Melhorar a comunicação para prospects e clientes é um desafio que precisa ser vencido a cada dia. Mas existem algumas ações que podem contribuir, e muito, para que essa tarefa seja realizada de maneira mais natural, correta e produtiva.

Em qualquer tipo de relação — incluindo o relacionamento comercial/profissional —, a comunicação é importante e necessária e precisa ser trabalhada para que atenda às necessidades de todas as partes envolvidas.

Em suma: quem fala precisa saber se expressar e quem escuta precisa compreender o contexto para poder ajudar e oferecer as melhores soluções.

O objetivo deste texto é apresentar cinco dicas que vão auxiliar você e sua equipe a estabelecer uma comunicação eficiente, capaz de atender às expectativas do seu público, fidelizando-o e conquistando novos negócios.

1. Não atenda, crie um relacionamento

O primeiro passo para estabelecer uma comunicação eficiente com clientes e prospects é abandonar a visão retrógrada do “papo de vendedor” e investir, de fato, em um diálogo construtivo, original e interessante.

Isso significa estabelecer um relacionamento produtivo e sadio, em que as duas partes se entendam: o cliente explica o que precisa e você e sua equipe apresentam as melhores soluções de acordo com essa necessidade.

A empresa, por meio de seus atendentes, deve se colocar à disposição dos consumidores para oferecer todo suporte e informação complementar, caso isso seja necessário. Só assim é possível fidelizar o público e estabelecer um espaço fértil para construção de novos negócios.

Pode parecer complicado, mas não é. Nos próximos passos, vamos explicar melhor como esse atendimento pode se transformar em relacionamento, ajudando você na comunicação e fidelização do público.

2. Conheça o perfil do seu cliente

É importante conhecer o seu público. Você e sua equipe devem aprimorar esse conhecimento não só durante as conversas e atendimentos, mas o tempo todo.

Para entender melhor os gostos, hábitos e expectativas dos clientes e futuros consumidores, encomende pesquisas e use ferramentas que podem ajudar a coletar informações importantes sobre seus hábitos e desejos.

Faça análises e diagnósticos de mercado, observe ao redor, compreenda as tendências do segmento e observe o que as pessoas têm buscado.

Todas essas atitudes contribuem para maior compreensão da postura de seu público, abrindo os seus olhos para novas oportunidades e proporcionando esclarecimentos que podem até mesmo antecipar essas necessidades. Isso é um diferencial.

3. Escute o seu cliente

O momento do atendimento é crucial, seja ele direcionado a um cliente em potencial, recente ou fiel. É nessa hora que você encontra uma grande oportunidade para ouvir, ao máximo, tudo que seu consumidor procura, deseja e espera de retorno da sua organização. Conhece, enfim, toda expectativa que ele criou em torno de seu produto.

Use todo o tempo de atendimento a seu favor, pois todos os momentos de conversa com o público são importantes — principalmente se você e sua equipe criam o hábito de ouvir e dar espaço para que eles se expliquem.

Pense sobre isto: não é frustrante quando você deseja se expressar, e a outra pessoa, em vez de ouvir e esperar que você conclua as frases, atropela sua fala e começa a oferecer soluções e respostas prontas? O cliente também se frustra em atendimentos assim.

A palavra relacionamento merece um novo destaque aqui. É importante aprender a ouvir o que o seu consumidor tem a dizer, antes de oferecer qualquer tipo de saída. Lembre-se que um simples detalhe pode fazer toda a diferença e mudar seu direcionamento para um atendimento mais personalizado. E quanto mais personalizado, melhor.

4. Seja especialista naquilo que faz

Para saber ouvir seu cliente ou futuro consumidor e, assim, oferecer a melhor solução para o seu problema, é preciso primeiro compreender o que você pode e tem a oferecer.

Por mais que pareça óbvio, existem muitos atendentes e vendedores que não conhecem a fundo seus produtos e serviços. Um erro grave que pode comprometer seriamente a imagem da organização.

Invista em treinamentos e faça testes para verificar se sua equipe está de fato ciente de tudo que sua empresa pode proporcionar. Uma boa dica é fazer simulações de atendimento, apresentando problemas cotidianos e incomuns e analisando o desempenho de seus vendedores para solucionar cada uma das situações.

Importante também destacar que, para cobrar um bom desempenho, é preciso capacitar, oferecer boa estrutura, suporte e materiais informativos suficientes para permitir essa preparação. Se cada um (empresa e funcionário) fizer sua parte, os resultados tendem a ser os melhores possíveis.

5. Ofereça diferenciais

Uma das maneiras mais eficientes de estabelecer uma comunicação objetiva, esclarecedora e duradoura com seu público é fornecer meios diversos e originais para essa comunicação. Conhecer bem o perfil do consumidor ajuda também nessa questão, pois esse conhecimento pode mostrar, por exemplo, os canais que seus clientes mais gostam de utilizar.

Saber onde o seu público está para marcar sua presença nesses meios é importante; mostra conexão, interesse e disponibilidade. Mas lembre-se que não basta, por exemplo, criar uma página em alguma rede social porque descobriu que seu público está ali. É preciso estar ativo na rede, levando informações interessantes, respondendo e interagindo.

Pensar em soluções que possam agregar seus públicos com interesses em comum e, em troca, oferecer praticidade para acessar seus produtos e serviços é uma ótima maneira de se destacar.

Eventos, aplicativos e grupos de discussão são algumas dessas opções. Vale a pena estudar melhor o segmento e analisar a viabilidade, as opções e a necessidade de cada uma dessas alternativas — além de, é claro, descobrir outras.

Estar aberto a novas ideias, compreender os motivos que levaram seu cliente a se expressar de uma forma ou de outra, observar os detalhes, encontrar a raiz do problema e trabalhar para resolvê-lo são verdadeiros “atalhos” para uma comunicação eficiente, atraente e fluida.

Promover uma comunicação com prospects e clientes de maneira produtiva e eficiente exige dedicação, interesse e disposição para ouvir e aprender com eles, diariamente.

Esperamos, com este texto, ter ajudado você nessa missão de melhorar a comunicação para prospects e clientes. Se tiver gostado, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, para que ele chegue a mais leitores!

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