Ocupar um novo cargo na empresa pode trazer muitos benefícios: há a possibilidade de melhorar o salário, crescer profissionalmente e agregar valor à empresa. Porém, para ganhar uma promoção no trabalho é preciso ter um comportamento adequado no ambiente corporativo.

Por exemplo, você precisa conhecer melhor outros departamentos da empresa, demonstrar interesse pela vaga e ser produtivo. Também vale a pena saber o melhor momento para pedir a promoção e continuar aprendendo.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 7 dicas importantes para conseguir a tão sonhada promoção no trabalho. Confira!

1. Reflita se é a hora de pedir a promoção

A promoção no trabalho, embora tenha muitas vantagens, não deve ser solicitada a qualquer momento. É preciso saber a hora certa.

Uma maneira de identificar isso é observar seu tempo de empresa. Se você acabou de entrar na firma, não é um bom momento para ganhar uma promoção no trabalho. Neste sentido, a experiência é um quesito importante.

Vai ser preciso se tornar mais familiarizado com a empresa, passar por altos e baixos e conquistar a confiança de outros colaboradores. E isso tudo você geralmente não consegue com seis meses de trabalho na empresa. Vai ser preciso mais tempo.

Outra maneira de perceber se chegou a hora de ser promovido é o nível do cargo no qual você se posiciona. Caso ainda seja júnior, terá que esperar um pouco mais.

Se for sênior, terá mais chances, porque quanto mais especializado for o seu cargo, mais oportunidade você terá de ocupar uma posição mais estratégica, tornando a promoção inevitável.

2. Informe-se sobre outras áreas da empresa

Muita gente acha que basta conhecer como a palma da mão o setor de interesse para ser promovido, mas não é bem assim. Conhecer apenas a área específica em que você trabalha não é suficiente para ser promovido. É preciso saber o que acontece em outros setores.

Esse tipo de atitude ajuda a ter uma visão sistêmica da empresa. Isto é, você aprende como os setores se relacionam e dependem uns dos outros. Isso ajuda bastante na hora de tomar decisões estratégicas em conjunto.

Outro fator é que quando você conhece outros departamentos fica mais fácil definir a área na qual você quer atuar, caso ainda exista essa dúvida. É conhecendo o modo de trabalho de outros setores que você se identifica ou não com determinada atividade. Isso auxilia inclusive na hora de buscar a qualificação exigida para trabalhar em determinado departamento.

3. Crie uma rede de contatos com o pessoal da área de interesse

Se você já tem clareza do cargo que deseja ocupar, chegou o momento de se enturmar com o pessoal da área. Aproxime-se mais dos profissionais que compõem o departamento em que você tem interesse.

Entre outros fatores, esse tipo de postura prepara o seu relacionamento com os seus possíveis novos colegas, caso seja promovido. Trocando telefones, e-mails e até marcando um café com eles você vai conhecer gente nova e aumentar as chances de criar relacionamentos importantes.

4. Continue a aprender

Você quer ser promovido para um cargo melhor, mas não tem nada de novo para oferecer? Parece que tem algo errado aí. Novas habilidades e conhecimentos devem ser desenvolvidos para encher os olhos do seu chefe.

Hoje em dia, não faltam oportunidades para continuar aprendendo. Cursos técnicos, pós-graduações e cursos de atualização de pequena duração são algumas das opções valorizadas pelas empresas. Nunca é tarde para voltar a estudar e essa atitude pode garantir boas chances de promoção.

5. Aproveite melhor os feedbacks

Os feedbacks fazem parte de uma rotina de trabalho. Você já deve ter recebido vários deles. Muitos dos feedbacks devem ter sido construtivos, mostrando para você o caminho para alcançar a excelência.

Neste sentido, você não pode ignorá-los. Para ser promovido, é preciso saber aproveitá-los. Mas como fazer isso?

Existem muitas formas. Uma delas é colocando em prática o que lhe foi sugerido. Por exemplo, se você recebeu um retorno sobre a necessidade de se comunicar de forma mais clara e objetiva, uma maneira de colocar isso em prática é participar de um curso específico sobre retórica, ou ainda participar mais ativamente nas reuniões, fazendo apresentações e elaborando relatórios. Esse tipo de atitude confere a você mais experiência e aprendizado na prática.

É preciso também considerar que as críticas e as avaliações são fundamentais para compreender melhor a política da empresa. Por isso, é válido não apenas modificar o comportamento, mas também sinalizar que você está aberto a receber novos feedbacks.

Dessa forma, sempre agradeça o retorno recebido. Diga que vai aprender com os erros e que é muito importante contar com a ajuda de alguém que o avalie. Assim, você demonstra que não é uma pessoa arrogante e aumenta as suas chances de ser promovido.

6. Mostre que você respeita o dress code da empresa

O dress code é um código de vestimenta para trabalhar na empresa. Respeitá-lo ajuda a demonstrar que você está sintonizado com as normas e os objetivos da organização.

De modo geral, o dress code é uma roupa um pouco formal. Usar uma calça jeans lisa, camisa social ou blusa sem estampas chamativas é o mais indicado para o dia a dia de trabalho na empresa.

Também deve-se usar um tênis casual ou um sapato mais discreto. Nada de vestir camisetas, regatas ou blusas muito curtas e decotadas, pois isso demonstra desleixo e pode impedir a promoção no trabalho.

7. Seja produtivo

Não é possível pedir promoção só porque você reparou que um colega está ganhando mais em outra função. É imprescindível demonstrar o seu potencial para o novo cargo.

Por isso, procure se desafiar mais. Sugira a realização de tarefas mais ousadas e esteja sempre disposto a novas atividades. Um exemplo é oferecer soluções para reduzir os custos da empresa. Seja extremamente responsável e veja o quanto as suas chances de ser promovido aumentam.

Mais dicas para ganhar uma promoção no trabalho

Por fim, se você quer se destacar na empresa, é importante também ficar de olho na tecnologia. Por exemplo, saber como melhorar resultados de negócios com tecnologias pode atrair a atenção do seu superior, fazendo surgir uma possibilidade de promoção. Lembre-se: quanto mais inovador, mais você chama atenção na empresa. Existem empresas de desenvolvimento de aplicativos, como a FIT Mobile,  que possuem excelentes soluções tecnológicas para melhorar os processos da sua corporação.

Essas foram algumas dicas imbatíveis para ganhar uma promoção no trabalho. Gostou dessas informações? Então, fique por dentro de outros assuntos como esse em primeira mão assinando a nossa newsletter!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Ganhar uma promoção no trabalho: Confira 7 dicas incríveis
Título do Artigo
Ganhar uma promoção no trabalho: Confira 7 dicas incríveis
Descrição
Ocupar um novo cargo na empresa pode trazer muitos benefícios. Para ganhar uma promoção no trabalho é preciso ter um comportamento adequado. Saiba como!!!
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa