Desenvolveu um aplicativo de compras, mas está em dúvida quanto às estratégias para engajar clientes? Um bom relacionamento com a sua base de usuários é a única maneira de fazer uma empresa ser bem-sucedida.

Por isso, vamos mostrar para você algumas das melhores maneiras de fazer com que os clientes interajam mais com o seu app (e tragam mais lucro para o seu negócio). Vamos lá?

Como engajar clientes em aplicativos de compras

1. Use a gamificação

Gamificação é aplicar elementos típicos dos jogos em outras áreas para aumentar o engajamento. Ela pode ser empregada como técnica de marketing nos aplicativos de compras incentivando o usuário a ganhar pontos conforme interage com a sua plataforma. Uma das maneiras de utilizar a gamificação para promover um e-commerce foi empregada pela Nike em 2011. A empresa criou um jogo em que os usuários ajudavam os atletas a se manterem quentes enquanto corriam no inverno.

Além de desenvolver um concurso, no qual os usuários que colecionassem mais pontos seriam premiados com uma viagem, a empresa criou links para a sua loja virtual. Ao interagir com uma roupa ou calçado, o consumidor poderia comprá-lo sem sair do jogo. Há outras formas de utilizar gamificação no seu aplicativo. O acúmulo de pontos a cada compra feita pode liberar opções como o frete grátis, por exemplo. Esses estímulos farão com que os seus consumidores priorizem a busca por produtos utilizando o app.

2. Crie cupons de desconto

Os cupons de desconto ainda são uma estratégia incrível para quem deseja fazer com que mais usuários baixem um app. Lojas grandes, como as Lojas Americanas, dão um incentivo para que as compras sejam feitas por meio do aplicativo oferecendo valores cumulativos para quem opta por essa solução.

A ideia de que comprar pelo app é vantajoso para o cliente faz com que ele mantenha o software em seu celular. Isso é bom porque ele poderá ser atingido diretamente pelas demais estratégias de marketing utilizadas pela empresa, como notificações. Para amplificar os resultados, a sua empresa também pode adotar um sistema de recomendações. Quem indica um novo cliente, que faz download do app e, pelo menos, uma compra, ganha mais descontos ainda.

Dessa maneira, os seus usuários tornam-se promotores da marca porque têm um motivo para divulgá-la para os seus amigos. Investir nessa ideia fará não só com que o seu aplicativo cresça, mas também que os novos usuários se tornem parte da sua base de contatos e saibam reconhecer a sua marca onde quer que ela esteja.

3. Diminua o abandono de carrinhos

Todos os comerciantes perdem um enorme número de vendas pelo abandono de carrinhos. O problema, que na internet pode ser fruto de uma conexão de baixa qualidade ou da constatação de que comprar todos os produtos desejados ficaria caro demais, também acontece nos aplicativos.

O window shopping (a “compra pela janela”, em uma tradução livre, que representa aquele hábito de olharmos produtos nas lojas e não adquiri-los) é mais uma das causas do abandono de carrinhos. Reduzi-lo deve ser seu objetivo e se isso puder ser feito de uma forma que aumente o engajamento dos usuários com o aplicativo, melhor ainda!

As notificações têm um papel importante aqui. Elas podem ser utilizadas para alertar o usuário de que ele não concluiu a compra e também para oferecer benefícios se o fizer. Um frete menor, a compra de mais um produto com desconto (promoções “leve 3 pague 2”) ou um prazo de entrega mais curto podem trazer o consumidor de volta para o aplicativo e garantir a venda.

4. Premie usuários que fizerem reviews

Consumidores costumam ler os reviews dados à sua loja antes de baixar o aplicativo da empresa. Porém, como motivar quem já é seu cliente a interagir com o app e deixar qualificações na Google Play ou na App Store? Vantagens exclusivas podem ser úteis nessa hora. Um cliente que recomenda o seu app, na maioria das vezes, o visita com mais frequência do que os demais. Premiá-lo é uma forma de manter as interações constantes e dar a ele um motivo para continuar comprando pelo app.

Um brinde na próxima compra é um grande diferencial. O acúmulo de pontos de fidelidade que podem ser convertidos em vantagens escolhidas pelo consumidor também. Aposte em ideias como essa para promover o app ao mesmo tempo que aumenta o uso dele.

5. Faça campanhas segmentadas

Por último, não se esqueça de segmentar todas as iniciativas que utiliza para engajar clientes. Todos nós gostamos de ser tratados pelo nome e, mais ainda, de receber ofertas que levam o nosso perfil em consideração. Embora as notificações push sejam excelentes para trazer alguém para o seu app, elas funcionam muito melhor se consideram os interesses dos usuários que as recebem.

Uma mulher solteira provavelmente não quer receber anúncios de relógios masculinos, a não ser que seja Dia dos Pais. Essa notificação pode fazer com que ela se irrite com a interrupção. Já um anúncio de uma promoção de brincos torna-se um bom motivo para abrir o app e conferir quais produtos são contemplados pela ação. Pense sempre no perfil de quem adquire seus produtos na hora de enviar conteúdo. Para aumentar o engajamento, essa é a estratégia ideal.

Engajar clientes é fundamental para que os e-commerces consigam se manter vivos e lucrativos. Atingir as metas de vendas e atrair novos consumidores para a sua loja é mais fácil se ela conta com um aplicativo. Chegar lá, todavia, exigirá esforços específicos para tornar a ferramenta atraente para quem a utiliza.

É preciso pensar constantemente em maneiras inovadoras de atrair o consumidor para o software desenvolvido. Contato frequente com o usuário e maneiras de motivá-lo a interagir com o app farão com que ele se lembre da sua loja e compre mais.

Esperamos que as dicas deste artigo possam ajudar você a obter um desempenho melhor no seu aplicativo de compras. Elas são ótimas maneiras de acelerar seus resultados, mas estratégias tradicionais, como dar atenção individualizada aos clientes e oferecer uma experiência de compra otimizada, continuam sendo fundamentais para lucrar mais vendendo pela internet.

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