Utilizar softwares e até aplicativos é muito comum dentro dos empreendimentos atuais, onde há domínio do uso da tecnologia. Por meio desses recursos, é possível integrar equipes e conquistar melhores resultados. Contudo, nem sempre a solução ideal já existe no mercado e é para isso e outras coisas que serve a fábrica de software.

Sendo um empreendimento focado no desenvolvimento de elementos variados, reconhecer essa solução é importante para poder aproveitar o melhor dessa possibilidade.

Você sabe o que é e para que serve uma fábrica de software? Veja neste artigo o que você precisa saber!

O que é e o que faz uma fábrica de softwares?

Uma fábrica de software é uma empresa especializada na terceirização do desenvolvimento de softwares. Com uma equipe capacitada, esse empreendimento é capaz de captar as necessidades de cada cliente. A partir disso, elas são transformadas em um programa ou aplicativo que seja condizente e que ofereça um excelente desempenho.

A partir do primeiro contato, a equipe faz uma análise de expectativas e exigências do contratante, como a plataforma e a compatibilidade do software, além das ferramentas e recursos que devem estar disponíveis.

Após um período mínimo, o software é disponibilizado para o cliente. Caso seja aprovado, o processo é finalizado e o contratante pode usar o elemento conforme o esperado.

Quais são os principais serviços oferecidos?

Uma fábrica de software oferece vários serviços. O mais básico, é claro, é o desenvolvimento de programas utilizando linguagens de acordo com as necessidades e os recursos que devem estar disponíveis.

Em geral, também contam com a oferta de elaboração de apps — que nada mais são do que “softwares” dos dispositivos móveis —, adaptação a diferentes plataformas (aplicativos híbridos), painéis de controle e outros.

Além de tudo, também servem para desenvolver protótipos e produtos mínimos viáveis (MVP). Com isso, são elementos de apoio para quem deseja validar uma ideia de negócio, usando a tecnologia para isso.

Quais as vantagens de contratar uma?

Em vez de tentar fazer você mesmo ou de contratar uma equipe interna, a fábrica de software é vantajosa em vários aspectos.

Com a escolha de uma opção adequada, alguns dos benefícios incluem:

Abrangência de serviços

Com muito conhecimento em vários recursos e plataformas, é bastante comum que uma fábrica do tipo conte com serviços diversos — como visto ali em cima.

Esse é um ponto positivo porque na hora de desenvolver algo para o seu negócio, não é preciso recorrer a vários fornecedores. Em um só lugar você pode criar o protótipo de um novo produto e um app ou, então, softwares para setores diferentes.

Custos reduzidos

A facilidade não traz apenas o benefício de tornar tudo prático. Ela também garante um preço reduzido, já que não ter que recorrer a vários fornecedores, normalmente, diminui os gastos.

Além de tudo, a terceirização sai muito mais em conta do que contratar uma equipe que seja inteiramente capacitada para o desenvolvimento.

Para completar, ter um time de profissionais evita o barato que sai caro, que é o que acontece ao contratar quem entrega softwares com falhas e que só são notadas depois.

Curto prazo de desenvolvimento

Ao contrário do que muita gente pensa, uma fábrica de software não vai levar dezenas de meses para desenvolver o que você deseja. Dependendo do pedido, é possível resolver todo o processo em um prazo mais curto do que em outras possibilidades.

Inclusive, o uso de certas metodologias ágeis permite um acompanhamento relativamente próximo, com feedbacks contínuos e total alinhamento, sem perda de tempo.

O maior benefício é que isso gera grande dinamismo, de modo a evitar a perda de oportunidades geradas pelo software que ainda não ficou pronto.

Maior qualidade de resultado

Exatamente porque a equipe é altamente qualificada que o produto final fica muito melhor. O software desenvolvido funciona com maior fluidez, longe de erros e, principalmente, de vulnerabilidades.

Isso evita perdas de informação e de dinheiro, ao mesmo tempo em que garante melhor uso e atendimento às exigências e necessidades específicas. Assim, tudo sai exatamente como o esperado.

E quais são as desvantagens dessa fábrica?

Antes de bater o martelo e decidir que recorrer a uma fábrica de software é o melhor para você e seu negócio, é importante entender que há desvantagens nessa questão.

Elas não têm tanto a ver com o empreendimento, em si. Em geral, relacionam-se ao processo de elaboração, mas, mesmo assim, precisam de atenção. Entre os pontos, estão:

Reuso de componentes desenvolvidos

Para conseguir eficiência e agilidade na hora de desenvolver, é comum que haja o reuso de software. Ou seja, soluções previamente empregadas servem de base para projetos futuros, evitando o retrabalho e melhorando a viabilidade de cada desenvolvimento.

Em alguns casos, isso pode ser uma desvantagem. Caso você deseje algo totalmente inédito, pode ser que haja maior demora justamente por não haver soluções prévias.

Além disso, componentes do seu projeto poderão ser usados futuramente, se isso fizer sentido para novos elementos. Então é relevante ter isso em mente para fazer uma decisão acertada.

Dificuldades em testar o produto

Ainda que algumas metodologias ágeis permitam o acompanhamento aproximado do desenvolvimento de software, é difícil ter total controle sobre o produto. O teste, na maioria das vezes, não é possível até que tudo esteja finalizado.

Com a atuação interna, é teoricamente mais fácil fazer testes conforme ocorre a elaboração do elemento.

Essa questão exige cuidado porque necessidades específicas terão que ser consideradas com muita atenção para que o teste final seja bem-sucedido.

Elaboração de cadeia de desenvolvimento do software

Para que isso seja possível, é necessário que o software passe pela chamada cadeia de desenvolvimento. O seu negócio precisa levantar, exatamente, as expectativas sobre o processo e o produto final.

Também é fundamental alinhar a equipe à proposta do negócio, garantir ótima comunicação e documentar tudo o que é feito. Somente assim é possível elaborar uma cadeia de ações e qualquer falha de comunicação pode interferir no final.

Uma fábrica de software é responsável pelo desenvolvimento terceirizado de programas variados. Antes de recorrer a ela, vale reconhecer suas vantagens e desvantagens, de modo a verificar se essa é a melhor opção para as suas exigências e expectativas!

Gostou desse tema e quer mais novidades? Então curta nossa página no Facebook e não perca nada!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Fábrica de software: você sabe o que é e para que serve?
Título do Artigo
Fábrica de software: você sabe o que é e para que serve?
Descrição
Uma fábrica de software é uma empresa especializada na terceirização do desenvolvimento de softwares. Com uma equipe capacitada, esse empreendimento é capaz de captar as necessidades de cada cliente. Leia mais!!!
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa