Você sabe o que é gestão da inovação? Esse assunto, que não é exatamente uma novidade, tornou-se tendência nas corporações nos últimos anos. Gestão da inovação é um processo que identifica demandas viáveis e as prepara para o mercado, garantindo que uma empresa não precise investir em um projeto sem retorno.

Trata-se da estruturação de um processo que considera três etapas para a criação de novas soluções. A gestão de inovação é positiva principalmente porque garante que inovar, essa habilidade fundamental das empresas de sucesso, seja feita da forma mais competitiva possível.

Ela estabelece um ponto de entrada no qual todos os colaboradores do negócio podem dar ideias e contribuir para o desenvolvimento de novas alternativas. Além disso, cria um sistema de processamento das sugestões submetidas capaz de filtrar e apontar aquelas que se apresentam mais vantajosas para o negócio.

Por último, também se ocupa de como as ideias serão implementadas e que tipos de retornos poderão trazer para os negócios.

Por ser constituída de etapas claras que orientam e beneficiam o negócio quando ele opta por inovar, a gestão da inovação tem o potencial de trazer muitos benefícios. São eles que abordaremos nos tópicos a seguir mostrando como a gestão de inovação pode fazer toda a diferença nos resultados do seu empreendimento. Vamos lá?

1. Conheça melhor os recursos da empresa

Investir em gestão da inovação vai exigir que você conheça melhor sua empresa. Um dos principais benefícios disso é um discernimento maior com relação aos recursos técnicos e humanos disponíveis no escritório.

Dentre os principais desafios que os negócios têm ao inovar está na falta de entendimento de como esse processo afetará o empreendimento e os colaboradores.

Não adianta ter uma grande ideia sem garantir que ela possa ser implementada com o melhor nível de serviço possível. Para isso, a gestão da inovação vai auxiliá-lo na definição de princípios e estruturas que farão com que inovar não represente um fardo ou comprometa a performance da empresa.

2. Estruture um processo para a gestão da inovação

Outro grande desafio para a gestão da inovação é a estruturação de processos que façam com que tudo fique mais simples. A sua empresa tem, atualmente, estruturas que podem ser utilizadas pelos colaboradores para submeter ideias e avaliar a viabilidade delas? A realidade é que a maioria dos negócios não tem esses instrumentos em mãos e, por isso, inovar torna-se algo muito complicado.

Quando há regras a serem seguidas e espaços nos quais os colaboradores podem contribuir com ideias e opiniões, o processo não é tão penoso e traz melhores frutos para a organização.

Esse é o principal motivo pelo qual investir em gestão da inovação deve ser uma das prioridades das empresas que planejam se manter competitivas e a frente de seus mercados.

Ela ajudará a testar e adaptar processos que permitam que a geração de novos produtos e serviços não comprometa as suas operações. E isso fará com que seja possível inovar sem deixar de atender bem os clientes que já estão com você há alguns anos.

3. Comunique-se melhor com os colaboradores

Um processo de gestão da inovação bem-sucedido, além de estabelecer regras que devem ser seguidas pelos colaboradores, abre novos canais de comunicação em que podem ser sugeridas ideias livremente.

Essa melhoria na forma como os funcionários de uma empresa interagem uns com os outros, facilitada, principalmente por softwares que integram os departamentos e fazem com que o processo de inovação seja também interativo, é muito vantajoso para os negócios.

Sempre que um departamento tenta inovar sozinho as chances de falhar ou de gerar novos gargalos nas operações são muito grandes. Afinal, uma empresa é como um organismo e tudo precisa estar no seu devido lugar para que os resultados saiam como o esperado. Não adianta uma única área do negócio colocar-se como uma incubadora de ideias inovadoras se as demais não lhe dão suporte.

Por isso, canais de comunicação otimizados são extremamente necessários para garantir que tudo correrá bem.

4. Gere ideias com maior potencial de lucros

A gestão da inovação tem outro grande benefício: ela ajuda a filtrar ideias que terão maior impacto no negócio daquelas que apenas modificarão superficialmente como uma empresa opera. Isso quer dizer que fica mais fácil tomar decisões a respeito do que é um bom investimento, principalmente quando o foco é a lucratividade.

Desse modo, um processo de gestão, quando bem implementado, ajudará você a priorizar as ideias que são mais vantajosas para o negócio.

5. Invista em uma cultura organizacional de gestão da inovação

Por último, a gestão da inovação tende a criar ambientes dentro dos quais as pessoas são constantemente estimuladas a desenvolver ideias benéficas para a empresa.

Chamamos isso de uma cultura de inovação. A partir do momento em que as organizações deixam claro para os seus colaboradores que eles são parte integral de seus processos e decisões e têm o poder de impactar os resultados eles se tornam mais propensos a ajudar.

Uma cultura de inovação é vantajosa para o negócio, pois produz grandes ideias e coloca a empresa em uma posição mais competitiva dentro do mercado. É uma boa investir em recursos que permitam sua implementação, porque todas as partes envolvidas podem obter muito dessa troca.

A gestão de inovação vai garantir que o seu negócio utiliza, da melhor maneira possível, os recursos de que dispõe e sabe nivelá-los na determinação da viabilidade de uma ideia ou projeto.

Isso transformará os processos internos e trará uma mudança na cultura organizacional capaz de orientar uma empresa e seus colaboradores na direção do sucesso. Os múltiplos benefícios apresentados aqui são apenas algumas das evidências de que gestão da inovação pode ser exatamente o que faltava na sua empresa.

Implementá-la, todavia, não é uma tarefa fácil. E um dos primeiros investimentos que podem ajudá-lo com isso é com a aquisição de um software de gestão da inovação. Contudo, vale ressaltar, que ele poderá apontar o caminho, mas será o trabalho de liderança e boa comunicação com a equipe que permitirão que a inovação faça a diferença dentro do negócio.

Gostou de conhecer um pouco melhor  sobre a gestão de inovação? Siga a Fit Mobile nas redes sociais e fique por dentro de outras tendências de negócios. Temos perfis no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Gestão da inovação: Fique por dentro de 5 vantagens
Título do Artigo
Gestão da inovação: Fique por dentro de 5 vantagens
Descrição
Você sabe o que é gestão da inovação? Esse assunto, que não é exatamente uma novidade, tornou-se tendência nas corporações nos últimos anos. Gestão da inovação é um processo que identifica demandas viáveis e as prepara para o mercado, garantindo que uma empresa não precise investir em um projeto sem retorno.
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa