Uma empresa que desenvolve aplicativos é uma organização especializada na criação de aplicativos customizados à necessidade de outros negócios. Ela deve estar apta a auxiliar a sua companhia do design ao lançamento, passando pela escolha de funcionalidades e definição do público-alvo de seu app para maximizar as chances de seu sucesso. Escolher bem uma empresa que desenvolve aplicativos é boa parte do desafio de lançar um novo software de sucesso e ao longo deste artigo você aprenderá como fazer isso.

Você verá que ter cuidado ao escolher seus fornecedores nunca é demais e que analisar questões como prazos e cronogramas, referências passadas e o suporte técnico oferecido pela empresa que desenvolve aplicativos pode indicar se é bom ou não trabalhar com este parceiro. Fique atento para os 6 sinais a seguir antes de fechar negócio.

Conheça projetos anteriores da empresa que desenvolve aplicativos

A primeira coisa que você deve fazer antes de escolher uma empresa que desenvolve aplicativos para sua parceira é conhecer seus projetos anteriores. Afinal, não há uma maneira melhor de descobrir se ela tem a competência e o know-how necessários para tirar o seu projeto do papel do que vendo na prática o que já foi feito por seus designers e desenvolvedores. Por isso, consulte bem o seu portfólio e de preferência faça download dos aplicativos que já foram construídos por ela.

Por mais que imagens dos projetos sejam o bastante para que você tenha uma ideia de como eles funcionam, não há nada como ver um aplicativo em funcionamento para entender se ele é realmente tão bom quanto parece. Há questões de usabilidade, navegação e referentes à rapidez de um app que só podem ser testadas na prática, portanto faça isso.

É provável que você já tenha em mente uma lista de possível fornecedores de software que gostaria de contratar e que no site desses fornecedores exista um portfólio dos seus trabalho anteriores. Caso não houver, desconfie. Qualquer bom desenvolvedor gostaria de mostrar o trabalho que desempenhou no passado.

Navegue por estes projetos, entenda seus objetivos e busque compreender se eles foram cumpridos. Se mesmo assim tiver dúvidas, entre em contato com a empresa que desenvolve aplicativos e peça uma demonstração. Seus consultores deverão estar prontos para mostrar a você cases de sucesso do passado e projetos similares aos seus, nos quais já trabalharam.

Isso lhe dará a segurança necessária para seguir adiante. E será o seu primeiro contato com a empresa que desenvolve aplicativos, portanto, uma oportunidade de conhecer melhor sua metodologia e seus funcionários.

Tire um tempo para ser apresentado a seus desenvolvedores

O que nos leva ao próximo ponto. Se você fechar negócio com uma empresa que desenvolve aplicativos, terá de entrar em contato com seus funcionários por, pelo menos, alguns meses enquanto eles trabalham em seu projeto. Por isso, nada melhor do que conhecer essa equipe e ver se vocês estão em sintonia.

É claro que os métodos de trabalho da desenvolvedora de apps podem ser bastante diferentes do que você pratica na sua própria empresa e não há problema algum nisso. Mas é importante ter um contato pessoal com os desenvolvedores, designers e gerentes de produto para entender se eles são as pessoas mais indicadas para lidar com o seu projeto.

Quais são suas credenciais? O quão bons são eles no que fazem? Tudo isso pode ser esclarecido com uma conversa informal.

Verifique suas entregas e fale com clientes do passado

Todavia, há coisas que nem o mais honesto dos profissionais compartilhará com você. Desafios, problemas de percurso e falhas de comunicação não costumam ser pontos de venda das empresas que desenvolvem aplicativos. Por isso, tão importante quanto falar com seus desenvolvedores e conhecer um pouco do seu passado é, de fato, ser introduzido a pessoas que fizeram parte dele.

Ao consultar seu portfólio você poderá ter uma ideia de que marcas aquela desenvolvedora já atendeu. Não há problema nenhum em tentar um contato amistoso com essas empresas, em busca de informações que possam esclarecer para você se as suas entregas são tão boas quanto parecem.

Nessa conversa com clientes anteriores, pergunte sobre prazos, cronogramas, pontualidade e desempenho. E lembre-se de agradecer pela ajuda recebida.

Descubra qual é o tipo de suporte técnico oferecido pelo parceiro

Suporte são todas as atividades que dão assistência ao cliente, desde o momento que ele chega até uma empresa com uma ideia de aplicativo (que pode ou não ser executável) até o instante em que seu app já está publicado nas lojas e tem um problema. Exatamente por causa disso, descobrir que tipo de suporte técnico é oferecido pelo parceiro é fundamental.

Lembre-se que seu app é algo vivo, que não se acaba quando termina de ser programado. Ele precisa de manutenção, atualizações e correções constantes. Se você não puder contar com a empresa que desenvolve aplicativos para isso, é melhor procurar outro fornecedor.

Analise bem os prazos e cronogramas da desenvolvedora de apps

Quando você conversou com outras empresas que já trabalharam com a sua desenvolvedora de apps uma coisa que pedimos para consultar junto a elas foram os prazos oferecidos pelo parceiro. E é muito importante ter a confiança de que quando algo foi combinado ele será cumprido.

Logo nas suas primeiras conversas com uma desenvolvedora, fale do tempo médio para lançar um aplicativo como o seu, pergunte como são administradas por ela as etapas de criação de um app e entenda bem se seus prazos e cronogramas se encaixam com os da sua organização. Assim, você terá a certeza de que tudo correrá bem no lançamento do seu projeto.

Certifique-se de que ela tenha expertise

Por último, vamos falar de expertise. Você não quer, de forma alguma, trabalhar com uma empresa que desenvolve aplicativos por hobby e tem como principal linha de negócios outra coisa completamente diferente. O ideal é buscar uma companhia que faça apenas isso, ou tenha no desenvolvimento de aplicativos o seu negócio principal.

Quem trabalha na área sabe que muitas pessoas se consideram capazes de desenvolver um app. Mas nem todas elas o são. Busque excelência no seu fornecedor e a habilidade de entregar aquilo que você demanda.

Escolher a empresa que desenvolve aplicativos certa é parte de um projeto bem-sucedido. Entre em contato com quem tem a experiência para tocar o seu projeto e oferecer a melhor oferta de custo/benefício. Fale agora mesmo com a equipe da Fit Mobile.

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Empresa que desenvolve aplicativos: como escolher a ideal?
Título do Artigo
Empresa que desenvolve aplicativos: como escolher a ideal?
Descrição
Empresa que desenvolve aplicativos é aquela especializada na criação de aplicativos customizados à necessidade de outros negócios. Ela deve estar apta a auxiliar a sua companhia do design ao lançamento, passando pela escolha de funcionalidades e definição do público-alvo de seu app.
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa