Em um mundo onde tudo acontece muito rápido, mas que qualidade também é um fator primordial para que se possa conquistar os clientes, quem busca uma empresa desenvolvedora de aplicativos precisa estar atento ao futuro parceiro.

Um bom empreendedor é aquele que presta atenção no mercado e nas oportunidades que aparecem. Independentemente do ramo de atuação, boas ideias só podem se tornar em negócios lucrativos se forem bem trabalhadas.

Para que você não fique perdido no momento de avaliar qual é a melhor empresa desenvolvedora de aplicativos para o seu negócio, vale a pena conferir algumas dicas. Acompanhe!

Entenda bem a necessidade do negócio

A primeira coisa a se fazer é conseguir listar tudo que o seu plano de negócios exige. Ainda que o modelo comercial possa – e deva – ser evoluído à medida que a ideia vai se aprimorando, é necessário saber o que esperar de uma empresa desenvolvedora de aplicativos.

Avalie as funcionalidades que são necessárias, como cadastro de clientes, ilustrações, mapas, convites para redes sociais, etc. Isso vai facilitar bastante a conversa com o seu fornecedor.

Se puder, tente entender e identificar o que é primordial para o projeto e o que pode ser acrescentado depois como forma de atualização do seu aplicativo. Quanto mais cedo você perceber o que é fundamental e o que é acessório, mais fácil vai ser gerenciar o seu orçamento.

Pesquise mais de um desenvolvedor

Existem, hoje, no mercado, várias empresas que oferecem o serviço de desenvolvimento de aplicativos. Ainda que cada uma tenha um foco de trabalho mais voltado para determinada área, é bem comum o empreendedor conseguir listar, pelo menos, três boas referências.

Depois de identificar quais são aquelas que transmitem mais segurança, o ideal é fazer um comparativo, avaliando pontos fortes e fracos.

Analise a facilidade de comunicação, presteza do atendimento, estrutura e conhecimentos oferecidos. Depois de contratada a empresa, todos esses quesitos serão fundamentais para o seu sucesso.

Busque fornecedores formalmente constituídos

Existem no mercado vários profissionais disponíveis para assumir projetos de desenvolvimento de aplicativos. Embora sejam mais baratos do que a contratação de uma empresa formalmente estruturada, há um grande risco ao se escolher profissionais independentes.

Uma empresa desenvolvedora de aplicativos que tem CNPJ, endereço comercial, funcionários e uma reputação a zelar consegue oferecer muito mais segurança. No caso do profissional liberal, apesar de existir bons programadores, pode ser que a limitação de recursos disponíveis acarrete algumas dores de cabeça.

Sendo assim, para que se elimine o risco de abandono de projetos, falta de capacidade, atrasos, escopo mal cumprido, indisponibilidade de atendimento e outros problemas, realmente vale a pena optar por uma empresa de verdade.

Converse sobre o seu projeto

É muito comum que alguns empreendedores fiquem um pouco desconfortáveis em falar sobre os seus projetos com equipes de desenvolvedores. Muitos acham que o risco de alguém roubar a ideia é grande e, por isso, terminam não explicando bem sobre o que se trata a solução.

Ao fazer isso, a empresa que está sendo cotada para o serviço pode ter poucos detalhes para entender verdadeiramente a proposta de trabalho, e isso fatalmente vai refletir em contratos mais caros ou com margens de dúvidas.

Ao buscar uma empresa desenvolvedora de aplicativos, você tem que entender que é possível assinar um termo de confidencialidade.

Além disso, como, naturalmente, quem teve a ideia da solução está dentro do mercado no qual o software será utilizado, a chance de alguém ter sucesso “roubando” a sua ideia é bem pequena.

Outra coisa que vale a pena lembrar é que muitos modelos de negócio são comuns, mesmo em setores diferentes de mercado, e que diversas pessoas terão ideias parecidas. Portanto, as maiores chances de sucesso são de quem fizer primeiro e com qualidade.

Ao discutir sobre o seu projeto com um possível fornecedor, você terá chances de avaliar também qual a maturidade do atendimento oferecido por meio de críticas e sugestões fornecidas.

Conferir com cuidado preço e prazo

Ao buscar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos, antes de fechar negócio, você terá acesso a um contrato formal e que deve indicar todas as condições para o desenvolvimento do seu software.

Veja se há alguma parte que não ficou devidamente esclarecida, se há dúvidas ou necessidade de complementação de informações.

Confira especialmente prazos e todas cláusulas referentes ao pagamento, como valores e datas de vencimento. Se a empresa estiver resistente a explicar alguns termos ou se, de alguma maneira, você estiver se sentindo pouco à vontade, talvez seja o caso de buscar outro parceiro para o negócio.

Procure referências de outros clientes

Antes de fechar o acordo e assinar qualquer contrato, confira se há referências de outros clientes a quem você pode consultar.

Esse é um procedimento comum em vários mercados e ajuda bastante a se ter mais confiabilidade na empresa desenvolvedora de aplicativos escolhida.

Tente encontrar testemunhos e, se achar que há possibilidades, faça contato direto com os outros contratantes. Veja se eles ficaram satisfeitos, se houve alguma surpresa pelo caminho, qual o nível de comprometimento do fornecedor e também pergunte se voltariam a fazer negócio com a mesma empresa.

Referências assim são indicadores de pontos de atenção e extremamente válidas, antes de se assinar qualquer tipo de compromisso.

Confirme a política de testes e de manutenção

Como já falamos, é mais do que natural imaginar que um projeto de aplicativo passe por alterações significativas, desde a concepção da ideia até o fechamento do projeto. Durante todo esse tempo, novas soluções podem ser criadas, outras excluídas ou melhoradas.

Sendo assim, é muito importante que se saiba e entenda bem como serão feitos os testes para a entrega do produto. Normalmente, há um prazo determinado para que o cliente faça suas simulações e confira se todos os recursos estão trabalhando como o esperado.

Outro ponto que também merece atenção é o acordo de como será feita e cobrada a manutenção. Todo aplicativo que é entregue ao cliente, de tempos em tempos, precisa passar por manutenções. À medida que as plataformas e smartphones evoluem, alguns ajustes precisam ser feitos em todos os programas.

Empresa desenvolvedora de aplicativos

Esses são apenas os principais motivos de se buscar uma empresa desenvolvedora de aplicativos que tenha experiência e um bom histórico de trabalho no ramo. O seu negócio não pode ser prejudicado pela falta de compromisso e competência de terceiros, por isso, aplicar as nossas dicas é fundamental para você não ser lesado.

Para entender mais sobre como escolher uma empresa desenvolvedora de aplicativos, veja agora tudo o que você precisa saber!