Com a forte recessão econômica sofrida desde o ano de 2014, o empreendedorismo no Brasil por necessidade aumentou, uma vez que profissionais qualificados de diferentes áreas acabaram perdendo o emprego. De acordo com dados do Sebrae, 11 milhões de empresas foram criadas desde então, mostrando a necessidade de compreender o cenário do empreendedorismo no Brasil.

Mesmo com a incerteza, trabalhar para o seu próprio objetivo, ter seus próprios horários e ter total autonomia acabam sendo fatores decisivos que inspiram pessoas a empreender por conta própria.

No entanto, fazer isso no Brasil sempre apresentou algumas dificuldades, afinal 30% das novas empresas acabam não conseguindo se manter no mercado. Isso demonstra a importância de o empreendedor estar preparado para lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades para não entrar nessa estatística.

Desse modo, apresentamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o empreendedorismo no Brasil na atualidade. Acompanhe até o final!

Vale a pena ser empreendedor?

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, 65% dos especialistas mencionam que a cultura inspira pessoas a empreenderem. Não é a toa que 76% dos jovens brasileiros sonham em ter seu próprio negócio.

Além disso, alguns fatores que incentivam pessoas a terem seu próprio negócio são a flexibilidade de horário, a falta de um chefe e o objetivo próprio. Hoje, a motivação é um dos fatores que influenciam mais do que a própria remuneração. Dessa forma, empreender é a oportunidade para sentir-se motivado e fazer o que gosta.

Pensando agora em empreendimentos digitais, o leque de benefícios aumenta. Podemos começar pelo baixo investimento, pois é possível utilizar a estrutura de casa e dispensar o pagamento de taxas como o aluguel.

Outro benefício de empreender online é a baixa manutenção, pois não exitem reformas físicas ou grande estoque. O maior investimento é feito no marketing e em um site interativo e o investimento inicial não é muito alto. Além disso, se os custos são baixos e a quantidade de vendas for satisfatória, os lucros são maiores!

Quais os principais desafios do empreendedorismo no Brasil?

Como nem tudo são flores, infelizmente os desafios ainda são muitos e são os mesmos para todos. Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, 86,7% dos especialistas entrevistados afirmaram que o maior desafio do empreendedorismo no Brasil está relacionado às políticas governamentais. Alguns aspectos apontados foram as áreas tributárias e de desburocratização, o que atua diretamente nos impostos pagos, por exemplo.

Outro ponto muito relevante é a questão financeira. Em média, 45% dos especialistas observam uma maior dificuldade na disponibilização de recursos para quem está começando o próprio negócio. Além disso, 28,3% apontam que o cenário político e econômico representam um fator limitante.

Outra questão ligada ao financeiro é a falta de um salário fixo. Esse é um dos fatores que mais deixam autônomos apreensivos, porém, caso haja um bom planejamento financeiro, é possível conviver com maior estabilidade.

Quais as tendências do empreendedorismo no Brasil?

Para começar o próprio negócio é imprescindível estar atento às tendências para, assim, já estar um passo à frente, não é mesmo? Portanto, veja o que você pode fazer para ser um empreendedor de sucesso:

Marketing interativo

Não tem jeito. Se você quer ter consumidores fiéis deve apostar em um marketing de conteúdo que engaje seu público e que seja criativo. Portanto, use e abuse de plataformas interativas como as mídias sociais e possibilite a interação entre marca e usuários.

Internet das coisas

Sim, a internet das coisas é um avanço tecnológico no qual se deve investir, uma vez que os consumidores buscam por novas possibilidades de utilizar seus produtos. Por exemplo, controlar o armário por meio do próprio celular.

Negócios online

Ter uma loja física, diferentes funcionários para abrir e fechar a loja, estoque gigante: você não precisa mais disso. O e-commerce vem crescendo velozmente no Brasil, com expectativa de aumentar 15% em relação ao ano passado e chegar a um faturamento de R$ 69 bilhões este ano. Vale o investimento!

Que negócios são mais indicados para iniciar uma empresa?

Alguns negócios estão se destacando no Brasil, tanto pela novidade quanto pela maior comodidade possibilitada pela internet. Veja algumas das opções em que você pode investir para ter o seu negócio de sucesso.

Mercado de pets

O mercado de pets vem crescendo cada vez mais! O Brasil apresenta o terceiro maior mercado do mundo de acordo com a pesquisa do IBGE. E o mais interessante é que seu crescimento está a todo vapor mesmo em época de resseção! Ou seja, vale a pena apostar, não é mesmo?

Setor de beleza e cosméticos

De acordo com uma entrevista do presidente nacional do Sebrae Luiz Barreto, a beleza masculina é um grande mercado visto que seu crescimento foi de mais de 100% nos últimos anos. Mas é claro que esse não é um setor só para homens: as mulheres ainda dominam o mercado!

Alimentação saudável

O mercado de alimentos naturais não para de crescer no Brasil. Seja por meio de lojas físicas ou online, com uma maior procura por academias e produtos fitness, o brasileiro vem buscado também por uma alimentação mais saudável. Esse pode ser um bom caminho a se investir. Podemos ver que, independentemente do tipo de negócio, o importante é colocar a mão na massa e escolher, dentre tantas opções, o negócio que mais combina com o que você gosta e sabe fazer.

A taxa de autônomos cresceu bastante pela necessidade, mas também pela oportunidade. Hoje, por mais que as estatísticas apontem o fechamento de várias empresas logo no começo de suas atividades, as novidades tecnológicas podem ajudar muito os empreendedores, sobretudo aqueles que querem investir em negócios digitais.

É importante entender o cenário do empreendedorismo no Brasil para, então, conseguir estabilidade e chegar ao sucesso. Dessa forma, esteja atento aos desafios mas lembre-se de todos os fatores positivos que os negócios digitais têm a oferecer e acredite no seu próprio negócio. Além do baixo investimento você tem a oportunidade de fazer o que gosta e de casa!

Agora que você sabe como está o cenário do empreendedorismo no Brasil, saiba como abrir sua própria empresa online e suas vantagens!

Avaliação
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Empreendedorismo no Brasil: conheça como está o cenário atual
Título do Artigo
Empreendedorismo no Brasil: conheça como está o cenário atual
Descrição
Com a forte recessão econômica sofrida desde o ano de 2014, o empreendedorismo no Brasil por necessidade aumentou, uma vez que profissionais qualificados de diferentes áreas acabaram perdendo o emprego. De acordo com dados do Sebrae, 11 milhões de empresas foram criadas desde então, mostrando a necessidade de compreender o cenário do empreendedorismo no Brasil.
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa