Quem sonha em lançar um aplicativo no mercado, mas não é da área técnica, tem sempre uma pergunta em mente: quanto tempo vai levar para o desenvolvimento de aplicativos para celular? Quando meu app ficará pronto e funcionando perfeitamente?

O questionamento pode ser respondido de maneira direta. Em geral, o desenvolvimento de aplicativos para celular leva de 60 a 90 dias. Só que esse prazo não é, necessariamente, uma regra.

É importante considerar vários aspectos e especificidades técnicas do app antes de definir um prazo.

Por exemplo: você pode estar pensando em um aplicativo simples ou muito complexo. Talvez uma solução apenas para Android ou quem sabe para todos os sistemas operacionais móveis. Estas decisões estratégicas impactam no tempo de desenvolvimento.

Você quer entender melhor o assunto e prever o prazo do projeto de maneira mais precisa? Então, não deixe de ler este artigo. Vamos explicar quais as principais etapas para colocar um aplicativo no ar e quais as especificidades a serem consideradas. Boa leitura!

É possível construir qualquer tipo de aplicativo?

Sim! A tecnologia para aplicativos é acessível e há muitos profissionais capacitados no mercado. Porém, é importante explicar que a qualidade do app é proporcional ao tempo de desenvolvimento.

Você, com certeza, tem seus aplicativos preferidos no smartphone, não é mesmo? Provavelmente, usa o WhatsApp ou Facebook diariamente. Eles são rápidos, bonitos, raramente falham e tornaram-se vitais para nossas vidas.

Tanta qualidade não surgiu de uma hora para outra. Veio graças ao trabalho de grandes times de profissionais de tecnologia, com experiência no mercado e que dedicaram milhares de horas para deixar tudo perfeito.

Projetos pessoais ou de empreendedores não costumam dispor de tanto tempo ou recursos. Por isso, é fundamental que você tenha em mente o que realmente quer no aplicativo e dê preferência para as funcionalidades mais importantes.

Afinal, como definir o prazo para desenvolvimento de aplicativos para celular?

Nesta seção, elencamos para você as principais etapas a serem realizadas ao longo do projeto. Siga o passo a passo abaixo para obter o melhor resultado possível e conseguir prever com bastante exatidão o prazo do desenvolvimento.

Lembre-se que estipular um cronograma fiel à realidade também ajuda a manter o orçamento dentro do planejado. Um prazo cumprido à risca significa dinheiro bem usado e pouco (ou nenhum) desperdício.

Etapa 1: planeje como será o app

É a mais básica e primordial de todas as etapas. Coloque no papel o que você quer com o seu app, qual público deseja atingir e qual o orçamento disponível para o projeto.

Nesta etapa, você definirá critérios importantes. Cada um deles vai refletir no prazo. Vamos destacar as principais decisões que você precisa tomar. Acompanhe!

  • O app vai funcionar em apenas um sistema operacional (por exemplo, Android) ou em várias plataformas (Android, iOS e Windows Phone)?
  • Você quer o produto desenvolvido de maneira nativa, ou seja, utilizando a linguagem específica para cada sistema operacional, ou prefere o desenvolvimento híbrido, desenvolvido uma única vez e que funciona em qualquer sistema?
  • Quantos usuários você pretende conquistar com o aplicativo?
  • Será preciso inserir ferramentas de “autenticação”, ou seja, o usuário terá que se logar de alguma forma para utilizar o app, aumentando a segurança?
  • Você está planejando que o app seja um produto pronto ou um protótipo a ser modificado com o tempo?

Cada resposta vai impactar diretamente no cronograma. Pense bem antes de definir cada uma.

Etapa 2: defina quem desenvolverá o app

Em seguida, faça uma pesquisa para descobrir quais alternativas você tem para desenvolvê-lo. Veja as plataformas de desenvolvimento, que oferecem maneiras mais ágeis (porém limitadas) para criar o aplicativo, a contratação de um freelancer ou de uma empresa especializada em desenvolvimento de aplicativos.

Contratar empresas especializadas costuma ser muito vantajoso. Pela experiência e conhecimento técnico, as software house conseguem prever o tempo e o gasto com mais precisão e entregar o produto dentro da sua expectativa.

Etapa 3: estruture o projeto com a empresa contratada

Colocar suas ideias no papel é apenas a primeira fase do projeto. Em seguida, é hora de conversar com especialistas do setor para alinhar as demandas e traçar as estratégias de execução.

A etapa de estruturação costuma durar de duas a quatro semanas. Nesse período, a software house e o cliente definem as linhas básicas do design, as funcionalidades a serem criadas, a arquitetura de informação e como se dará a interação entre as partes.

Com tudo isso bem especificado, o projeto tende a fluir de maneira mais ágil e dentro do cronograma esperado.

Etapa 4: acompanhe o desenvolvimento

Com a etapa 3 concluída, é hora de arregaçar as mangas. O time de desenvolvimento entra em campo e começa a tirar o projeto do papel. Uma equipe completa e multidisciplinar é composta por desenvolvedores, testers, designers, gestores de projetos e analistas.

A primeira fase costuma ser a do design. Com o design definido, os desenvolvedores começam a escrever os códigos, integram os frameworks e as ferramentas tecnológicas.

Em seguida, quem coloca a mão na massa são os testers. Eles verificam se o app está funcionando da maneira correta.

A etapa 4 é a mais longa. Pode durar de 4 a 8 semanas.

Etapa 5: faça o teste você mesmo

Com a primeira versão pronta, a empresa devolve o app para o cliente (você). É hora de você mesmo fazer os testes, checar se está tudo dentro do combinado e pedir alguns ajustes no sistema.

As oportunidades de melhorias detectadas voltam para a empresa, que faz as correções necessárias.

Em geral, esta etapa dura até duas semanas.

Etapa 6: coloque o app na loja virtual

Chegou a hora de sentir o frio na barriga, a hora de colocar o seu app para ser baixado em alguma loja virtual, como Apple Store ou Google Play Store.

A empresa desenvolvedora ajuda você nesse processo, afinal, exige certo conhecimento para ser concluído da maneira correta.

As lojas do Google e da Apple levam até duas semanas para aprovar o app e liberar para que seja baixado pelos usuários.

Etapa 7: receba suporte da empresa desenvolvedora

Com o aplicativo no ar e usuários fazendo download, é importante você continuar o processo de desenvolvimento.

Vão surgir novas demandas dos usuários, oportunidades de melhorias e dicas para deixar o produto ainda melhor.

Por isso, mantenha um contrato de suporte com a empresa desenvolvedora. Assim, você terá mais agilidade para aprimorar o seu app.

Desenvolvimento de aplicativos para celular é uma missão que exige bastante dedicação, mas com certeza você pode colocá-la em prática. Basta seguir as dicas acima e contratar uma boa empresa do ramo. Não deixe de curtir nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades que temos para você.

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Desenvolvimento de aplicativos para celular: quanto tempo leva?
Título do Artigo
Desenvolvimento de aplicativos para celular: quanto tempo leva?
Descrição
Vamos explicar quais as principais etapas para colocar um aplicativo no ar e quais as especificidades a serem consideradas. Boa leitura!
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa