Chatbots são programas que automatizam tarefas em plataformas de chat, como o Facebook Messenger e o Slack. Eles são desenvolvidos para simplificar o atendimento ao cliente, atendendo às demandas mais comuns de maneira independente.

Os chatbots estão em alta e podem ser de grande ajuda para o seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Hoje, vamos lhe mostrar por que esses bots de conversação se tornaram tão importantes para as empresas e como a sua organização pode se beneficiar deles. Pronto para aprender?

Chatbots ajudam a entender melhor o consumidor

Os chatbots se popularizaram por serem ferramentas fáceis de configurar. Mesmo sem a ajuda de um programador, você pode fazer um chatbot utilizando softwares desenvolvidos para conduzi-lo pela configuração dele.

Entretanto, buscar um desenvolvedor para integrar o chatbot ao seu aplicativo ainda é a melhor opção. Esse especialista considerará o comportamento do seu cliente e as expectativas que ele tem ao interagir com a marca, para criar um produto personalizado.

Da mesma forma que acontece com os aplicativos empresariais, um chatbot é bem melhor quando é desenvolvido com exclusividade e não em fábricas de software.

Um dos principais benefícios dos chatbots feitos pensando nas demandas do seu cliente é que eles ajudam o negócio a aprender mais sobre o perfil do consumidor. Acompanhando as interações realizadas com o seu bot, é possível obter insights valiosos sobre o usuário e melhorar o relacionamento dele com o negócio.

Os bots oferecem um ótimo custo-benefício

Se você já tem um site, app ou página nas redes sociais, não precisa preocupar-se com a infraestrutura do chatbot. Ela se integrará às ferramentas que você já utiliza diariamente, o que ajuda esses robôs de atendimento a oferecerem um excelente custo-benefício para as empresas.

Como se trata de recursos fáceis de serem configurados e que podem ser desenvolvidos em pouco tempo, os chatbots são adotados à sua estratégia de relacionamento com o cliente em pouco tempo. A partir do momento em que estão implementados, eles podem ser mantidos com baixos investimentos, referentes a atualizações.

Há ainda um outro benefício que faz deles uma alternativa barata para qualificar o SAC dos empreendimentos: chatbots não dependem de uma plataforma exclusiva. Eles podem ser instalados em qualquer serviço de chat e portá-los não é um desafio.

Com eles, é possível fazer mais atendimentos

Os chatbots são automatizados, o que significa que eles funcionam sozinhos, em tempo integral. Isso faz com que a sua empresa possa atender mais consumidores, independente da hora em que eles a procuram. Todavia, não é só esse aspecto que faz com que os bots sejam eficientes na hora de escalar o atendimento ao cliente.

Enquanto um profissional de suporte pode atender apenas uma chamada de cada vez, ou responder a um número pequeno de demandas, os bots processam inúmeros requerimentos simultaneamente. Se todos os seus consumidores resolverem entrar em contato com a empresa ao mesmo tempo, eles serão atendidos com o mesmo nível de serviço e instantaneamente.

Os chatbots também conseguem filtrar o que um cliente busca ao iniciarem o atendimento. Caso uma resposta complexa ou uma dúvida que exija acompanhamento humano para ser sanada apareça, o bot pode fazer o encaminhamento dessas mensagens para um operador.

Chatbots reduzem o custo de aquisição de clientes

Reduzir o quanto a sua empresa gasta para fechar novos negócios é uma maneira de torná-la mais lucrativa. Fazer isso pode ser difícil e tomar muito tempo, ainda mais se considerarmos as estratégias tradicionais.

Chatbots podem reduzir o CAC porque são ferramentas de venda completamente automatizadas. Se você tem um restaurante e um aplicativo ou site para receber pedidos de delivery, o chatbot lida com grande parte deles com muito mais eficiência do que uma pessoa poderia.

Você nunca mais deixará de fazer uma venda por não ter operadores disponíveis, não conseguir apresentar as opções disponíveis no cardápio em um curto período, ou porque a interface era difícil de se entender. Chatbots respondem à linguagem de conversação natural e são capazes de compreender até pedidos que incluem erros de digitação comuns.

Bots personalizam a experiência do usuário

Experiência do usuário é um assunto muito importante. É ela que ajuda a reter e conquistar clientes, faz com que eles se apaixonem pelos serviços que uma empresa oferece e consegue tornar a sua marca memorável. Chatbots estão tomando espaço no mercado porque podem fazer tudo isso utilizando um recurso que os seus consumidores já conhecem bem.

Todos utilizamos plataformas de chat no dia a dia, sejam elas o SMS ou o WhatsApp. Começar uma conversa é simples e corriqueiro e não há necessidade de aprender nada para fazer isso. Os chatbots funcionam em interfaces que o usuário já conhece, o que faz com que a experiência de uso seja muito melhor.

Porém, esse não é o principal motivo para que eles ofereçam uma UX otimizada. O atendimento que os chatbots proporcionam é inteiramente customizável, desde o momento em que eles cumprimentam os clientes pelo nome até o fechamento de um chamado.

Como o recurso acumula conhecimento sobre os consumidores com o passar do tempo, ele pode utilizar esses dados para engajar mais. Cada vez que uma pessoa interage com o seu chatbot ela disponibiliza informações, que o software passa a utilizar para otimizar a experiência oferecida.

Embora um chatbot possa conversar com qualquer ser humano e atender suas demandas, ele ainda não se comporta como um serviço de atendimento tradicional. É preciso apresentar ao chatbot, em linguagem clara, as demandas que ele deve completar e programá-lo de forma adequada para atender às principais solicitações dos clientes.

Os chatbots que integram tecnologias como a Inteligência Artificial têm um desempenho otimizado em relação aos chatbots programados. Conforme são utilizados, eles aprendem com o cliente e passam a entender melhor seus problemas e suas solicitações.

Um chatbot pode funcionar nas plataformas de chat que mencionamos anteriormente, ou ser integrado ao seu aplicativo. Assim, quem busca soluções dentro do app encontra um atendimento personalizado disponível 24 horas por dia para lidar com problemas comuns.

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