Não importa o tamanho, o porte ou o seguimento da sua empresa — com certeza, entre uma das suas metas está melhorar seus resultados, aumentando as vendas e se relacionando melhor com seus clientes, certo? Mas você já parou para pensar em como melhorar resultados usando a tecnologia?

É inegável que a nossa sociedade está cada vez mais tecnológica, com um mundo de informações acessível a apenas um clique (em um computador ou em um smartphone). E acompanhar essas modificações é uma tarefa essencial para que os negócios consigam se tornar competitivos, reduzindo custos de operação e melhorando a experiência que oferecem aos seus consumidores.

Então, quer saber mais sobre esse assunto e descobrir como a tecnologia pode ser uma aliada importante da sua empresa? Continue esta leitura e confira!

1. Melhore a sua gestão com softwares específicos

Os softwares de gestão já são bastante conhecidos no mercado, apesar disso, nem todas os gestores apostam nesse diferencial importante na hora de gerenciar suas empresas.

Hoje, é possível encontrar programas totalmente personalizados para a sua realidade que ajudam o gestor a ter dados muito mais precisos sobre o seu negócio, melhorando suas tomadas de decisão e favorecendo o crescimento sustentável.

Assim, por meio de um software desenhado para a sua empresa, você poderá controlar melhor as suas finanças, entender suas flutuações de vendas, gerir seu estoque e até acompanhar as vendas nos diversos canais de distribuição, como o físico e o online.

Sem dúvida, ter esses dados à mão, e de forma clara e precisa, é algo essencial para que você consiga decidir, por exemplo, de que maneira deverá proceder com o corte de gastos, ou quando é a melhor hora para criar uma filial.

2. Ofereça plataformas de vendas multicanal

Pense bem: como você deseja aumentar as suas vendas se oferece apenas um ponto para que o seu consumidor compre de você? As pessoas estão conectadas o tempo todo, sempre conferindo seus e-mails e redes sociais por meio do celular. Então, que tal usar essa oportunidade para fechar mais negócios?

Atualmente, expandir suas atuações para além do ponto físico e do e-commerce é uma necessidade. Por isso, muitas empresas estão apostando nos aplicativos voltados especificamente para as vendas. Com eles, você poderá inovar e transformar o momento da compra do seu cliente em algo muito mais fácil e rápido.

E ter todos esses canais integrados também é uma ótima estratégia. Ou seja, o seu cliente poderá, por exemplo, navegar pelas suas redes sociais, fazer a compra pelo aplicativo e retirar o produto direto em uma de suas lojas físicas.

3. Modifique o relacionamento com seus clientes

As pessoas não querem mais ser tratadas pelas empresas apenas como meros consumidores, elas querem se sentir importantes para as marcas com as quais se relacionam. Por isso, é essencial que o seu negócio se atente melhor a sua comunicação.

Nesse sentido, os sistemas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) são ótimas ferramentas para gerir os contatos dos seus clientes e, com isso, pensar em ações estratégicas de comunicação para a fidelização.

Com um bom CRM, você terá acesso ao nome, ao endereço, ao e-mail e a outras informações de contato dos seus clientes, facilitando o envio de promoções exclusivas e de uma comunicação mais direta.

Além disso, com esses dados você poderá pensar em programas que realmente ajudem a fidelizar seus clientes, diminuindo a taxa de rotatividade e aumentando as suas vendas.

4. Gerencie adequadamente seu estoque

Quando se trata de saber como melhorar resultados, cuidar dos pontos internos e melhorar a gestão é essencial para que a sua empresa seja mais produtiva e reduza seus custos de produção. Afinal, o estoque ainda é um dos pontos mais complicados para muitos gestores, principalmente para àqueles que ainda não se atentaram ao poder da tecnologia.

Hoje, é possível usar sistemas próprios que integram em tempo real o estoque à equipe de compras, oferecendo relatórios completos dos produtos que estão em nível menor, da sua data de validade, da movimentação feita pelos funcionários, e assim por diante.

Uma tecnologia que tem ajudado bastante nesse sentido é o RFID — aquele mesmo usado em etiquetas de loja, que apitam quando saímos com uma peça.

Essa leitura via radiofrequência é muito rápida, e permite que você reduza o número de pessoas que fazem o controle do seu estoque, já que as etiquetas já passam toda a informação dos produtos estocados para o seu sistema de gestão.

5. Aperfeiçoe a sua logística

Outra área que costuma deixar muitos empresários preocupados é a logística. De fato, entregar seus produtos dentro do prazo adequado e para vários locais do país é sempre uma missão complicada.

Mesmo quem terceiriza o serviço tem a preocupação de buscar saber onde estão os seus produtos, e acompanhar se eles chegarão dentro do prazo combinado e em boas condições. Afinal, se isso não ocorrer, a imagem do seu negócio estará em risco, certo?

Diante disso, usar a tecnologia no rastreio e na localização dos seus produtos é uma ótima maneira de tornar a sua logística mais integrada à sua empresa, evitando perdas e correlacionando esses itens ao seu estoque.

Você também poderá oferecer uma visão dessa movimentação para o seu cliente, com aplicativos próprios em que eles poderão acompanhar o tempo de espera e programar o recebimento do produto. Aumentando, assim, a confiança na sua marca e melhorando a comunicação com seu público. Para isto, você poderá contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para desenvolver uma solução sob medida para o seu negócio.

6. Produza mais e com custos menores

Na hora de melhorar os seus resultados, qual empresa não deseja ser mais produtiva e a um custo reduzido? Pois aqui, novamente, a tecnologia pode ser uma ótima aliada. Você pode automatizar inúmeros dos seus processos, reduzindo a quantidade de trabalhos manuais e as chances de erros.

Existem muitas ideias que podem lhe ajudar nesse sentido, como o armazenamento de dados na nuvem, que oferece acesso rápido e instantâneo a dados importantes, ou a automatização industrial de processos complexos.

Dessa forma, você garante ao seu negócio ganhos maiores de produtividade, mantendo ou melhorando a qualidade dos produtos e serviços prestados — o que permite que você venda mais e aumente os seus lucros.

Enfim, já deu para notar que a tecnologia pode ser uma ótima aliada em diversos setores, não é mesmo?

Antes de optar pela melhor ideia, faça uma análise de todos os departamentos do seu negócio e identifique aqueles pontos que precisam ser modificados. Certamente, haverá uma solução tecnológica capaz de ajudá-lo nesse sentido!

Então, gostou de saber como melhorar resultados usando a tecnologia? Agora, se achou este conteúdo interessante, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e continue recebendo mais dicas importantes como essas!