A importância do branding pode ser facilmente compreendida pela definição do termo. Branding são as práticas de design e estratégia aplicadas para identificar e diferenciar uma empresa, criando uma impressão memorável nos consumidores. Todas as marcas precisam de branding e podem fortalecer suas presenças no mercado com ajuda dele.

Conheça algumas das vantagens de investir em branding na hora de gerir uma marca e entenda porque você deveria fazer isso agora mesmo!

Torne sua marca reconhecível utilizando branding

O reconhecimento de marca é a capacidade que os clientes têm de visualizar um símbolo ou uma tipografia e associá-la ao seu negócio. Todas as empresas possuem uma marca, mas nem todas elas têm um símbolo memorável o suficiente para que os consumidores consigam reconhecê-lo em qualquer lugar.

Criar um aplicativo corporativo é uma maneira de fazer com que a sua logo apareça em mais lugares e, consequentemente, seja impressa na mente do consumidor. Porém, se você não tiver uma boa gestão de marca, o que inclui a criação de gráficos fortes, será muito difícil se diferenciar da competição.

Todos sabemos distinguir os layouts e tipografias que representam a Coca-Cola, a Apple e o Google. O mesmo pode acontecer com a sua empresa ao investir em branding.

Desenvolver essa familiaridade com o consumidor é importante para os negócios porque faz com que determinadas marcas sejam a primeira escolha nas prateleiras ou na hora de contratar serviços. Quando as pessoas se lembram da sua marca ela se torna top of mind, ou seja, uma das primeiras que vêm a cabeça quando o assunto é uma área de negócios específica.

Por isso, investir em branding é investir em lucratividade e uma maneira de tornar a sua marca mais comercializável.

Faça sua marca mais competitiva

Os negócios com marcas fortes são naturalmente mais competitivos em qualquer mercado. Ao comprar um detergente, um shampoo ou um sabonete, produtos que todos precisamos ter em nossas casas, era de se esperar que qualquer um deles que tivesse um bom desempenho fosse tão popular quanto o outro, certo?

Não é essa a realidade que vemos nas prateleiras. Os produtos de maior destaque, quase sempre, são aqueles de marcas que já conhecemos e nas quais confiamos. Todos eles fazem um ótimo trabalho quando o assunto é branding, por isso se mantém em posição de liderança, mesmo que a concorrência ofereça preços melhores ou produtos superiores.

O primeiro passo, que é experimentar uma nova marca, só acontece quando ela nos transmite segurança. Invista em branding para conquistar o cliente e, continue utilizando a prática para fidelizá-lo.

Fidelize o cliente investindo na sua identidade

É impossível ser fiel àquilo que não conhecemos bem, como você já notou no tópico anterior. O fato de uma marca se tornar memorável com auxílio do branding faz com que seja mais fácil fazer dela uma favorita no mercado. Você já se perguntou porque as pessoas têm um relacionamento tão intenso com algumas marcas em particular?

O branding reforça os valores e os ideais de uma empresa, além de investir em sua aparência. Ele deixa claro para os clientes que eles podem sempre esperar determinadas características dos produtos de um empreendimento, como inovação ou desenvolvimento sustentável.

É assim que organizações como a Microsoft se tornaram populares. Além de oferecer softwares a preços competitivos, a norte-americana se tornou sinônimo de computadores pessoais porque reforça em sua comunicação que o Windows e os demais produtos que comercializa (como Azure e Office) são confiáveis.

Para que a sua marca entre na cabeça de alguém ela precisa ter uma comunicação forte e conseguir valorizar seus pontos principais em todos os momentos em que interage com o cliente. O branding vai ajudar.

Lucre mais com um branding melhor

Sabe o que todas essas marcas que estão na nossa mente e são facilmente reconhecidas têm em comum? Elas vendem mais e podem cobrar preços maiores dos clientes.

Quem bebe uma Coca-Cola topa pagar mais caro pelo sabor, mesmo que existam produtos bastante parecidos no mercado. Esse tipo de valor, alcançado com uma boa estratégia de branding, não apenas significa que a sua empresa atrairá mais consumidores ou fidelizará os que já tem. Ele também justificará pagar mais caro pelo que vende.

A lei da oferta e da demanda é distorcida pela percepção que temos de determinados produtos e serviços. Não há uma escassez de Coca-Cola nas lojas e, ainda assim, as pessoas preferem essa marca a um produto genérico. A procura por esses refrigerantes é maior não porque há baixa disponibilidade, mas porque a marca é tão forte em nosso imaginário que automaticamente nos associamos a ela.

Em testes cegos, nem sempre um produto de uma marca renomada é o vencedor. Sem ver o que estão consumindo, consumidores têm como único critério de diferenciação o gosto, a textura e a satisfação imediata que obtém de um produto.

Poucas vezes o resultado dos testes cegos muda a percepção de um consumidor. Na maioria das ocasiões, eles simplesmente continuam a adquirir aqueles produtos em que mais confiam.

Atraia talentos para a sua empresa

Uma marca forte não é importante só na hora de conquistar novos clientes. Ela pode facilitar bastante a busca por talentos que vão manter a sua empresa competitiva e inovadora. Encontrar os melhores profissionais do mercado é um grande desafio para os departamentos de RH, mas quando uma empresa tem um bom branding tudo muda de figura.

É comum que os profissionais de destaque queiram um emprego em instituições renomadas, nas quais obterão suporte para as suas atividades e poderão fazer a diferença. Para que a sua empresa consiga transmitir a informação de que é esse ambiente ideal, ela terá de investir em um bom branding.

O que torna essa ideia ainda mais interessante é que bons colaboradores farão com que o seu negócio tenha uma marca forte. Essa relação mutuamente benéfica é um dos aspectos mais interessantes de uma gestão de marca eficiente.

Importância do branding

Fica clara a importância do branding para o sucesso dos negócios, pois impacta todos os eixos da organização. Além de mudar como os clientes percebem sua marca, o recurso é fundamental para a criação de uma cultura dentro do negócio, baseada em valores e perspectivas comuns, representados pelos produtos e serviços da empresa.

Por isso, se você ainda não investiu em branding, procure um profissional para ajudá-lo com a tarefa. Fazê-lo modificará a impressão que os consumidores têm sobre a sua empresa e poderá melhorar consideravelmente seus resultados.

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Resumo do Artigo
Importância do branding na gestão de marca: Saiba tudo!
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Importância do branding na gestão de marca: Saiba tudo!
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