Independentemente do produto ou serviço oferecido, uma das principais dificuldades que as empresas encontram é relacionada à aquisição de novos consumidores. De fato, encontrar novas oportunidades em um ambiente cada vez mais competitivo não é uma tarefa fácil, o que reforça a importância das ferramentas de prospecção de clientes para a realização da atividade.

Essas soluções online visam basicamente tornar o processo de prospecção menos operacional e mais estratégico, identificando e avaliando os possíveis consumidores de forma mais detalhada, proporcionando assim uma abordagem mais eficiente. 

Mas você sabe quais são as principais ferramentas de prospecção de clientes? Quer saber? Então, continue a leitura, pois neste artigo apresentaremos as melhores opções e suas respectivas características. Confira!

Ferramentas de Prospecção de Clientes

1. LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn, que é indiscutivelmente a melhor rede social para profissionais que existe, disponibiliza uma ferramenta chamada Sales Navigator, que é direcionada justamente para a prospecção de novos clientes. 

Se você utiliza a rede social, mas ainda não testou esse recurso, está perdendo tempo. A ferramenta possibilita pesquisas ilimitadas e segmentadas de acordo com suas preferências ou necessidades, por exemplo. 

Tenha em mente que o LinkedIn é um ponto de encontro para muitos executivos e empresários, e ter acesso direto aos “tomadores de decisões” pode lhe render boas oportunidades.

2. Conspire 

Ligada à base de dados do Gmail, o Conspire evidencia seus contatos que podem lhe apresentar um prospect. Por meio de uma extensa análise, a ferramenta descobre o melhor caminho ao longo de toda cadeia de conexões entre você e os possíveis clientes.

O Conspire é capaz de diferenciar um colega mais próximo de alguém que você conheceu há pouco tempo. Segundo os desenvolvedores, com esse entendimento ele encontra qualquer pessoa ou empresa que possa interessar ao seu negócio. 

3. Find That Lead

O Find That Lead é uma ferramenta de prospecção de clientes bastante simples, mas muito útil, já que lhe ajuda a obter os e-mails corretos dos prospects que você deseja contatar.

Para encontrar os contatos, basta fazer uma busca pelo nome, sobrenome ou até mesmo pela URL do site da empresa. Ao integrá-lo com o LinkedIn, tudo fica ainda mais fácil.

4. Lista Online Serasa

Com um mailing segmentado conforme a escolha do usuário, a Lista Online Serasa gera contatos em grande volume, melhorando a efetividade operacional em termos de prospecção.

A ferramenta pode ser de grande valia tanto para B2B quanto B2C, por exemplo, sendo que o filtro de busca pode ser configurado de acordo com o faturamento aproximado, setor de atuação e afins. 

5. Yesware

O Yesware é uma solução que disponibiliza funcionalidades interessantíssimas, voltadas ao rastreamento e envio de e-mails em grande escala, por meio de templates. Essa ferramenta ainda oferece as estatísticas mais importantes, como:

  • abertura de e-mails;
  • taxas de rejeição;
  • links visualizados.  

É possível também realizar testes A/B e acompanhar qual deles é mais eficaz. De modo geral, o Yesware lhe dá uma ideia melhor sobre os interesses dos possíveis clientes.

6. E-mail Hunter

Você já definiu seus alvos, sabe que tem algo útil a oferecer, mas está com dificuldades para descobrir o e-mail do responsável pela tomada de decisão? Bem, esse é um problema de muitos, e saiba que o E-mail Hunter pode ser a solução.

Todos sabem que os contatos dos gestores das grandes empresas, principalmente, são guardados a sete chaves. No entanto, com o E-mail Hunter, você só precisa introduzir o site da empresa no campo solicitado e aguardar por todos os e-mails (públicos) associados a ela.    

Dificilmente você não terá acesso aos principais executivos; e se souber os nomes, melhor ainda. 

7. Clearbit

Com uma atribuição similar ao Find That Lead, que encontra diversos e-mails de acordo com um site, o Clearbit tem um propósito claro: fornecer o máximo de informações sobre seus prospects.

A principal diferença é que o Clearbit é uma extensão para o Google Chrome, que pode inclusive descobrir boas referências com base nas redes sociais.   

8. eGrabber

O eGrabber é uma das ferramentas mais completas, com uma diversidade de serviços direcionados exclusivamente à prospecção de clientes.  

Basicamente, o software captura as principais informações de uma organização a partir dos bancos de dados publicados na internet. Nomes dos executivos, endereços de e-mails, faturamento e número de funcionários, por exemplo, são algumas informações que o eGrabber pode conseguir.  

9. CrunchBase

Para os vendedores que estão em busca de startups inovadoras e em pleno crescimento, o CrunchBase será de muito valor, já que a ferramenta se trata de um banco de dados online voltado a esse tipo de empresa. 

O CrunchBase apresenta um excelente recurso de pesquisa, com filtros como:

  • rodadas de financiamento;
  • métricas de crescimento;
  • data de fundação;
  • categoria de constituição.   

Além disso, ele também disponibiliza a estrutura organizacional das empresas e as informações de contato (quando disponíveis). 

10. Mattermark

Similar ao CrunchBase, mas sem um direcionamento específico, o Mattermark permite que os responsáveis pela prospecção construam listas com base em diferentes perspectivas. 

Os critérios de busca podem ser baseados em:

  • localização geográfica;
  • porte da empresa;
  • tipo de indústria;
  • modelo de negócios;
  • rodadas de financiamento;
  • métricas de crescimento.

11. BuiltWith

Entre todas as ferramentas de prospecção de clientes citadas aqui, o BuiltWith é a única que ajuda os vendedores a encontrar um prospect de acordo com os softwares utilizados em suas atividades. 

Se você vende softwares de gestão, por exemplo, é possível encontrar as empresas que usam a solução dos seus concorrentes e, assim, entrar em contato com elas, oferecendo as vantagens do seu produto.

Um ponto que vale destacar é que, para ter disponível todo o potencial dessas soluções, é preciso pagar. Algumas até oferecem usabilidade gratuita, mas os recursos serão limitados. 

Por fim, compreenda que as ferramentas de prospecção de clientes devem ser usadas por todo e qualquer profissional de vendas que deseja crescer. Faça um teste com as opções acima descritas e veja qual delas lhe apresenta os melhores resultados.

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