Para os negócios que estão hoje no mercado, a internet é o meio mais importante. Com a comunicação se tornando mais acelerada, ignorar esse meio é desperdiçar boas chances. Por isso, é cada vez mais comum ver empresas que investem na criação de aplicativos diversos.

O motivo principal para isso é a alta relevância de um aplicativo para os resultados do empreendimento e até mesmo para a sua boa continuidade no mercado.

Como ficar para trás não pode ser uma opção para o seu empreendimento, é fundamental compreender que tipo de impacto essa ação pode trazer. Após descobrir quais são os efeitos, vai ficar impossível não aproveitar essa possibilidade.

Quer saber mais? Então continue lendo para entender qual é a importância de um aplicativo corporativo e as possibilidades trazidas por esse recurso!

Garante mais oportunidades por meio da tecnologia

Há alguns anos, o uso de mobile apps (aplicativos móveis) era um luxo ao qual apenas algumas organizações, especialmente as maiores, se davam. A construção de aplicativos próprios era um item supérfluo e que servia apenas para oferecer algo a mais.

Porém, o número de dispositivos móveis cresceu vertiginosamente nos últimos anos. Segundo dados de 2014, 8 em cada 10 pessoas possuem ao menos um smartphone, e 47% dos entrevistados pela GlobalWebIndex revelaram ter um tablet.

Com isso, estar presente no ambiente mobile deixou de ser uma possibilidade e passou a ser uma necessidade empresarial. É a partir dessa presença que elas conseguem competir em pé de igualdade com seus concorrentes, evitando a perda de oportunidades.

Atualmente, é possível dizer que essa é uma tecnologia benéfica, mas, mais que isso, necessária e indispensável. Sendo um must have (peça indispensável) da estratégia corporativa, ter esse tipo de aplicativo passa a ser ainda mais importante e vantajoso.

Ajuda na automação e otimização de processos

A importância de um aplicativo corporativo também tem a ver com a integração de tecnologia em tarefas que, antes, eram feitas de maneira totalmente manual. Graças ao uso dessas ferramentas, dá para automatizar diversos processos, tornando-os muito mais eficientes.

Com uma construção personalizada, é possível garantir, por exemplo, que os clientes façam compras pelo app praticamente sem a necessidade de interferência humana.

É graças a um recurso desse tipo que a gestão consegue controlar a localização de equipes externas ou, então, monitorar determinados resultados. Com isso, uma mesma tarefa que antes demandava muito tempo, passa a ser executada em questão de segundos.

Ao reduzir o tempo necessário para tais execuções, há uma diminuição dos custos e um ganho de eficiência. Há menos chances de erros e menores riscos em geral. Com isso, a organização pode se focar em outros pontos mais importantes e estratégicos.

Fortalece e aumenta o alcance da marca

Quando uma empresa cria um app, ela consolida a sua presença em um meio que não é apenas a internet, mas, sim, o ambiente móvel. Ela não está apenas inserida no conceito digital, mas também em questões mobile.

Com isso, a marca se torna mais visível, já que pode ser acompanhada de perto pelos consumidores. Uma vez presente nesse ambiente, ela consegue atingir pessoas que, antes, não estavam sendo atingidas por suas estratégias.

Isso leva a um aumento do alcance e reconhecimento de marca, permitindo que novas oportunidades sejam geradas. Isso não apenas colabora para potencialmente gerar mais vendas, como fortalece a marca.

Com uma estratégia consistente em todos os canais e ambientes, o nome do negócio ganha força, garantindo que ele seja lembrado com mais facilidade. Isso aumenta a robustez do negócio e permite até mesmo a diferenciação em relação aos concorrentes.

Favorece a fidelização de clientes

Outro fator importante de um aplicativo corporativo está ligado a uma questão de marketing. Ao desenvolver um app desse tipo, cria-se um canal de comunicação direta com o consumidor.

Como ele aceitou instalar o seu app, abre-se uma importante porta de troca de informações. Graças a esse recurso, é possível manter-se sempre por perto dos clientes — e mesmo de quem ainda é só uma oportunidade de negócio.

Com o uso de conteúdo interativo, notificações do tipo push e personalização, dá para garantir que o contato aconteça de maneira consistente.

A grande vantagem é que isso ajuda a construir um relacionamento intenso. A partir disso, é mais fácil gerar a tão esperada fidelização, de modo que o cliente se sinta mais inclinado a recorrer à empresa que aos concorrentes.

Eleva a taxa de conversão

De uma forma geral, o uso de um aplicativo corporativo também colabora para a elevação da taxa de conversão. Quando equipes externas utilizam esse recurso personalizado para tornar o processo de vendas mais fácil, por exemplo, há mais chances de o cliente fechar negócio.

Além disso, a própria existência de um app que permite ao cliente comprar quando quiser e onde estiver, já vai aumentar as chances de vendas. Somando isso à provável fidelização e engajamento, as probabilidades de conseguir um “sim” disparam.

Porém, a venda em si não é a única conversão que pode ser obtida. Dependendo dos propósitos, há como inserir botões com diversas chamadas para ação. Mesmo que isso não signifique a venda em um primeiro momento, se o cliente realizar a ação desejada, configura-se uma conversão.

Isso leva a um melhor aproveitamento de recursos e à otimização dos esforços, que se tornam mais eficientes.

Gera informações para a tomada de decisão

Quando a sua empresa constrói e utiliza um aplicativo, ela passa a deter informações cruciais para a tomada de decisão. Para isto, será necessário consultar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para criar um projeto personalizado para o seu negócio.

A partir da análise de localização dos clientes ou do comportamento principal, por exemplo, dá para tomar decisões muito mais estratégicas.

Mesmo se ele for utilizado internamente, há formas de ter uma visão mais completa da atuação dos setores, necessidades principais e assim por diante.

Tudo isso contribui para que a tomada de decisão seja embasada, em vez de ser apenas sustentada pelo feeling empresarial. Dessa forma, age-se de maneira mais assertiva e competitiva, melhorando os resultados.

Está convencido da importância de um aplicativo para o seu negócio? Então aproveite a visita em nosso blog e leia o artigo “Tudo o que você precisa saber sobre aplicativos para empresas” e aprofunde ainda mais seus conhecimentos sobre o tema!

Resumo do Artigo
Entenda a importância de um aplicativo para a sua empresa
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Entenda a importância de um aplicativo para a sua empresa
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Para os negócios que estão hoje no mercado, a internet é o meio mais importante. Com a comunicação se tornando mais acelerada, ignorar esse meio é desperdiçar boas chances. Por isso, é cada vez mais comum ver empresas que investem na criação de aplicativos diversos.
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