Os brasileiros são usuários dedicados a seus aplicativos de celular. Pelo menos é isso que indica o levantamento da Cheetah Mobile. Nós somos líderes em engajamento e usamos, pelo menos, 29 aplicativos por mês. Isso significa que o seu negócio está perdendo tempo se ainda não encontrou uma empresa de desenvolvimento de aplicativos.

Afinal, estar entre um desses 29 aplicativos significa estabelecer um relacionamento mais íntimo com o seu consumidor e fazer parte da vida dele. No entanto, para que isso aconteça é preciso uma boa ideia, uma solução inovadora e o parceiro certo.

Hoje você verá por que e como fazer um aplicativo para sua empresa, quais os benefícios dessa iniciativa e quais critérios devem ser levados em consideração na hora de escolher uma empresa para o desenvolvimento de aplicativos. Pronto? Vamos lá!

1. Por que fazer um aplicativo para a minha empresa?

Atualmente, mais de 50% de todo o tráfego global da web vem de dispositivos móveis. Você já deve ter percebido que as pessoas utilizam seus smartphones para fazer todo tipo de coisas, desde o pagamento de contas a visitas às redes sociais, certo? Isso significa que não faz sentido deixar de atender essa fatia do mercado.

Você deve estar pensando agora: “mas eu já tenho um site responsivo. Ele não é o suficiente para que meus clientes me encontrem na web”? Embora uma versão responsiva do seu site principal seja imprescindível, ela pode vir com uma série de problemas.

O principal deles é não corresponder ao que os visitantes esperam ver em seu site principal. É que o modelo “one-size-fits-all” (de tamanho único) não reflete a realidade e entrega experiências bem diferentes se alguém está visualizando seu website no desktop ou num celular.

Há outros inúmeros motivos para fazer um aplicativo para sua empresa que vão além dessa questão. Hoje vamos nos ater a 4 deles, confira!

1.1 Melhor experiência de uso

A semelhança de uma experiência móvel com a experiência de um desktop é basicamente nula. Isso significa que um parágrafo de texto relativamente curto para um monitor convencional parecerá como um bloco interminável de texto em uma tela bem menor.

A pergunta que fica é: atualmente um site responsivo ainda é o suficiente para atender essa crescente parcela de consumidores móveis? A resposta é não. Por isso, se você quer entregar a melhor experiência de usuário possível, invista num app mobile.

Enquanto um site oferece inúmeras vantagens em termos de SEO — coisa que um app não pode entregar —, criar um aplicativo pode reduzir a fricção de várias maneiras diferentes. Aplicativos são melhores em se lembrar de um usuário, por exemplo, e não demandam que eles façam login em suas contas toda vez que se conectam.

Com as configurações apropriadas eles podem se lembrar, inclusive, de detalhes de pagamento e poupar muito tempo de seus visitantes.

1.2 Navegação simplificada

Comprar uma passagem de avião ou encomendar uma pizza são tarefas que podem ser feitas num app com o mesmo nível de simplicidade. Um processo de check-out acelerado funciona como o pedido de “1 clique” em lojas online como a da Amazon, e facilita tanto a navegação quanto a compra.

Por isso, aplicativos convertem 20% melhor que sites, como informa a pesquisa da Citreo. Esses níveis maiores de conversão são fáceis de explicar.

Apps reduzem significativamente o tempo de check-out e, por isso, reduzem os níveis de abandono de carrinho. Imagine investir em um recurso que pode garantir mais negócios? Esse é um dos grandes motivos para se fazer um app.

1.3 Um canal de comunicação eficiente

Comunicar-se bem com o cliente é fundamental na fidelização e outro motivo para investir em um app. Há muitas chances de que seu site atual tenha uma janela de diálogo, que abre automaticamente com a chegada de um novo visitante.

Quando isso é levado para um layout responsivo, todavia, aquela janela tão útil acaba virando um estorvo, que toma boa parte da tela e interrompe o fluxo da navegação. Em um aplicativo há outras opções.

Você não precisa se ater a uma guia de ajuda e um formulário simples de contato. Um centro de mensagens ou mesmo um bate-papo em tempo real são alternativas possíveis e que podem ser integradas ao aplicativo sem prejudicar a navegabilidade.

1.4 Canais diretos com o consumidor

Quer ainda mais motivos para ter seu próprio aplicativo? Pense, então, na possibilidade de entrar em contato ativamente com o consumidor sempre que quiser. Notificações de SMS costumam ser lidas muito mais rápido que e-mails marketing, mas para enviá-las é preciso coletar os números de telefone de clientes e gastar algum dinheiro em seu disparo.

O uso de notificações push, por sua vez, é uma maneira poderosa e imediata de alcançar consumidores, mais difícil de ignorar que um SMS e tão simples e barata de se implementar que você vai se perguntar porque não pensou nisso antes.

Notificações push ainda tem outras vantagens, como o fato de que você pode fazer a linkagem de seu conteúdo com trechos de seu app — como um cupom ou um novo item adicionado a loja — e enviá-las baseado em geofencing.

Essa técnica alerta os clientes apenas quando eles estão próximos a uma localização escolhida por você e é um grande motor de conversões.

Se depois de ler todos esses benefícios você está convencido de que seu negócio precisa de um aplicativo móvel, é hora de começar a pensar em como desenvolvê-lo. Encontrar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos tende a ser uma tarefa difícil, mas ela pode ser simplificada se você já tiver em mente o que gostaria de ver em seu novo app.

2. Como desenvolver um aplicativo?

Chegamos então ao início do desenvolvimento do seu aplicativo, que é quando você definirá os objetivos que pretende completar com ele, pesquisará a concorrência e validará sua ideia. Todas essas etapas são igualmente importantes para o sucesso e cabe à sua empresa completá-las internamente antes de buscar um fornecedor.

Com essas informações em mãos, todas as suas conversas com uma empresa desenvolvedora de apps serão mais diretas e produtivas. A partir daí, escolher a desenvolvedora certa para transformar seu app em realidade será como um passeio no parque.

2.1 Defina um objetivo

Usando uma caneta e um papel, defina o que você quer realizar. Pergunte e responda às seguintes questões:

  • O que você quer que seu aplicativo faça?

  • Como você vai atrair usuários?

  • Que problemas seu app resolverá?

  • Como ele será comercializado?

Você não conseguirá chegar a lugar nenhum se não tiver metas claras. A falta de visão frustrará sua equipe e os desenvolvedores com os quais você trabalhará. Por isso, antes de fazer qualquer coisa, defina uma imagem clara do que pretende conquistar.

2.2 Pesquise

Dispondo de metas em mãos, é hora de começar a sua pesquisa. Afinal, o primeiro passo para o lançamento bem-sucedido de qualquer produto ou serviço envolve horas e horas de análise da concorrência. Você precisa descobrir se o aplicativo que quer fazer já foi inventado e se a sua opção pode ser ainda melhor.

Depois de ler e de informar-se, provavelmente muitas ideias que você defendia no início não estarão mais ali. Não veja isso como um ponto negativo, uma vez que agora seu produto começa a tomar forma e a corresponder às expectativas do mercado.

Nessa etapa, use a internet como sua aliada e aproveite para descobrir também se sua ideia é viável e se a tecnologia para colocá-la em prática já existe. Tire um tempo para detectar falhas em seu projeto e buscar soluções.

2.3 Crie wireframes

Em tecnologia, wireframes são como rascunhos elaborados que dão um entendimento melhor do seu projeto. Aqui é onde você deixa de ter um esboço e passa a ter uma ideia de verdade, com clareza e funcionalidade.

Existem vários sites de wireframing que você pode usar para isso, como o InvisionApp. Eles também podem ser feitos com caneta e papel. O truque é encontrar o método que mais lhe agrada e ater-se a ele.

Seu wireframe deve conter instruções de navegabilidade e um apanhado das funcionalidades de seu app — e de como você as imagina em funcionamento. Com essas informações, passar para terceiros a ideia de app que você tem em mente será menos desafiador.

2.4 Valide sua ideia

Agora é hora de verificar se o seu aplicativo tem usos reais. Chame seus amigos, familiares e quaisquer outras pessoas dispostas a lhe oferecer críticas construtivas e mostre a sua ideia. Ouça o que eles têm a dizer e implemente as mudanças que achar necessárias.

2.5 Encontre uma empresa desenvolvedora de aplicativos

Com todas as bases para o seu aplicativo no lugar, você pode começar a procurar um fornecedor para transformá-lo em realidade. Não se esqueça de refletir bastante a respeito da escolha. Afinal, você trabalhará com esse parceiro por um bom tempo e deve estar certo de que ele consegue entregar tudo o que a sua empresa precisa.

Você está pensando em desenvolver seu aplicativo internamente? É melhor tirar essa ideia da cabeça. Veja, a seguir, os principais benefícios de uma empresa de desenvolvimento de aplicativos.

3. Quais são os benefícios de uma empresa de desenvolvimento de aplicativos?

Encontrar a melhor empresa para criar aplicativos é mais difícil do que parece. Há muitos desenvolvedores de apps móveis que devem ser capazes de fazer o seu aplicativo, mas a verdade é que a maioria deles não o desenvolverá por um preço bom.

Existem algumas empresas que aumentam os preços por sentirem que são mais organizadas ou que oferecem o melhor serviço ao cliente, entretanto isso nem sempre significa que elas conseguem entender suas necessidades.

Outras companhias citam uma estimativa de custo razoável, mas acabam por excedê-la por falta de planejamento. Nenhuma dessas situações é ideal.

É preciso encontrar uma empresa que trate seus clientes de forma diferente, educando-os sobre o funcionamento interno de seu app e sobre o processo de desenvolvimento.

O que acontece, então, é que você pode encontrar facilmente um desenvolvedor de aplicativos para a sua organização, mas encontrar a empresa certa é outra história. Se você não tiver acesso ao desenvolvedor adequado, o design de seu app e o seu código não serão úteis, por mais modernos e atraentes que pareçam.

Gerar lucro será algo difícil e toda a experiência pode ser um grande desperdício de dinheiro. Além disso, existem outros 7 benefícios que a sua empresa ganha ao procurar um desenvolvedor externo. Confira!

3.1 Experiência

A empresa certa tem uma série de vantagens. Ela provavelmente lança centenas de aplicativos todos os anos e tem uma grande experiência no assunto. Ao constituir uma parceria com ela você ganha muito em termos de know-how.

3.2 Equipe diversificada

Ela também tem uma equipe muito mais flexível do que você poderia montar internamente. Essa equipe é capaz de atender suas necessidades de design, desenvolvimento e, em alguns casos, até mesmo auxiliá-lo a tornar seu app rentável.

3.3 Solução de problemas

A empresa de desenvolvimento ideal também tem conhecimento o bastante para resolver todos os seus problemas, por mais específicos que eles pareçam. Não adianta encontrar um parceiro que compreende as suas necessidades, mas não propõe soluções. As duas coisas devem andar juntas para o sucesso do seu aplicativo.

Um desenvolvedor profissional sabe que está produzindo uma soma de experiência de usuário, software funcional e infraestrutura técnica bem afinada. Portanto, ele consegue criar e entregar um produto polido, que se equilibra para atender às suas necessidades e as do seu público-alvo.

3.4 Foco no seu negócio

A grande vantagem de contar com uma empresa de desenvolvimento de aplicativos é que eles cuidarão de todos os desafios enquanto você pode concentrar seu foco em seu negócio principal.

É claro que, inicialmente, será preciso fornecer suas ideias e requisitos para o projeto, mas caberá apenas ao desenvolvedor transformar esses requisitos em realidade. Ao longo desse período, sua equipe está livre para trabalhar no crescimento da sua organização.

3.5 Geração de valor

Outro aspecto positivo de trabalhar com parceiros é que eles estão no negócio de desenvolver software, portanto sabem o que é importante e o que não é. Eles provarão isso por meio das perguntas que fazem para você.

Se houver recursos adicionais, que eles acham que podem beneficiar o usuário, eles não deixarão de mencionar. Seu grande objetivo é agregar o máximo de valor possível ao projeto.

3.6 Orientação

Talvez você chegue ao seu desenvolvedor com a ideia de criar um app para uma determinada plataforma e saia de lá com outro pensamento. Afinal, eles estão atualizados no assunto e podem sugerir as melhores opções para você.

Conhecendo os prós e contras de cada uma delas, bem como seus custos, eles saberão apresentar as vantagens e desvantagens de cada investimento.

Se você pretende começar com algo simples, eles podem sugerir o melhor lugar para isso. Tudo com a tranquilidade de quem sabe que está se beneficiando da opinião de especialistas para produzir o melhor produto possível.

3.7 Testes

Por último, uma empresa especializada possui os recursos para testar todos os aspectos de sua criação. Você não precisa passar pelo constrangimento de lançar uma primeira versão de seu aplicativo cheia de erros e seus consumidores não precisam ser cobaias.

Desenvolvedores especializados têm sistemas e métodos para assegurar que seus produtos sejam muito bem testados antes que clientes reais os vejam.

4. Como escolher a empresa de desenvolvimento de aplicativos ideal?

Já mencionamos que decidir com quem se associar para o design e o desenvolvimento de aplicativos não é a mais fácil das decisões. Selecionar a empresa certa é a diferença entre um aplicativo rentável ou não. Quer ver como fazê-la e o que avaliar em um potencial parceiro?

Confira 7 coisas para manter em mente quando for escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis.

4.1 Não selecione o primeiro desenvolvedor de apps que você conhece

O desenvolvimento de apps é um processo complexo e o primeiro desenvolvedor que você abordar, com certeza, provavelmente saberá mais que você sobre o assunto. Não se deixe impressionar facilmente.

Lembre-se de você precisa ser meticuloso em sua pesquisa para encontrar o parceiro adequado. Discuta suas expectativas com várias pessoas e aperfeiçoe-as com o conhecimento e experiência obtidos junto a cada desenvolvedor.

4.2 Certifique-se de que ele tem conhecimento técnico

A empresa desenvolvedora de aplicativos que você escolheu precisa ter conhecimento profundo e compreensão do sistema operacional no qual você deseja desenvolver a sua aplicação.

Ela também deve ter uma compreensão clara das diretrizes de desenvolvimento de cada loja de aplicativos. Revise seu portfólio e faça download de aplicativos anteriores para determinar se você gosta do que vê.

4.3 Considere o custo-benefício

O desenvolvimento de aplicativos não é barato e, por um lado, isso é bom. Você não deve escolher a opção mais barata do mercado porque ela raramente entrega os melhores resultados. Todo mundo tem um orçamento e, muitas vezes, ele é desperdiçado em fornecedores incompetentes na vã esperança de economizar.

Criar apps é um investimento e, como qualquer outro, deve entregar resultados. É preciso encontrar uma desenvolvedora que entregue tanta qualidade quanto você espera.

Um orçamento mais caro, muitas vezes, significa uma equipe maior dedicada ao seu projeto. Isso quer dizer programadores, designers e equipes de testes focadas no sucesso do seu aplicativo.

4.4 Busque por suporte pós-implantação

Um ótimo sinal de uma desenvolvedora confiável é a capacidade de fornecer suporte técnico pós-implantação. A empresa escolhida deve ser capaz de corrigir todos os erros que possam surgir quando o aplicativo atinge o usuário final. É uma boa ideia contratar alguém que enfatize isso.

Certifique-se de perguntar a empresa desenvolvedora de aplicativos em potencial sobre seu sistema de suporte depois que o app é publicado na App Store e como eles lidam com a atualização de apps integrados — como Facebook e Instagram. Questione também acerca da correção de bugs após o lançamento.

Isso é importante, pois alguns desenvolvedores oferecerão um período curto de “bônus” e outros nem isso. É preciso saber como o parceiro escolhido cuidará de você quando problemas surgirem.

4.5 Verifique as referências do desenvolvedor

Independentemente de que empresa você escolher para sua parceira, é necessário verificar, pelo menos, duas referências. Elas podem ser clientes de projetos anteriores, que saibam informar se estão satisfeitos com o produto final ou clientes de projetos atuais.

Os últimos lhe darão uma ideia do quão ocupado o desenvolvedor está agora e se ele sabe cumprir cronogramas. Esse processo é complicado, mas você precisa se proteger — essa é uma das maneiras mais eficazes de fazê-lo. Qualquer desenvolvedor de apps com um histórico positivo não deverá ter problemas para fornecer referências a seus clientes.

4.6 Teste sua capacidade de entregar a tempo

Seu parceiro no desenvolvimento de aplicativos consegue entregar seus produtos dentro do prazo? O envio fora do cronograma é provavelmente um dos maiores motivos para o encarecimento de um projeto e pode significar uma oportunidade desperdiçada para o seu negócio.

Você quer ter certeza de que a empresa com que você gasta milhares de reais vá cumprir suas promessas, certo? Portanto, consulte-a sobre prazos e suspeite se eles não parecerem realistas. Criar um app é um trabalho difícil e quem promete coisas demais em tempo de menos, com certeza, vai lhe decepcionar.

Sempre que possível, teste a capacidade de entrega do parceiro. Planeje um projeto piloto para obter garantias de pontualidade.

4.7 Descubra se ele cria aplicativos personalizados

Algumas agências de desenvolvimento de aplicativos móveis reutilizarão um aplicativo genérico para atender às suas necessidades. Isso pode ser bom para algumas empresas com necessidades igualmente genéricas. No entanto, no final das contas, costuma não atender a todas as suas necessidades individuais.

É provável que você queira um aplicativo completamente personalizado. Optar por essa solução genérica pode poupar dinheiro, mas vai garantir resultados inferiores. Certifique-se de que a empresa desenvolvedora de aplicativos sabe disso e que está pronta para criar uma aplicação só para a sua empresa.

Selecionar uma empresa para criação de aplicativos para celular é um processo complexo e você definitivamente quer ser minucioso em sua pesquisa. Um erro pode lhe custar muito caro e, por isso, é preciso pensar bem antes de fechar negócio com alguém.

A coisa mais importante a se fazer é avaliar uma desenvolvedora em seus trabalhos anteriores e conversar com alguns de seus clientes. Isso lhe dará mais clareza sobre as capacidades, os processos e as preocupações do desenvolvedor escolhido.

A Fit Mobile é uma empresa de desenvolvimento de aplicativos experiente e cheia de histórias de sucesso para contar. Entre em contato conosco agora mesmo e comece a planejar seu primeiro app!

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Os brasileiros são usuários dedicados a seus aplicativos de celular. Pelo menos é isso que indica o levantamento da Cheetah Mobile. Nós somos líderes em engajamento e usamos, pelo menos, 29 aplicativos por mês. Isso significa que o seu negócio está perdendo tempo se ainda não encontrou uma empresa de desenvolvimento de aplicativos.
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