A criação de aplicativos institucionais se trata de uma solução cada vez mais empregada por empresas de todos os tamanhos, setores e áreas. Como existe um uso crescente dos dispositivos móveis, aquelas criações garantem o máximo de comunicação entre o negócio e as equipes, favorecendo os resultados.

Porém, para que tudo isso possa ser alcançado é fundamental ter atenção com a etapa de desenvolvimento. Assim, dá para evitar erros e maximizar os efeitos, fugindo de retrabalhos e falhas que custam caro ao empreendimento.

A escolha da responsável pelo desenvolvimento de tal solução, portanto, é crucial. Entenda a seguir o que levar em consideração nessa escolha e aprenda a selecionar a melhor opção para as exigências da sua organização.

Pense nas necessidades quanto ao aplicativo

As necessidades quanto à criação de aplicativos institucionais variam para cada empresa. Um determinado negócio pode priorizar a interatividade e o uso de tecnologias muito recentes, enquanto outro pode exigir uma criação mais simples, ao menos para o começo.

Naturalmente, as responsáveis pela criação oferecem serviços diferentes. Algumas são altamente especializadas para aplicativos usados em corporações de grande porte, enquanto outras prezam pela instintividade e uso de recursos adaptáveis a sistemas já utilizados.

Sendo assim, é fundamental definir quais são as maiores exigências quanto ao aplicativo. A partir daí, fica mais fácil escolher as opções com o foco certo — e, acima de tudo, que possuem os conhecimentos específicos necessários.

Verifique os trabalhos anteriores da empresa

O primeiro critério vai permitir que algumas opções ganhem a preferência em relação às demais, mas continua sendo necessário escolher a melhor opção para o seu negócio. Sendo assim, vale a pena procurar os trabalhos anteriores realizados por cada uma que esteja sendo considerada para executar o projeto.

Essa é uma boa forma de ver, na prática, quais são os conhecimentos da equipe responsável pelo empreendimento. Também é uma forma de entender se o resultado obtido tem a ver com o que você deseja para a criação de aplicativos, aumentando as chances de sucesso.

Para tanto, a melhor forma é acessar o portfólio da empresa de desenvolvimento de aplicativos. Verifique apps de áreas parecidas com a de seu negócio e entenda como é o funcionamento de cada um, a interface e assim por diante.

Busque referências com outros clientes

Porém, somente verificar o portfólio não traz uma referência completa de questões como atendimento, cumprimento de prazos e preenchimento das expectativas. Com isso, não dá para basear a sua decisão somente nos serviços prestados no passado.

Para não correr o risco de fazer uma escolha ruim, vá atrás dos clientes atuais e de ex-clientes das empresas que estão sendo consideradas. Pergunte diretamente a eles o que eles acharam do serviço, quais foram os resultados obtidos e qual foi a experiência geral.

Outra forma de ter acesso a essas opiniões é verificando os depoimentos que aparecem no próprio site do estabelecimento e em suas redes sociais. Com isso, dá para ter uma visão completa de como é fazer negócio com ela.

Se as opiniões negativas aparecem com maior frequência, é melhor procurar opções em que a satisfação é mais elevada.

Saiba como é o suporte após a criação de aplicativos

Ao contrário do que parece, a criação de aplicativos não tem a ver apenas com executar os códigos corretos e disponibilizar o app para uso.

Sempre é possível que uma alteração em um sistema cause algum erro ou interferência, por exemplo. Além disso, o funcionamento da versão final pode não ser exatamente como foi planejado.

Em qualquer um desses casos, a sua organização não pode ser deixada na mão. Para que o investimento seja realmente rentável e benéfico, portanto, é fundamental que haja um bom suporte técnico.

Considere como é esse elemento em cada uma, veja qual é a atenção dada para aplicativos já lançados e dê prioridade para os negócios que oferecem total apoio para que a estratégia seja bem-sucedida.

Pense na segurança oferecida pela estrutura

Ainda que um aplicativo institucional seja utilizado de maneira preferencialmente interna, isso não significa que ele não é importante para os resultados de venda e imagem perante o mercado.

Para ter uma ideia, imagine um app criado para que vendedores consigam obter mais informações na hora de fechar negócio em campo, diminuindo o ciclo de vendas. Agora, pense em uma invasão no sistema do aplicativo e que modifica as informações, levando os vendedores e os clientes ao erro. No mínimo, isso comprometerá a reputação empresarial e pode levar a diversos prejuízos.

Isso se torna ainda mais perigoso quando dados sensíveis são, de algum modo, transmitidos pelo aplicativo — como no caso do uso para o apoio da gestão ou para o treinamento de pessoas. Por isso, a segurança da informação não deve ser desconsiderada.

Verifique como a desenvolvedora lida com essa questão, quais são os cuidados que ela toma e como ela age para garantir que tudo fique devidamente protegido. Assim, dá para ter maior confiabilidade quanto ao uso da solução.

Avalie o custo-benefício de cada proposta

Para que o aplicativo seja um sucesso e maximize os resultados inicialmente planejados, ele deve reunir diversas características, que vão desde o suporte e segurança ao uso de recursos modernos e interativos, se for o caso.

Tudo isso impacta no preço e ao considerar apenas a empresa que é mais barata, você não terá uma visão completa de qual é a melhor. Por isso, o melhor é avaliar o custo-benefício de cada proposta.

Compreenda qual é o custo total de desenvolvimento e suporte e cruze isso com os possíveis ganhos que serão gerados com o uso do aplicativo. Quanto melhor for a relação entre os benefícios e as despesas, mais indicado é o investimento, desde que ele esteja dentro do orçamento.

Porém, fique atento e não deixe de considerar valores que nem sempre são apresentados inicialmente. Veja quanto vai custar para ter, efetivamente, a solução que deseja, de modo a trazer mais segurança para o processo de escolha.

Depois de levar tudo isso em conta, vai ficar mais fácil decidir qual será a empresa responsável pela criação de aplicativos institucionais. Como resultado, o empreendimento terá mais tranquilidade, segurança e retorno sobre esse investimento tão importante!

Esse post foi útil para você? Compartilhe-o nas suas redes sociais e ensine seus contatos a fazer a melhor seleção de desenvolvedora!

 

Resumo do Artigo
Como escolher uma empresa para criação de aplicativos institucionais
Título do Artigo
Como escolher uma empresa para criação de aplicativos institucionais
Descrição
A criação de aplicativos institucionais se trata de uma solução cada vez mais empregada por empresas de todos os tamanhos, setores e áreas. Como existe um uso crescente dos dispositivos móveis, aquelas criações garantem o máximo de comunicação entre o negócio e as equipes, favorecendo os resultados. Porém, para que tudo isso possa ser alcançado é fundamental ter atenção com a etapa de desenvolvimento. Assim, dá para evitar erros e maximizar os efeitos, fugindo de retrabalhos e falhas que custam caro ao empreendimento. A escolha da responsável pelo desenvolvimento de tal solução, portanto, é crucial. Entenda a seguir o que levar em consideração nessa escolha e aprenda a selecionar a melhor opção para as exigências da sua organização.
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa
Avaliações
  • Artigo
5