A decisão mais importante que sua companhia pode tomar está em escolher um desenvolvedor de aplicativos.

A empresa de desenvolvimento de aplicativos responsável por converter sua ideia em realidade deve ser confiável, ter uma boa reputação e demonstrar a capacidade técnica necessária para executar seu trabalho com excelência. Mas como encontrar esse parceiro ideal?

Fazer as perguntas certas e procurar pistas no início do relacionamento pode ajudar. Para simplificar o processo, selecionamos 7 estratégias que você deve adotar ao escolher um fornecedor de software!

Não se precipite na escolha

Talvez você seja romântico, mas na hora de escolher um desenvolvedor de aplicativos, deve evitar as paixões à primeira vista.

A menos que você tenha um histórico comprovado na criação de aplicativos de sucesso, é provável que qualquer empresa que você escolher terá mais experiência nisso que você. Entretanto, esse motivo não é o suficiente para acelerar o processo.

O ideal é conhecer bem suas necessidades e, em seguida, decidir quem será capaz de entregá-las. Seu aplicativo novo pode ser uma ferramenta na prospecção de clientes ou um recurso para promover sua marca, e isso faz toda a diferença na tomada de decisão.

Faça uma lista de fornecedores competentes, revise seus portfólios e marque reuniões para certificar-se de que eles conseguem dar conta do recado.

Faça uma boa pesquisa

Antes de escolher um fornecedor de software para sua empresa, conclua sua diligência. Peça referências e entreviste clientes anteriores para garantir sua experiência.

Nessas entrevistas, lembre-se sempre de fazer as perguntas a seguir:

  • Como foi sua experiência ao trabalhar com X?
  • Seu projeto foi entregue no tempo?
  • Como vocês superaram desafios ao longo do caminho?
  • O resultado final estava de acordo com a sua expectativa?

Já nas conversas iniciais, será possível determinar se um fornecedor de software está pronto para lidar com os desafios que a sua empresa propõe.

Se o parceiro está amplamente familiarizado com os recursos disponíveis no mercado e faz as perguntas certas desde a primeira reunião, você pode ter certeza que encontrou o arranjo ideal.

Avalie a capacidade técnica de seu parceiro

A maioria dos desenvolvedores tem um site e exemplos de seu trabalho.

Mesmo que eles provavelmente não revelem uma quantidade enorme de informações sobre cada projeto em que trabalharam, respeitando a privacidade e confidencialidade de seus clientes, eles conseguem colocar algumas informações sobre os tipos de projeto com que costumam lidar.

Antes de escolher um fornecedor de software você deve conhecer sua capacidade técnica.

Descubra com que tipos de plataformas eles trabalham, há quantos anos estão no mercado e como é a composição de suas equipes.

Para assegurar-se de uma boa escolha, vale também perguntar sobre as metodologias e tecnologias utilizadas.

Conheça a reputação do desenvolvedor de aplicativos

Ter as melhores habilidades técnicas do mundo não faz nenhum sentido se a empresa escolhida não é agradável de se trabalhar ou tem um histórico de práticas de negócios suspeita.

Os depoimentos em seu website provavelmente não listarão falhas, mas conseguem dar-lhe uma ideia do número de clientes satisfeitos.

Verifique a reputação da empresa de desenvolvimento de aplicativos e, se possível, busque recomendações entre seu círculo profissional.

Uma boa estratégia para descobrir se uma empresa produz bons aplicativos é consultando as opiniões de usuários finais na Google Play e App Store.

Mas lembre-se do preconceito de negatividade: as pessoas estão mais propensas a escrever um comentário quando não gostam de algo do que o contrário.

Por isso, 100 comentários negativos não é uma marca tão ruim se o app em questão tem centenas de usuários ativos.

Certifique-se das habilidades de design

A identidade visual e o layout de um site ou aplicativo é tão importante quanto seu funcionamento.

Para que um aplicativo corporativo agregue valor a experiência do usuário, dê um passo adiante e procure fornecedores que possam oferecer grandes projetos de usabilidade e design.

Se o desenvolvedor de aplicativos escolhido tem experiência na criação de layouts intuitivos e dinâmicos, as chances de seu software ser um sucesso são muito maiores.

Entenda a importância da comunicação

Toda e qualquer ideia que você tem para o seu produto será filtrada por meio de seu desenvolvedor, portanto, é imperativo se comunicar bem com ele.

comunicação é muito mais do que simplesmente transmitir uma ideia: um bom desenvolvedor vai conseguir incorporar em seu planejamento muito mais do que você está dizendo.

Sem que você precise aprender os jargões da indústria, ele deve ser capaz de interpretar suas necessidades e te orientar caso tenha em mente dois requisitos que competem um com o outro, por exemplo.

Idealmente, a empresa de desenvolvimento de aplicativos escolhida deve ser parceira do seu negócio e não adversária — e a comunicação clara e aberta é chave para isso.

O único jeito de saber se a comunicação com seu fornecedor de software funciona é se comunicando.

Organize uma reunião e certifique-se de bater um bom papo com as empresas que estão bem colocadas em sua seleção. Se a química funcionar, aí sim é hora de tomar uma decisão.

Analise os preços praticados pelo desenvolvedor de aplicativos

Antes de tomar uma decisão, porém, devemos aferir quanto dinheiro sua empresa terá de investir nessa empreitada.

O custo praticado pelo seu fornecedor de software é provavelmente uma das coisas mais tangíveis a se verificar antes de fazer uma escolha.

E, embora, obviamente, você queira manter seus custos baixos, tenha em mente as seguintes questões:

  • horas de trabalho mais baratas não significam nada se o fornecedor escolhido leva o dobro do tempo para concluir um projeto;
  • muitas vezes, um custo mais alto por hora de desenvolvimento significa que o desenvolvedor tem mais experiência e está mais bem equipado para lidar com os desafios de um projeto;
  • a plataforma escolhida influenciará bastante no preço;
  • leve o custo em consideração, mas não se importe de pagar um pouco mais por uma empresa com que gosta de trabalhar e consegue estabelecer uma boa comunicação.

Lembre-se sempre: ao escolher uma empresa desenvolvedora de aplicativos que seja talentosa e confiável, sua empresa economizará no longo prazo.

E aí, você está pronto para escolher um fornecedor de software? Fale agora mesmo com a Fit Mobile e descubra as soluções inovadoras e criativas que disponibilizamos para seu negócio!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Desenvolvedor de aplicativos para sua empresa: Descubra como escolher
Título do Artigo
Desenvolvedor de aplicativos para sua empresa: Descubra como escolher
Descrição
A decisão mais importante que sua companhia pode tomar está em escolher um desenvolvedor de aplicativos. A empresa de desenvolvimento de aplicativos responsável por converter sua ideia em realidade deve ser confiável, ter uma boa reputação e demonstrar a capacidade técnica necessária para executar seu trabalho com excelência. Mas como encontrar esse parceiro ideal? Fazer as perguntas certas e procurar pistas no início do relacionamento pode ajudar. Para simplificar o processo, selecionamos 7 estratégias que você deve adotar ao escolher um fornecedor de software!
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa