Como se diferenciar no mercado? Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo fizeram sua marca articulando suas capacidades únicas. É uma proposição de venda exclusiva que as destaca da multidão, atrai potenciais clientes e afasta a concorrência.

Se destacar é tão importante para o futuro do seu negócio quanto para o seu departamento de marketing. Afinal, sem uma proposição única de valor, marqueteiros não têm com o que trabalhar para promover a ideia de que sua empresa é a escolha ideal.

Saiba Como se diferenciar no mercado

Portanto, seu desafio como empreendedor é, ao mesmo tempo, tornar-se diferente e garantir que essa diferenciação seja percebida por terceiros. Por isso, hoje mostraremos 7 maneiras de fazer isso.

E o melhor de tudo: todas elas podem começar a ser aplicadas assim que você terminar de ler esse texto!

1. Esteja sempre aberto ao feedback do consumidor

Sabe qual é a melhor forma de estar sempre à frente da concorrência? Ouvindo o seu consumidor. Afinal, ele sabe o que quer, como e quando deseja que essas mudanças sejam implementadas. Se você puder dar atenção ao feedback das pessoas que compram os seus produtos atualmente, a tendência é que mais pessoas o farão no futuro.

Você pode conquistar o feedback dos clientes por meio de pesquisas e conversas individuais. Análises e dados nos fornecem todo tipos de informações sobre o que o nosso público deseja do negócio, porém, apenas conversas podem ajudar a entender por que as pessoas querem determinadas coisas.

Por que elas utilizam um recurso mais do que o outro ou deixam de criar contas no seu site? O que faz com que clientes usem seu produto menos frequentemente nas quartas-feiras e, eventualmente, parem de usá-lo por completo?

O que você quer é que o feedback do seu cliente responda aos dados que aparecem no seu Analytics. Combinando ambas as informações, será possível tomar decisões bem embasadas e agir em cima delas. A partir disso, produzir produtos, serviços e tecnologias melhores será bem mais fácil.

Crie canais de comunicação em que o seu consumidor possa participar e opinar em seus processos e ouça sua opinião, implementando mudanças em resposta a ela sempre que for viável.

2. Diferencie-se com uma boa estratégia

Hoje em dia, todo mundo pode oferecer os mesmos produtos e o mesmo nível de serviço. O único jeito de se diferenciar de verdade é no nível do planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é uma atividade de gerenciamento organizacional usada para estabelecer prioridades, concentrar energias e recursos e fortalecer operações. Seu objetivo é garantir que funcionários e outras partes interessadas estejam trabalhando em direção a objetivos comuns.

Se a sua empresa tiver um planejamento estratégico melhor do que a concorrência, isso refletirá em suas operações, produtos e serviços.

3. Enfatize suas características únicas

Você sabe quais são as suas características únicas, que fazem do seu negócio melhor do que o seu principal concorrente? Então, o que você precisa é descobrir como enfatizar essas características para seus clientes.

Descubra uma maneira de evidenciá-las para seus clientes ao longo da comunicação e tente deixá-las claras na maneira como entrega seus produtos. Assim, eles sempre terão em mente as características da sua marca.

4. Crie ou encontre um nicho

Se outra empresa provê o mesmo produto ou serviço que você, não há problema. Você ainda tem a oportunidade de fazer o targeting de um grupo específico de consumidores.

É aqui que entra a tecnologia: você pode utilizar informações encontradas online para detectar um público-alvo específico para suas ações e trabalhar com recursos como o Big Data a fim de obter respostas sobre esse público.

O que ele consome? Como gosta de consumir? Quando faz aquisições e quais meios de comunicação o influenciam? A resposta para essas perguntas orientará suas iniciativas e garantirá que a sua empresa consiga se firmar dentro de um nicho de mercado.

Se não há um nicho existente para os seus produtos, é possível criá-lo por meio de uma boa campanha de marketing. Sua empresa só precisa de investir parte de seu orçamento na construção da expectativa.

5. Faça com que seus valores reflitam algo diferente

Há muitas empresas no mesmo mercado que você já conhece e, provavelmente, todas elas têm uma missão, visão e valores. Talvez a missão e a visão de ambas (você e sua concorrente) sejam similares, mas os valores não precisam ser. Seja ousado na hora de escolher os seus.

Se todos em seu mercado investem, por exemplo, em criar tecnologias que são baratas, você pode preocupar-se em criar soluções ambientalmente corretas. Isso significa uma diferenciação clara para o que você vende e um caminho completamente diferente para a sua marca trilhar.

6. Defina o propósito da sua marca

É fácil responder o que você faz. Talvez venda sapatos ou software de produtividade. Mas o que você talvez não saiba é por que você faz isso. O propósito de um negócio transcende a indústria em que ele se encaixa, cria uma cultura corporativa e redefine sua marca.

Exatamente por isso pode ser um recurso para diferenciar o seu empreendimento. Encontre uma proposição de valor diferente da de seus competidores e invista em deixá-la evidente para a sua audiência. Isso resultará em mais vendas e maior fidelização.

7. Invista em tecnologia

Já falamos que o Big Data pode ajudá-lo na etapa do targeting, mas a tecnologia não fica confinada ao momento de encontrar clientes. Você pode se diferenciar (e muito!) oferecendo serviços modernos e a frente do seu tempo.

Digamos que, em seu nicho de mercado, ninguém tenha um aplicativo para celulares ainda. Você pode ser o primeiro a investir na criação de um aplicativo para smartphone e se destacar por isso. As facilidades proporcionadas por seu app, seja na hora de fechar negócio ou oferecer atendimento, servirão como diferenciação para a sua marca e farão uma impressão e tanto no seu consumidor.

Investir em software que pode auxiliá-lo internamente também é uma boa ideia. Aplicações de força de vendas e ferramentas de automação tendem a transformar a produtividade da sua empresa, e esses resultados são percebidos pelo cliente como um aumento da qualidade de seus serviços. Ou seja, outro fator de diferenciação.

Agora você já sabe como se diferenciar no mercado e pode começar a colocar em prática as dicas que leu por aqui. Aproveite também para assinar a newsletter da Fit Mobile e ficar por dentro de dicas fundamentais para o seu negócio decolar!

 

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Como se diferenciar no mercado? 7 novas maneiras para se destacar
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Como se diferenciar no mercado? Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo fizeram sua marca articulando suas capacidades únicas. Saiba mais!!!
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