O coaching de carreira é uma modalidade de ensino voltada para profissionais na qual um coach dedica-se a ajudar você a conquistar uma série de objetivos. Coaches são pessoas que trabalham ou trabalharam na mesma área que você deseja dominar e tem o networking, as habilidades e a perspectiva certa para se tornarem uma peça fundamental na hora de alavancar sua carreira.

O coaching de carreira não se assemelha a um programa de treinamento comum, porque não possui avaliações ou prende-se a uma única metodologia de ensino. Ele sempre se estrutura em torno das necessidades do aluno e dos insights que ele pretende obter ao longo do processo de coaching.

Curioso para entender por que as pessoas buscam esse serviço e que vantagens ele poderia trazer para a sua carreira? Então fique atento! Elencamos cinco situações em que um coach pode ajudar e mostramos a você como isso é possível!

Obtenha insights sobre o seu futuro profissional

Um coaching de carreira tem bastante experiência na área em que oferece consultoria, por isso quem contrata esses serviços pode contar com insights que farão muita diferença em suas carreiras. Os coaches, em geral, já passaram por situações parecidas com as que você está enfrentando e sabem exatamente como sair delas, ou mesmo como chegar a bons resultados se beneficiando das adversidades.

Muitas vezes temos como principal desafio o fato de que não conseguimos ver as situações de longe. E, por estarmos inseridos nelas, acabamos tomando decisões precipitadas. Contar com a ajuda de um coach fará com que você veja a vida de uma forma diferente e o levará a considerar outros pontos que não faziam parte do seu processo decisório anteriormente.

O principal ponto em que isso pode ser útil é na criação de um plano de carreira com a sua cara. Embora as empresas forneçam planos de carreira, eles nem sempre levam em consideração o que cada funcionário faz de melhor. Um coaching de carreira o ajudará a entender aonde você precisa estar e que tipo de função deve desempenhar para completar seus objetivos, o que será positivo para o seu futuro profissional.

Desenvolva melhor seu networking com a ajuda do coaching de carreira

Sabemos que nos negócios é importante conhecer pessoas e interagir com elas. É isso que faz com que encontremos novas oportunidades, criemos laços e parcerias bem-sucedidas e sejamos apresentados a investimentos que podem gerar ótimos frutos.

Mas fazer networking pode ser difícil se você já está há muitos anos em uma mesma empresa e não tem um cargo que lhe permite ser introduzido a muitas pessoas.

Os coaches têm redes de contatos gigantescas, compostas pelos seus alunos e por outras pessoas que passaram por suas trajetórias profissionais. Então é vantajoso para eles e para o desempenho das pessoas que contratam os seus serviços serem introduzidas a fim de formarem seus próprios laços profissionais.

Quem se enquadra na situação citada nos dois primeiros parágrafos deste tópico tem, portanto, um motivo a mais para contratar um coaching de carreira.

Volte ao mercado de trabalho após um período afastado

Mas não é só quem está há muito tempo na mesma empresa que pode se beneficiar dos serviços de um coaching de carreira. Aqueles que estão fora do mercado de trabalho devem considerar a possibilidade de destinar parte de seu orçamento à contratação de um profissional dessa área.

O coaching de carreira é a pessoa certa para conectar recrutadores e profissionais experientes, que por um motivo ou outro se afastaram do mercado de trabalho e tende a fazer essa tarefa com maestria.

Afinal, é bom para o coach que seus clientes tenham um desempenho incrível no mercado de trabalho e é melhor ainda para as empresas poder contar com alguém de confiança para recomendar-lhes profissionais. O coach serve como uma ponte entre ambas as partes interessadas fazendo o possível para que saiam sempre satisfeitas.

Prepare-se para uma promoção com o coaching de carreira

Você acha que existe uma forte possibilidade de acontecer uma promoção? Este é um dos vários momentos em que contratar um coaching de carreira é uma boa ideia. Na maioria das vezes promoções significa mais responsabilidades e a introdução a cargos que priorizam a gestão de pessoas e de recursos.

Nem sempre um profissional se sente confortável em assumir essas responsabilidades sem passar por algum tipo de preparação específica. A maioria escolhe ingressar em um curso ou acompanhar o trabalho de outros membros sênior em sua equipe, mas o coaching de carreira oferece vantagem com relação a essas duas opções.

Um coach de carreira trabalhará não apenas as suas habilidades profissionais e o que será exigido de você após a promoção, mas também sua autoconfiança. E isso pode fazer toda a diferença no sucesso de um profissional.

Conquiste o emprego que sempre sonhou

Todos temos um objetivo de vida. Um sonho maior que queremos ver concretizado em um futuro próximo. Mas investir nesse objetivo de vida sozinho nem sempre é a coisa mais fácil e esse é o principal motivo pelo qual as pessoas falham em conquistar suas metas.

A contratação de um serviço de coaching de carreira pode ser o empurrãozinho que faltava para que você se coloque melhor no mercado. Se não pelos vários motivos que citamos até agora porque o coach é o profissional indicado para levantar as características fundamentais exigidas pelo mercado para exercer a função que você sempre sonhou e para fomentá-las.

Coaching de carreira desenvolve programas exclusivos de treinamento que auxiliam pessoas a desenvolver habilidades específicas. Esses programas são inteiramente customizados às necessidades de cada profissional e modificados constantemente para trazer os melhores retornos possíveis.

Com tempo, dedicação e o coach certo você poderá chegar ao trabalho dos seus sonhos. E esse é um dos principais motivos pelos quais investir em coaching de carreira é uma ótima ideia.

O coaching de carreira pode ser uma opção interessante para você. Se as situações levantadas aqui são algo com que você não está sabendo lidar, e um programa de mentoria não é uma opção na empresa em que trabalha, o coaching é o serviço mais próximo para guiá-lo pelo caminho.

O próximo desafio será encontrar e definir um bom coach, já que o processo de escolha desse profissional é parte muito importante do sucesso do programa. Afinal, investir em coaching de carreira pode ser exatamente o que faltava para a sua vida profissional dar o salto qualitativo de que sempre precisou.

E aí, o que acha dessa ideia? Conte para a gente nos comentários!