Pretende fazer um app para a sua empresa, mas não sabe quais funcionalidades dos aplicativos devem estar presentes ali? Existem alguns recursos que são universais, coisas que todos os clientes buscam ao baixar um app, qualquer que seja o propósito dele. Antes mesmo de buscar um desenvolvedor de software, é uma boa ideia entender quais são essas ferramentas e como elas podem se integrar na sua solução.

Descubra as funcionalidades dos aplicativos que o seu consumidor espera ver em um app corporativo!

Funcionalidades dos aplicativos mais requisitadas

1. Compras seguras

Todo consumidor, ao baixar um aplicativo de compras, espera que essa experiência seja mais segura ali do que nos websites. Porque navegadores enfrentam falhas e estão suscetíveis a vírus e malwares instalados no computador, ainda há um monte de gente que evita fazer compras por ali. Os aplicativos empresariais apresentam a essas pessoas uma solução: um ambiente de compras completamente seguro, no qual, informações podem ser transmitidas sem que se tenha que preocupar com o destino delas.

Por isso, é necessário investir em recursos como criptografia, certificação SSL para transmissão dos dados e na proteção das informações do cliente. Durante o ciclo de vida útil de um app, a maioria das atualizações terá updates de segurança, para garantir que o usuário esteja sempre protegido dentro da plataforma.

2. Sem publicidade

Quem baixa o aplicativo da sua empresa não quer ver anúncios. Banners com promoções e ofertas especiais podem aparecer ao longo da navegação, mas referências a outras marcas estão proibidas. A não ser que você esteja criando um aplicativo comercializável, com versões pagas e gratuitas, os ads não são parte de uma boa experiência do usuário. Por isso, devem ser eliminados da sua prancheta enquanto estiver avaliando o que inserir no app.

3. Contato direto com a empresa

Temos um monte de maneiras de nos comunicarmos com as empresas de que gostamos, mas algumas delas são mais cômodas que as outras. Se o seu negócio tem o próprio aplicativo, você terá de desenvolver canais para conversar diretamente com o cliente em um tempo menor do que ele encontra em outros recursos, como o e-mail ou as redes sociais.

Um chatbot pode ajudá-lo nessa tarefa. Os chatbots respondem automaticamente às principais demandas do seu consumidor e podem ser programados para fazer de tudo um pouco, do suporte à solicitação de produtos e serviços. É uma boa ideia considerar a inserção de um bot de conversação no seu aplicativo para facilitar as interações com o cliente.

Outros recursos tradicionais para manter-se em contato com quem baixa o seu app são as notificações push, que transmitem mensagens exclusivas para quem fez o download. Seu cliente também deve ter a opção de entrar em contato por e-mail, mandando uma mensagem direta para os seus atendentes.

Você verá que controlar seus canais de comunicação com um aplicativo será muito mais fácil. Sua empresa não dependerá mais de um site de terceiros, com suas instabilidades e limitações, e poderá desenvolver uma solução que atende exatamente ao perfil dos clientes que possui.

4. Experiência do usuário intuitiva

Os sites mobile são excelentes soluções, permitindo que consigamos visualizar páginas da internet mesmo quando estamos no celular. Entretanto, eles não são ideais em termos de navegação.

Mesmo um site responsivo deixa a desejar em termos de funcionalidade. Boa parte das interações possíveis nos sites tradicionais, como provadores virtuais que utilizam a webcam do cliente para verificar como um acessório ou roupa ficaria nele são impossíveis de criar em um site para smartphone. Como o navegador não é um aplicativo controlado por você, solicitar acesso a partes nativas do dispositivo não será possível.

Um app também oferece uma experiência do usuário superior, que vai além da possibilidade de utilizar recursos que o navegador não tem. Ele carrega mais rápido, transmite informações com velocidade maior e pode manter no cache do celular uma porção de dados que tornarão a navegação mais simples.

Além disso, apps são customizáveis de acordo com a plataforma. Por isso, podem seguir os padrões utilizados no iOS e no Android para simplificar as interações com o usuário, se valendo de convenções que ele já conhece. Tudo isso ajuda os aplicativos corporativos a serem muito melhores do que os sites quando acessados de celulares.

Apps também oferecem versões offline. Mesmo quando o seu cliente não estiver conectado com a internet, ele poderá interagir com o recurso, utilizar as principais funcionalidades e transmitir informações assim que tiver acesso a uma rede. Como há muitas situações em que se conectar à internet é difícil (como ao utilizar o metrô ou visitar alguém em uma cidade remota), essa funcionalidade fará com que seu app seja ainda mais atrativo.

5. Menos digitação e mais touch

Já reparou o quanto digitamos no dia a dia? Ao procurar produtos na internet, descobrir conteúdo e interagir com as pessoas, estamos munidos de um teclado, quando no computador. Nos dispositivos móveis, porém, digitar não é uma das tarefas mais agradáveis.

Mesmo naqueles que possuem telas maiores, digitar pode ser um problema e os corretores automáticos (ativos na maioria dos celulares) tornam o desafio ainda maior. Quem usa o app da sua empresa espera ter maneiras de navegá-lo sem precisar utilizar o teclado o tempo todo.

Elementos como os de busca e de contato devem sempre incluir esse recurso, mas a navegação pelo app deve priorizar o touchscreen. Assim, ela será mais confortável para o usuário e ele se sentirá mais à vontade para adotar o app em detrimento de outras soluções.

Fazer um aplicativo corporativo de sucesso, mesmo incluindo todas essas funções que citamos aqui, pode ser difícil. Contar com especialistas para guiá-lo pelo processo e desenvolver uma solução que atende completamente às expectativas do seu consumidor é o ideal.

Busque um desenvolvedor experiente para cuidar do aplicativo e converse com ele sobre que outros tipos de interações podem tornar seu software ainda melhor. Essa colaboração o ajudará a oferecer para os clientes uma ferramenta otimizada para as necessidades que ele possui.

Gostou de conhecer essas funcionalidades dos aplicativos favoritas dos clientes e tem interesse por assuntos similares? Então, passe mais um tempinho conosco e saiba também como registrar a sua ideia de app!

  • Avaliação
5
Resumo do Artigo
5 funcionalidades presentes nos apps que o cliente quer
Título do Artigo
5 funcionalidades presentes nos apps que o cliente quer
Descrição
Pretende fazer um app para a sua empresa, mas não sabe quais funcionalidades dos aplicativos devem estar presentes ali? Existem alguns recursos que são universais, coisas que todos os clientes buscam ao baixar um app, qualquer que seja o propósito dele. Antes mesmo de buscar um desenvolvedor de software, é uma boa ideia entender quais são essas ferramentas e como elas podem se integrar na sua solução. Descubra as funcionalidades dos aplicativos que o seu consumidor espera ver em um app corporativo!
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa