Novas tendências em tecnologia têm tornado o setor de vendas mais eficiente do que nunca e os gestores questionam: como vender mais?

Gartner publicou recentemente um relatório de pesquisa detalhando as principais tendências estratégicas para o setor e descobriu que as empresas dependem cada vez mais de tecnologias como cloud computing, mobile e análises avançadas para realizarem suas vendas. Essas combinações de recursos convergem para transformar o comércio, permitindo que a sua equipe acesse informações oportunas e conduza um diálogo melhor com clientes, sem pausar para encontrar respostas.

O mundo das vendas anda mais competitivo do que nunca e, para desvendar como vender mais, empresas precisam estar atentas ao papel da tecnologia no processo de vendas. Hoje, só aquelas que armam suas equipes com os melhores recursos são capazes de ter sucesso e lucrar.

Por isso, neste guia você entenderá que recursos são estes e descobrirá o que fazer para que o seu negócio possa se destacar.

1. Use a tecnologia móvel para simplificar a vida de seus vendedores

A proliferação de dispositivos móveis mudou muitos aspectos do processo de vendas para sempre. Para os clientes a capacidade de pesquisar, avaliar e comprar produtos e serviços usando essa tecnologia mudou definitivamente a experiência de compra. E, comerciantes e equipes de vendas, se veem em outro mundo, em que boa parte dos consumidores usa seu dispositivo mobile para pesquisar produtos e serviços antes de tomar uma decisão de compra.

Essa vitória do mobile representa uma oportunidade e tanto para ganhar vantagens competitivas e vender mais, através do uso de dispositivos móveis em campo. Combinados com o uso de uma plataforma CRM na nuvem, funcionários têm acesso fácil e imediato a dados críticos de clientes e oportunidades.

Além disso, ferramentas de comunicação e colaboração móvel também permitem que vendedores trabalhem com dados em tempo real e atualizem e editem informações de clientes de prospects ao vivo, em vez de esperar até que retornem para o escritório.

Acesso imediato a especificações de produtos e outras ferramentas que aumentam a eficácia das vendas resultam em taxas de fechamento mais altas e melhor experiência para o cliente.

2. Invista numa tecnologia de CRM na nuvem para saber como vender mais

Fizemos menção a ele ao falar das tecnologias móveis, porque a tecnologia de CRM baseada na nuvem é muito importante para que um app de vendas funcione. Os sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes são ferramentas poderosas projetadas para oferecer às organizações uma visão 360º do relacionamento com o cliente, integrando marketing, vendas e suporte ao consumidor.

Mas, enquanto o software CRM tradicional tem seus méritos, a tecnologia da nuvem leva o CRM a outro nível, liberando funcionários de computadores e servidores no local. Afinal, quando os dados de CRM são armazenados na cloud eles podem ser acessados diretamente de qualquer lugar e a qualquer momento.

Um CRM pode ajudá-lo a vender mais pois permite que seus funcionários obtenham informações rápidas e precisas sobre o que os clientes estão fazendo e quando estão mais propensos a comprar. Armados com informações atualizadas e relevantes e a capacidade de contatar clientes de qualquer lugar, a sua equipe de vendas se torna mais ágil, eficaz e produtiva.

3. Venda mais fazendo uso inteligente das redes sociais

A tecnologia deu origem a uma série de plataformas sociais que hoje funcionam para atrair e reter novos clientes, um passo vital em qualquer funil de vendas. As plataformas de mídia social dão oportunidades para a sua empresa envolver os consumidores em conversas sobre os produtos e serviços que vende, fornecendo informações valiosas que possam levar a uma venda. E, ao contrário das conversas convencionais, na internet é possível convencer milhões de pessoas simultaneamente.

Como vender mais com redes sociais? Os clientes estão mais conectados do que nunca graças a essas plataformas e a maioria se volta a recomendações e resenhas feitas por seus semelhantes em mídias sociais como parte da sua pesquisa de produtos. Criar uma reputação ali é uma forma de fazer sua marca mais atraente.

Ademais, o feedback dos clientes em sites sociais também ajuda os negócios a refinar e moldar suas mensagens e táticas de vendas, para garantir um maior sucesso no futuro.

4. Faça ofertas personalizadas com mineração de dados

Há muitas ferramentas online que permitem definir rapidamente quem são seus principais consumidores e, através da mineração de dados é possível entender o que esses clientes estão comprando. Seja criativo e faça ofertas customizadas para estes perfis de consumidores, experimentando com uma ferramenta de Big Data como essas ofertas impactariam os lucros da sua empresa.

5. Automatize seu marketing 

Automatizar seu marketing é um recurso para aumentar a geração de leads para a área de vendas com poucos recursos humanos e financeiros investidos no departamento. Uma solução de automação completa é capaz de construir páginas na web, enviar e-mails marketing e automatizar regras de contato, aumentando a eficiência (e a eficácia) dos seus vendedores.

Imagine quanto tempo não poderia ser poupado ao receber uma solicitação de informações se você tivesse um e-mail padrão programado para responder a isso? Menos interrupções no fluxo de trabalho do vendedor significam mais produtividade e, consequentemente, mais vendas.

6. Crie novos canais de venda com a internet

Se antes da internet os principais canais de venda que a sua empresa tinha para interagir com o consumidor eram a abordagem pessoal e uma loja física, hoje ela consegue ter uma vitrine 24 h para seus produtos online. Essa vitrine custa muito menos para se manter ativa do que uma loja convencional e dá mais autonomia ao consumidor, que pode escolher o que quer levar para casa a qualquer hora do dia ou da noite.

Se você ainda não tem uma loja online, é hora de investir nisso. Aumentar suas vendas criando seu próprio site, participando de marketplaces ou anunciando em páginas de compras coletivas é possível e uma das melhores formas de usar a tecnologia a favor do seu negócio.

Viu que há como vender mais com auxílio da tecnologia, e que não é preciso de muito esforço para empregar recursos como esses na sua empresa? Esperamos que sim. Se gostou deste post, não deixe de compartilhar sua opinião conosco pelos comentários

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Como vender mais? 6 dicas para fechar mais vendas
Título do Artigo
Como vender mais? 6 dicas para fechar mais vendas
Descrição
O mundo das vendas anda mais competitivo do que nunca e, para desvendar como vender mais, empresas precisam estar atentas ao papel da tecnologia no processo de vendas. Hoje, só aquelas que armam suas equipes com os melhores recursos são capazes de ter sucesso e lucrar.
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa