Como divulgar um app? A divulgação de um aplicativo é essencial para o seu sucesso e você já deve ter descoberto que fazer isso é mais difícil do que imaginava. Afinal, há tantos apps por aí que capturar a atenção do usuário se torna, cada vez mais, um desafio.

No artigo de hoje vamos ensiná-lo algumas das técnicas mais populares de divulgação de um app que existem. E você compreenderá que é possível conquistar clientes para a sua solução com um pouco de esforço criativo.

Quer aprender como divulgar um app? Então, fique ligado nos tópicos a seguir.

Crie um aplicativo útil

O primeiro passo para conseguir fazer a divulgação do seu aplicativo não tem nada a ver com iniciativas de marketing. Ele diz respeito a própria configuração da sua solução. Para conseguir divulgar bem um app é preciso que ele seja, antes de tudo, útil para um determinado público-alvo.

Você consegue garantir isso com relação ao seu app? Se não, é hora de pensar novamente. Caso um aplicativo não consiga entregar funções das quais as pessoas precisam, elas raramente farão sua instalação. Ou, se o fizerem, rapidamente eliminarão aquele software de seus telefones. Por isso, o mais importante é desenvolver uma solução que realmente enderece os problemas que as pessoas passam no dia a dia.

Se você é dono de uma marca, por exemplo, pense que seu app não precisa ser apenas uma versão da sua loja online. Ele pode, de fato, resolver pendências que seus usuários têm e levar seu branding, aumentando a consciência de marca.

É preciso que ele tenha um atrativo que faça com que as pessoas queiram utilizá-lo e divulgá-lo. Só assim você conseguirá sucesso com a sua aplicação.

Use QR codes

A sua marca tem peças gráficas de divulgação que entram em contato com o consumidor diariamente? Pense, no caso, em flyers e outdoors, ou outros materiais que embora não tenham essencialmente nada de digital possam levar um QR code com o endereço virtual do seu aplicativo para junto do consumidor. Esses códigos, que são um amontoado de pixels que podem ser fotografados pelos usuários, são altamente eficientes porque despertam a curiosidade de quem os vê.

Para conferir do que se trata um QR code só há uma opção: fotografá-lo e seguir a URL de destino, desvendando o que está na outra ponta. E uma quantidade enorme de pessoas farão exatamente isso.

Adicione QR codes nos seus cartões de visita, flyers, banners, outdoors, cartazes e até mesmo em seu website. Eles podem fazer toda a diferença no número de downloads do seu app.

Faça anúncios mobile

Quer uma forma melhor de mostrar para os usuários de smartphones que você tem um aplicativo do que por meio de anúncios mobile? Provavelmente ela não existe. Esses ads serão exibidos exatamente para o seu público-alvo e apenas quando eles estiverem utilizando seus dispositivos móveis, ou seja, no momento em que podem clicar imediatamente em seus links e baixá-los.

Se você estiver considerando uma opção pay per click de divulgação para o seu app esta é a mais eficiente dentre elas. Os seus anúncios podem aparecer no Google quando as pessoas estiverem buscando por termos específicos ou até mesmo em websites, na forma de banners.

Divulgue-o nas redes sociais

Outra forma muito interessante de fazer com que as pessoas fiquem sabendo que a sua empresa possui um aplicativo móvel disponível para download é anunciando nas redes sociais. Passamos boa parte do nosso tempo online em lugares como o Twitter e o Facebook e somos impactados diretamente pelas coisas que vemos em nossas timelines. Por que não investir um pouco dos seus recursos de marketing em anúncios pagos também nessas mídias?

Ali você pode escolher anunciar exclusivamente para quem está visualizando a sua mensagem com um smartphone, aumentando a eficácia dos seus envios. E tem a possibilidade de filtrar demograficamente os seus usuários, por interesse, idade ou gostos pessoais. Dessa forma, dá para garantir que apenas pessoas qualificadas verão os seus anúncios e, consequentemente, é possível maximizar sua eficiência.

Nos anúncios do Facebook dá para escrever mensagens bastante específicas para nichos distintos de consumidores e convencê-los da necessidade de baixar o seu app. Quanto mais específicos são os seus ads, mais baratos eles ficam e maior é a chance da sua empresa obter retornos. Por isso, vale a pena experimentar essa forma de divulgação.

Fazendo posts em blogs

Por último, uma outra forma criativa que as marcas têm de divulgar os seus aplicativos é fazendo posts em blogs. Você deve pensar que é muito óbvio esperar que os visitantes da sua página baixem o seu aplicativo, por isso não é um bom negócio investir apenas nesse recurso de divulgação. Mas já imaginou o impacto que posts em blogs de terceiros podem ter no seu número de downloads?

A técnica de guest blogging, ou postagens de convidados, ajuda a sua marca a atingir novos públicos e entrar em contato com pessoas que normalmente não conheceriam a sua solução. E pode ser praticada com alguma frequência, em blogs que tenham público-alvo semelhante ao seu.

Fazer com que a sua solução seja conhecida entre mais pessoas é muito simples com o uso do guest blogging e pode ajudá-lo a atingir o sucesso. Faça uma boa pesquisa e descubra que tipo de usuário está mais propenso a baixar o seu app e quais blogs ele costuma ler. Em seguida, entre em contato com os donos desses blogs e ofereça uma parceria.

O guest post em si não deve ser promocional, mas é uma oportunidade de você demonstrar a sua expertise e evidenciar a sua marca. Assim, novos usuários, com certeza, terão vontade de entrar em seu site e descobrir que tipo de soluções você disponibiliza. E dessa forma você conseguirá novos downloads.

Depois de fazer algumas pesquisas na sua indústria e decidir que tipo de aplicativo você quer criar, o seu trabalho não está concluído. É preciso encontrar maneiras de divulgar o app em questão para que mais e mais pessoas se interessem por utilizá-lo.

Afinal, como divulgar um APP

Divulgar um aplicativo não é tarefa fácil e você terá de realmente capturar a atenção dos usuários de smartphone se quiser tem um bom desempenho. Com as dicas acima, você tem algumas maneiras de fazer isso e já sabe exatamente por onde começar.

Gostou de aprender como divulgar um app? Esperamos que sim. E se quiser continuar recebendo atualizações tão úteis quanto estas assine a newsletter da Fit Mobile. Por meio dela você fica sabendo exatamente o que está acontecendo aqui no blog antes de todo mundo!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Como divulgar um app? Tudo que você precisa saber
Título do Artigo
Como divulgar um app? Tudo que você precisa saber
Descrição
Como divulgar um app? A divulgação de um aplicativo é essencial para o seu sucesso e você já deve ter descoberto que fazer isso é mais difícil do que imaginava. Afinal, há tantos apps por aí que capturar a atenção do usuário se torna, cada vez mais, um desafio.
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa