Você já ouviu falar em gamificação? Cada vez mais empresas estão vendo nesse processo uma oportunidade para motivar seus colaboradores e obter melhores resultados no mercado.

Com uma competitividade cada vez maior entre os grandes players é preciso apostar em estratégias de diferenciação que possam trazer vantagens competitivas para a empresa.

A gamificação é dessas oportunidades de aumentar a produtividade geral da equipe, buscando por uma melhora nos resultados de cada um dos membros do time. Neste post vamos mostrar um pouco mais sobre o assunto. Confira!

O que é gamificação?

O conceito de gamificação está ligado diretamente ao uso de teoria de jogos em um contexto não jogo. Em um primeiro momento pode ser um pouco difícil de entender o termo e sua explicação, porém, ao analisar melhor podemos rapidamente ter uma visão clara do conceito.

Gamificação significa utilizar os conceitos empregados em jogos para estimular alguém a fazer alguma coisa fora de um game. Muitas de nossas atividades estão hoje gamificadas e não percebemos.

Por exemplo, ao participar de um programa de vantagens de um determinado posto de gasolina, você acumula uma pontuação, assim como nos games, e é estimulado a abastecer sempre no mesmo local. Com isso você poderá ser recompensado, assim como acontece em um jogo.

Vemos a gamificação ser aplicada com muito sucesso também em aplicativos. O app Duolingo, para o aprendizado de outros idiomas, recompensa seus usuários com pontos conforme seu progresso, que podem ser trocados por lições especiais. Dessa forma, isso estimula o usuário a aprender mais para aumentar mais sua pontuação dentro do aplicativo.

Esse processo está cada vez mais comum em nosso dia a dia e sua utilização pode trazer uma série de vantagens quando aplicados em contextos internos de empresas.

Vantagens da gamificação para as empresas

São várias as vantagens de se aplicar contextos de jogos dentro das empresas. Vamos listar, agora, alguns dos principais benefícios dessa prática. Veja!

Competição saudável

Ao inserir pontuações por produtividade individual e até mesmo por equipes você será capaz de estimular uma competição saudável entre seus colaboradores, que buscarão dar sempre o seu melhor para se destacar do restante.

Orientar adultos

Ensinar novos conceitos e realizar treinamentos com adultos pode ser muito difícil, isso porque já não temos a facilidade de aprendizado de quando éramos jovens. A gamificação é a melhor forma de alcançar a andragogia, que é a orientação das pessoas de maior idade.

Maximizar a produtividade

Uma das maiores vantagens de se utilizar do contexto de jogos nas empresas é o aumento da produtividade alcançada devido à maior dedicação por parte da equipe na busca por resultados.

Reduzir custos

Em um primeiro momento, é necessário realizar investimentos para criar um ambiente e processos gamificados como a criação de um aplicativo ou a contratação de empresas especializadas. Contudo, com o tempo, os gastos com treinamentos presenciais e aulas teóricas deverá cair, provocando assim a redução dos custos da empresa.

Engajamento

Uma das maiores dificuldades dentro das empresas é manter seus funcionários focados e engajados no seu trabalho. A gamificação permite que as metas se tornem algo natural a ser perseguido pelos colaboradores e que todos se interessem em alcançá-las.

Como aplicar a gamificação em treinamentos de vendas e marketing

Os setores que mais podem se beneficiar da gamificação dentro de uma empresa são aqueles que possuem um número maior de metas a serem batidas. Nesse caso, pode ser utilizada para otimizar o processo de vendas e marketing. Para aplicar as teorias de jogos é preciso estar atento a algumas questões.

O que você precisa saber antes de aplicá-la

Em um primeiro momento, pode não ser uma boa ideia aplicar a gamificação a todo um processo, visto que seria uma mudança radical para os colaboradores e acabaria sendo rejeitada.

Com isso em mente é preciso escolher um determinado processo, que será gamificado e utilizado como teste. Uma boa opção é um indicador que não seja muito bom em sua equipe, como a geração de leads, por exemplo.

A utilização de um aplicativo mobile friendly tem sido adotada como a forma mais simples de aplicar gamificação sem a alteração de processos dentro da empresa, sendo aceita de forma mais rápida pelas equipes.

Elementos essenciais da gamificação

Existem diversos elementos que são essenciais na construção de uma estratégia de gamificação e por isso não devem ficar de fora. Entre esses itens podemos citar os principais, que são:

  • metas ─ é preciso estabelecer os resultados esperados e o tempo máximo para alcançá-los;
  • regras ─ como todo jogo, são necessárias regras que definem a atuação dos colaboradores nas diversas situações;
  • feedback ─ sempre que o jogador realiza uma ação, deve existir um feedback, seja positivo ou negativo de acordo com a situação;
  • participação voluntária ─ deve ser livre a opção de participar ou não da empreitada, caso tenha sucesso, você pode ter certeza de que todos vão querer fazer parte do game;
  • aprendizado ─ o jogo também deve estimular o aprendizado de seus participantes;
  • premiação ─ como todo game, ao final de uma rodada, aqueles que se destacam em termos de pontuação devem ser recompensados.

Mensuração de resultados

Deve-se realizar um monitoramento constante dos resultados obtidos por meio da gamificação, visando realizar as melhorias necessárias para que se possa alcançar o objetivo.

É comum que em um primeiro momento existam problemas de adaptação dos funcionários ou que determinadas ações não saiam como o planejado. Porém, com o tempo, todas as iniciativas vão melhorando e se encaixando até um resultado satisfatório.

Exemplos de gamificação nas empresas

Muitas empresas hoje estão utilizando da gamificação para engajar seus colaboradores e realizar o treinamento de novos funcionários. Entre os exemplos mais emblemáticos do uso desse processo podemos citar a Gerdau.

A empresa siderúrgica brasileira criou um game de realidade simulada com o intuito de realizar o treinamento de novos colaboradores, reduzindo assim os custos com aulas presenciais e aumentando o nível de aprendizado.

A Aetna, empresa americana no ramo de saúde, criou um aplicativo gamificado para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, que ao participar do game acabam adotando hábitos saudáveis.

A gamificação é uma ótima ferramenta para engajar os times de venda e marketing de sua empresa e também pode ser aplicada aos seus clientes por meio da criação de aplicativos para vendedores e marketing.

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Gamificação nas empresas: como melhorar os resultados dos times!
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Gamificação nas empresas: como melhorar os resultados dos times!
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