

O principal benefício do Business Intelligence para os negócios é ajudar a eliminar a adivinhação. Se no passado era preciso tentar imaginar como o mercado corresponderia às iniciativas de uma empresa, com o recurso é possível criar modelos do mundo real e descobrir se as suas ideias realmente funcionam. Isso ajuda a ser mais eficiente, a evitar o desperdício de recursos e a poupar o tempo da sua equipe, que não precisa estar empenhada no desenvolvimento de soluções que, geralmente, trazem um retorno aquém do esperado pela companhia.

Desse modo,  em vez de tomar decisões no escuro, sem saber exatamente que tipo de resposta esperar, com BI você pode se basear nas informações concretas que tem em mãos.

E quanto mais se utiliza a ferramenta, melhor! É que com a atualização constante dos dados e o detalhamento maior das informações que armazena, o Business Intelligence se torna mais preciso e efetivo, aumentando as chances de sucesso nas estratégias e, consequentemente, para a empresa. 

Possibilita o acesso às métricas que realmente importam

Todavia, o Business Intelligence, não é apenas uma tecnologia para ajudar o gestor a trabalhar melhor com as métricas que a empresa já tem. É claro que ele será fundamental nesse aspecto, mas o que realmente diferencia o BI como recurso estratégico para os negócios é a capacidade que ele tem de gerar novas métricas, mais acuradas e úteis.

O acesso amplificado a esses indicadores também é outra grande vantagem. A maioria dos softwares de Business Intelligence não ficam confinados em desktops, podendo ser levados com você para onde for. Assim, se precisar passar os dados atuais para um cliente basta pegar seu celular e conferir quais são eles em tempo real.

Identifica oportunidades em potencial

Outro ponto em que o Business Intelligence otimiza a gestão dos negócios é na hora de identificar oportunidades. Clientes em potencial que deveriam estar sendo atendidos pela sua empresa são apenas um dos benefícios que você descobrirá com auxílio do software de BI. Além disso, novas possibilidades, como o lançamento de produtos que atinjam um mercado ainda não atendido pela sua organização, estarão visíveis graças às capacidades dessa tecnologia.

O Business Intelligence vai evidenciar o que a sua empresa tem de melhor, sendo fundamental para mantê-la competitiva no mercado. Isso porque essas informações dão ao seu departamento de vendas novos argumentos para complementar os pitches feitos aos parceiros de negócios.

Reduz custos com Business Intelligence

Todos as empresas lidam, diariamente, com uma série de custos operacionais, e otimizá-los é uma tarefa constante. Afinal, quanto mais barato for produzir uma solução, maiores podem ser as margens de lucro da organização ou melhores os seus preços, aumentando sua competitividade no mercado. O grande problema é que fazer uma redução de custos bem-feita sem o auxílio de dados é quase impossível.

Com Business Intelligence há várias maneiras de encontrar a origem de desperdícios. A primeira delas é analisando que áreas da sua empresa disputam por orçamento e como elas podem trabalhar juntas para oferecer um melhor custo-benefício para o empreendimento.

Contudo, o Business Intelligence também é fundamental para aumentar o Retorno Sobre Investimento (ROI). Isso porque, a tecnologia consegue segmentar melhor os leads que a empresa tem, direcionando sua equipe para a concretização de mais vendas. O que é suficiente para tornar o departamento responsável muito mais eficiente e menos oneroso.

Analisar e dispor de Recursos Humanos com Business Intelligence também é mais fácil. Você conseguirá entender exatamente de que forma os funcionários agregam mais valor na organização e quais setores precisam ser reduzidos para obter os melhores retornos.

Se não bastassem todos esses pontos, o Business Intelligence ainda pode alertá-lo a respeito das iniciativas que não vão bem, sejam elas produtos ou serviços que devam ter sua oferta reduzida, ou mesmo aposentados.

Alinha e organiza informações

Por último, o Business Intelligence é um recurso e tanto na mão daquelas empresas que sentem que precisam de um pouco mais de organização para conseguir resultados melhores. As informações do negócio são centralizadas em um só lugar, fazendo com que sua equipe enfrente menos dificuldade para encontrar os dados que realmente precisam para executar suas funções. E isso também traz custos menos acentuados nas operações, além de mais eficiência e produtividade.

Dados tendem a se espalhar, e conforme uma organização cresce, a tarefa de consolidá-los fica mais complexa. Seus funcionários hoje utilizam uma série de softwares nos quais estão armazenados pontos importantes que, se integrados, poderiam fazer uma diferença enorme para o negócio.

Conectar e integrar os dados que se tem em mãos será de grande valia na hora de planejar, distribuir tarefas ou dar início a novas empreitadas.

Softwares de Business Intelligence permitem que negócios nivelem os dados aos quais têm acesso para obter informação acionável para o dia a dia. A tecnologia torna mais fácil planejar a distribuição de recursos e até analisar as ações dos concorrentes para ajudar a sua empresa a crescer. Enfim, a implementação da tecnologia pode tornar a vida dos gestores mais simples e a rotina dos colaboradores menos corrida.

E aí, gostou de conhecer melhor o Business Intelligence? Então não se esqueça de compartilhar este post nas suas redes sociais!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
O que é Business Intelligence e como ele ajuda sua empresa a crescer?
Título do Artigo
O que é Business Intelligence e como ele ajuda sua empresa a crescer?
Descrição
Business Intelligence refere-se ao uso de tecnologia computacional para descobrir e analisar dados de negócios que podem ser úteis na tomada de decisões. Portanto, é um recurso que permite que sejam processados dados atuais e passados do negócio, a fim de obter inteligência e insights operacionais.
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa