Uma dúvida de boa parte dos empreendedores que desejam lançar suas ideias no mercado é como conseguir investidores para tornar o negócio uma realidade. Se você faz parte desse grupo e também está em busca de investimentos para tirar o seu projeto do papel, não perca este artigo, pois o preparamos especialmente para responder essa pergunta. 

Embora as possibilidades que envolvem as instituições financeiras estejam disponíveis — a exemplo dos empréstimos e das linhas de crédito —, essas abordagens podem não ser a melhor escolha no que se refere à captação de recursos para o estágio inicial de uma empresa: começá-la com dívidas não é uma boa ideia. 

Voltando aos investidores, entenda que nesses casos você estará trazendo não apenas o capital necessário para desenvolver a sua ideia, mas também parceiros de negócio, sejam como conselheiros ou até mesmo como integrantes na execução. 

E é exatamente por isso que você deve procurá-los, para que seja possível potencializar o seu crescimento. Com recursos financeiros à disposição, somados à expertise de mercado dos investidores, crescer será uma tarefa uma fácil, não concorda? 

Dito isso, apresentaremos a seguir as melhores dicas sobre como conseguir investidores para o seu projeto. Continue a leitura e confira agora mesmo. 

Desenvolva um plano de negócios

Tudo começa com um plano de negócios. Pense bem: você investiria em um projeto no qual o criador não soubesse para onde ir, o que fazer e o que precisa para torná-lo lucrativo? É provável que não! 

Sendo assim, nem pense em apresentar sua ideia sem o desenvolvimento de um bom plano de negócios, o mais completo possível. Nesse sentido, faça um trabalho cuidadoso, visando mostrar aos investidores quais são os pontos fortes da sua ideia. 

Explore o potencial de mercado, as possibilidades do seu produto ou serviço e de que forma você pretende apresentá-lo ao público-alvo. O interessante dessa ferramenta é que ela não serve somente para apresentar seus propósitos, mas também para que você se aperfeiçoe sobre ele. 

Durante a criação do plano de negócios, é natural que os empreendedores se deparem com situações que, até então, passavam despercebidas — um fator que certamente contribuirá para a sua otimização. 

Elabore a apresentação do seu plano 

O próximo passo é elaborar a apresentação do seu plano. Aqui, não será necessário compreender todos os detalhes, mas certifique-se de incluir as informações que reforçam o potencial da sua ideia. 

A dica é simples: evite colocar dados e números que desviem a atenção dos ouvintes. Prepare uma apresentação visualmente bonita, que consiga despertar o interesse dos investidores. Caso você tenha dúvidas na elaboração, peça ajuda para quem entende do assunto.

Faça um bom pitch de apresentação

É muito importante ter um plano de negócios bem estruturado, mas o modo como ele é apresentado também. Para muitos investidores é o pitch de apresentação que realmente importa. E você, por um acaso, saberia dizer o que isso significa? 

Para sermos breve, o pitch de apresentação nada mais é do que um pequeno discurso, entre 1 e 5 minutos. Esse curto período deve ser utilizado para vender a sua ideia, simples assim. 

É bem verdade que ele não garante um investimento, mas com certeza é o caminho mais perto para o alcance dessa meta. Sobretudo, ter um bom pitch de apresentação será de grande valor quando o tempo para ouvir a sua ideia for reduzido. O objetivo por trás disso é abrir uma oportunidade para um segundo contato, por exemplo.

Tenha todas as respostas em mente

Engana-se quem pensa que os investidores não farão perguntas sobre o projeto apresentado. Na verdade, a tendência é que venham muitas, até porque, ninguém apostará em um negócio tendo dúvidas quanto ao seu conceito.

Por isso, prepare-se, tenha todas as respostas em mente, analisando as prováveis perguntas que lhe podem ser feitas. Não saber o que responder afetará a sua credibilidade como empreendedor, o que diminuirá suas chances de conseguir os recursos. 

Seja persistente 

Está aí um fator-chave: a persistência. Por mais que sua ideia seja boa, não espere receber um “sim” de primeira. Caso isso ocorra, considere-se uma pessoa de sorte. Conseguir investidores não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é preciso persistir

O ponto positivo é que os “nãos” nem sempre serão negativos. E o porquê disso? A resposta é simples: é por meio deles que você poderá melhorar o seu plano de negócios, a apresentação e o pitch, por exemplo.

Mesmo não tendo interesse no seu projeto, alguns investidores farão o possível para lhe ajudar. Às vezes, um simples conselho pode fazer toda a diferença. Com persistência, cedo ou tarde você chegará ao seu objetivo.

Escolhendo o investidor

Antes de concluirmos, não poderíamos nos esquecer de mencionar sobre a importância de conhecer os investidores. Em outras palavras, procure se informar o máximo que puder sobre o perfil dos seus alvos. 

Para facilitar o seu entendimento, verifique as áreas de atuação de cada investidor, observando se eles realmente podem lhe ajudar com o seu projeto. Lembre-se de que você está procurando algo além do dinheiro.

Outro ponto a ser observado é que não se pode sair por aí oferecendo sua ideia para todo mundo. De preferência, selecione os investidores que possam ter interesse no seu nicho: empreendedores de sucesso não hesitam em fazer perguntas.

Como conseguir investidores

E para finalizar, demonstre confiança e procure mostrar sua capacidade de execução. Outro ponto que vale frisar é a questão dos protótipos: se for possível ter um, tenha. Ao visualizar o “concreto”, a probabilidade de conseguir investimentos aumenta. Isso é certo. Uma boa alternativa é contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para construir um protótipo ou MVP (Produto Mínimo Viável) para o seu projeto.

No mais, não se esqueça da seguinte verdade: para as boas ideias e para os empreendedores que se mostrarem capazes de executá-las, o mercado estará sempre de braços abertos. Nesse caso, a disponibilidade de recursos financeiros é praticamente ilimitada. Grave bem o que acabamos de dizer. 

Esperamos que este artigo sobre como conseguir investidores para o seu negócio possa lhe ajudar a alcançar o seu objetivo. Se você gostou do que leu, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que outras pessoas também possam ter acesso a este conteúdo.

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Você sabe como conseguir investidores para seu negócio?
Título do Artigo
Você sabe como conseguir investidores para seu negócio?
Descrição
Neste artigo, apresentaremos as melhores dicas sobre como conseguir investidores para o seu projeto. Continue a leitura e confira agora mesmo. 
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa