A gestão de pessoas tem ganhado cada vez mais importância nas organizações. Isso porque essa área é responsável por conquistar e motivar os talentos que geram os resultados da empresa, garantindo que o negócio se destaque no mercado.

Essa mudança de visão do departamento de Recursos Humanos para uma área mais estratégica, que contribui para os resultados finais de um negócio, é conhecida como RH 4.0, e vem sendo considerada a principal tendência em gestão de pessoas atualmente.

Empresas que querem se adaptar a esse modelo precisam adotar, dentro do RH, novas tecnologias e ferramentas que otimizem as atividades da área, permitindo que o time foque em questões mais estratégicas.

Pensando nisso, trazemos informações relevantes sobre o uso de aplicativos e de outras ferramentas que facilitam essa transição dentro da empresa, a fim de ajudar você a melhorar a gestão de pessoas na sua organização. Continue a leitura e saiba mais!

O RH 4.0 e o novo papel da gestão de pessoas

O RH 4.0 é o termo usado para definir a transformação da área de Recursos Humanos seguindo a 4ª Revolução Industrial. Dessa forma, seus processos padrões são automatizados, e o time passa a focar suas atividades em questões estratégicas da organização, contribuindo para seus resultados gerais.

No RH tradicional, as atividades são mais manuais e burocráticas — como realização de pagamentos de salários e encargos, controle de horários, movimentações dos funcionários, entre outras.

Já no modelo 4.0, essas tarefas são feitas por sistemas automatizados, e o time foca em maneiras de atrair profissionais qualificados, melhorar o clima organizacional e manter os colaboradores capacitados e produtivos, contribuindo diretamente para alcançar objetivos do negócio e aumentando sua competitividade no mercado.

Os pilares de uma gestão de pessoas eficiente

Para realizar essas tarefas de forma eficiente e contribuir para alcançar os objetivos no negócio, é necessário que a área trabalhe os cinco pilares da gestão de pessoas. Cada um deles deve ser compreendido e considerado em suas atividades. Abaixo, colocamos uma descrição de cada um deles. Acompanhe!

Motivação

A motivação é o ponto de partida das atividades do RH e diz respeito ao comprometimento com o trabalho de cada funcionário. Um dos objetivos principais da área é manter todos os colaboradores motivados e satisfeitos com posições, atividades, remunerações e benefícios.

Isso é importante porque profissionais motivados são mais produtivos e entregam melhores resultados para a empresa. Além disso, quando motivados, colaboradores talentosos não procuram ou aceitam novas oportunidades no mercado, sendo fiéis ao seu trabalho.

É responsabilidade do RH identificar o quão satisfeitos estão os profissionais da organização e os fatores que influenciam esse valor. Cada pessoa pode ser motivada por alguma coisa diferente: alta remuneração, perfil de gestão, propósito da organização, desafio profissional, flexibilidade, plano de carreira, entre muitos outros. Saber isso permite que o time direcione as decisões sobre a gestão de pessoas de maneira aprimorada.

Processo de comunicação

O segundo pilar é a construção e o incentivo de um processo de comunicação integrado e eficiente. Considerando que a área de RH funciona como um elo entre os colaboradores e a empresa, é fundamental que ela esteja sempre disponível para essas pessoas.

Para isso, a adoção de meios de comunicação automatizados e tecnológicos são opções eficientes, como sistemas de chats ou e-mails, por exemplo. O diálogo também deve ser incentivado, mostrando a importância de uma boa comunicação entre todos.

Trabalho em equipe

Outro ponto importante na gestão eficiente de pessoas é o trabalho em equipe ou a interação entre os funcionários. Os resultados de uma organização dependem dos resultados de todos, independentemente de cargo ou função. Assim sendo, é relevante que isso seja valorizado e compreendido entre os funcionários, e essa divulgação é responsabilidade do RH.

Para aproximar os colaboradores, é necessário que o RH incentive a troca e a interação entre eles. Algumas práticas muito utilizadas são happy hours, festas de fim de ano, treinamentos e convenções.

Conhecimento e competência

De nada adianta um ambiente que proporciona motivação para bons resultados se os profissionais não possuem conhecimento e competência para atuar em seus cargos. O RH também é responsável por monitorar e acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores, garantindo que eles estejam devidamente preparados para suas funções. O processo deve começar na etapa de recrutamento e seleção, buscando os profissionais de forma adequada.

Treinamento e desenvolvimento

Por fim, o último pilar da área de Recursos Humanos está relacionado à prática de realizar treinamentos e capacitações entre os profissionais da organização. O ideal é ter um processo bem definido de avaliações dos funcionários e das áreas, identificando quais investimentos são mais necessários.

Ferramentas que facilitam as atividades do RH

Como falamos, a tecnologia é fundamental para que a gestão de pessoas seja mais eficiente e estratégica dentro das organizações. Diversas ferramentas e soluções estão disponíveis para facilitar os processos dessa área e garantir que seus resultados sejam positivos. Abaixo, confira as principais delas!

Automação

Soluções de automação estão disponíveis para diversas funções do RH, entre elas, controle de ponto, de pagamentos e de processos. A adoção desses sistemas é importante para que o time não perca tempo realizando tarefas manuais e melhore seu controle de informações, centralizando os dados da área num ambiente digital.

Softwares de recrutamento e seleção

Outra forma de melhorar os resultados da gestão de pessoas é adotando softwares de recrutamento e seleção. Esses sistemas oferecem funcionalidades que facilitam a criação de vagas, a publicação de oportunidades em redes sociais e portais de emprego, a gestão de banco de talentos e o monitoramento de processos em andamento.

Além disso, eles oferecem dashboards analíticos do desempenho dessas atividades, mostrando progressos e pontos que precisam ser melhorados. Dessa forma, torna-se mais simples apresentar os impactos das contratações dentro dos resultados gerais do negócio.

Aplicativos de treinamento e motivação

Aplicativos corporativos também são tendência entre as empresas que procuram melhorar e modernizar a área de RH. Essas soluções possibilitam a criação de conteúdos exclusivos para os funcionários, permitindo que eles façam o acesso direto de seus celulares.

Dentre as opções, oferecer treinamentos, disponibilizar quadro de informações e divulgar programas motivacionais são as mais comuns. Para obter a melhor alternativa, é necessário buscar empresas que fabricam soluções personalizadas de software.

Ferramentas de comunicação

Por fim, existem soluções que facilitam a comunicação do time entre si e com os demais profissionais da empresa. Ferramentas de e-mail corporativo normalmente possuem o contato de todos os funcionários e sistemas de chat. Além disso, os próprios aplicativos e softwares de gestão podem apresentar essas funcionalidades.

Então, essas são as principais ferramentas que facilitam as atividades da área de RH e permitem que ela se torne cada vez mais estratégica dentro de uma organização, contribuindo para os resultados do negócio.

Agora que você já sabe como usar a tecnologia para melhorar a gestão de pessoas e chegar ao RH 4.0, entenda mais sobre a mobilidade corporativa e sua importância nesse processo!

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Gestão de pessoas: como melhorar a com a utilização de aplicativos!
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Gestão de pessoas: como melhorar a com a utilização de aplicativos!
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