O celular, hoje, é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Algo que só foi possível a partir do surgimento e da popularização do smartphone, em que os sistemas operacionais disponíveis operam com, entre outras coisas, apps. Nesse sentido, atualmente é importante pensar em contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis. Já pensou sobre esse assunto?

Primeiro, os números: no nosso país, mais de 84 milhões de adultos acima de 18 anos têm smartphone — isso corresponde a 54% da população dessa faixa etária. Para se ter uma ideia de como a popularização de celulares — e consequentemente da internet na palma da mão — é algo recente, em 2013, 15% dos adultos possuíam um smartphone.

Esses números são de uma pesquisa divulgada em junho de 2018 pelo Pew Research Center, que também mostram que a taxa de pessoas que têm celular quase dobrou a cada ano nos últimos cinco anos. Se em 2014, 24% dos brasileiros com mais de 18 anos possuíam celulares com internet, no ano seguinte eram 41%. O mesmo estudo aponta uma mudança nos costumes, relevante para este artigo: 90% dos brasileiros com idades entre 18 e 36 anos acessavam “ocasionalmente” a internet. O número muda conforme se desloca a faixa etária. Para pessoas com mais de 37 anos, o volume é de 57%.

Os números dessa pesquisa apontam um caminho sem volta de acesso à internet por meio de aparelhos celular. Nesse contexto, está uma oportunidade. Por que não colocar a sua empresa em destaque, com um aplicativo próprio? Mas aí entra outra questão: como escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis? Aqui vão cinco tópicos para ajudar você a tomar uma decisão acertada.

Busque informações sobre a capacitação da equipe

Imprescindível é saber quais as qualificações da equipe que fará o aplicativo. É necessário que esse grupo de pessoas possua experiência com a atividade, e tenha desenvolvido ao menos um projeto semelhante àquele que você almeja.

Por isso mesmo, a melhor dica para obter informações sobre a capacitação do pessoal é conhecer seus projetos anteriores. Peça por um por portfólio. Num outro momento, atente para os cursos que a equipe fez. Além da graduação, é claro, observe os interesses das pessoas evidenciado em cursos livres.

Analise os preços de mercado

O preço é um fator a se considerar também, mas longe de ser o mais importante — afinal, como diz o clichê, mesmo o barato pode sair caro. Então, não dá para simplesmente escolher a empresa que cobre o valor mais em conta.

Faça o seguinte: observe os os preços de todas as equipes que prestam esse tipo de serviço e tire uma média. Avalie então o custo-benefício, a proximidade da equipe em relação ao que o mercado cobra, a familiaridade dos desenvolvedores com o nicho da sua empresa, entre outras coisas.

Também é importante questionar a desenvolvedora sobre possíveis taxas e custos adicionais que podem ser aplicados ao longo do projeto — desenvolvimento e execução do software podem ter imprevistos. O valor total inicial já cobre outras possíveis demandas?

Peça referências de clientes

Outro passo para ajudar na escolha de quem deve desenvolver o aplicativo é obter referências de outros clientes da empresa que você está considerando como opção.

Pesquise ou peça uma lista dos clientes e seus respectivos projetos. Além de entender melhor a capacidade e as possibilidades de seu app, você também pode ter diversas ideias de ferramentas que podem ser aplicadas ao seu próprio aplicativo.

Procure por empresas que permitam testar o app

Os testes do app devem fazer parte do serviço prestado pela contratada. São essas tentativas de uso do aplicativo que garantirão o funcionamento adequado da ferramenta e suas funcionalidades, além de uma melhor experiência para o usuário.

Ao desenvolver um software, é essencial que o desenvolvedor faça com que ele cumpra tudo que propõe. O que só é possível com dezenas de testes, e, consequentemente, ajustes durante o processo de execução do projeto.

Conheça uma ótima opção do mercado

Já mencionamos o quanto verificar o trabalho anterior da empresa é importante, não é mesmo? Por isso é importante falarmos da Fit Mobile, empresa especializada em desenvolver aplicações móveis. Veja, a seguir, alguns destaques da empresa.

Desenvolvimento Nativo para iOS

A Fit Mobile é focada na criação de aplicativos nativos para iOS 8 e 9, que funcionam em iPhones, iPads e iPods com diversas dimensões e resoluções de tela. Os app podem ser baixados pela Apple Store e possuem velocidade e performance otimizadas.

Desenvolvimento Nativo para Android

A empresa também cria aplicativos nativos para Android Jelly Bean (4.1), KitKat (4.4), Lollipop (5.0) e Marshmallow (6.0), atingindo milhares de dispositivos diferentes.

Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos

Outra possibilidade é a de criar aplicativos multiplataforma para sistemas como iOS, Android and Windows Phone. O que é possível com o uso de HTML5, CSS3, Javascript e o framework PhoneGap/Cordova. A programação é mais ágil e as regras de negócio são divididas entre as diversas plataformas.

Desenvolvimento de Protótipos e MVPs

Ainda é possível ter a criação rápida de protótipos, além de produtos mínimos viáveis (ou MVPs) para validação de ideias e modelos de negócios. Isso abre a possibilidade de testar hipóteses, obter feedback dos usuários e pivotar o modelo.

Painéis Administrativos e Serviços de Backend

Em outro momento, dá para requisitar sistemas server side para gestão de usuários, tabelas auxiliares e demais configurações dos aplicativos. Desenvolvimento de WebAPIs e Webservices, que podem ser consumidos em nuvem, por qualquer tecnologia no lado cliente.

Metodologia Ágil

Outra vantagem é a utilização de metodologias ágeis, como Scrum e Agile, para reduzir o tempo do desenvolvimento, diminuir os erros e permitir melhorias incrementais nos aplicativos. Priorização dos indivíduos e suas interações, com foco em uma comunicação frequente com os nossos clientes.

Agora, já está claro qual deve ser a sua opção? Considere entrar em contato com a Fit Mobile, empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis especializada em apps customizados, com foco em resolução de problemas para exponenciar os resultados da sua empresa. Venha conosco!

  • Avaliação
5
Resumo do Artigo
Empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis: como escolher?
Título do Artigo
Empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis: como escolher?
Descrição
O celular, hoje, é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Algo que só foi possível a partir do surgimento e da popularização do smartphone, em que os sistemas operacionais disponíveis operam com, entre outras coisas, apps. Nesse sentido, atualmente é importante pensar em contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis. Já pensou sobre esse assunto?
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa