As redes sociais são um fenômeno entre os usuários da internet. O Brasil, por exemplo, é o país que mais utiliza as mídias sociais na América Latina. Isso significa que o público da sua empresa, provavelmente, está presente nesses espaços.

Ao incluir a sua marca nas mídias sociais, é possível fortalecer o relacionamento, gerar novas vendas e até aumentar a fidelização. Com cada vez mais recursos, as redes sociais são meios de divulgação e atração de clientes.

Porém, para se obter os resultados que você deseja, é essencial utilizar as técnicas adequadas. A seguir, veja como usar o poder das redes sociais e favoreça agora mesmo o seu empreendimento!

Escolha as mídias sociais corretas

Embora o Facebook ainda seja a maior rede social do mundo, há dezenas de outras opções. Cada uma tem um propósito e um público-alvo de interesse. Com isso, é provável que o seu mercado marque mais presença em três a cinco delas do que em todas disponíveis.

Empresas que ignoram essa tendência e se posicionam em muitas mídias sociais amargam resultados insatisfatórios. Além de terem que gastar bastante tempo e esforço para manter todas atualizadas, não têm um retorno na mesma proporção. Portanto, o melhor é ter foco.

A escolha das redes é crucial e deve ser feita a partir do conhecimento sobre o público. Estude as preferências das pessoas de interesse e entenda quais são os principais hábitos de navegação. Ao fazer essa análise, você consegue direcionar melhor os esforços.

Se o seu estabelecimento for B2B, por exemplo, é melhor focar nos profissionais tomadores de decisão. Para esses, as redes voltadas ao contato profissional, como o LinkedIn, são mais indicadas. Já, se a intenção é falar com um público jovem, se destacam as alternativas dinâmicas, como o Instagram e o Twitter.

Como falar com o seu público através das mídias sociais

Depois de identificar quais mídias sociais são as ideais para os seus objetivos, o próximo passo é compreender como se comunicar com o público-alvo. Novamente, é preciso estudar o mercado e conhecer quais são as preferências. Entenda, por exemplo, qual é a linguagem mais adequada para empregar em cada caso. Desse modo, é possível atingir as pessoas do jeito certo e de forma a gerar o impacto desejado.

Também é importante pensar em quais assuntos serão abordados. Sendo assim, tenha em mente que as mídias sociais não devem funcionar como um megafone para a empresa anunciar produtos. Você precisa conhecer as dúvidas e dificuldades dos usuários, e oferecer respostas interessantes e pertinentes.

Produza conteúdo de qualidade

Para fortalecer a comunicação através das mídias sociais, inclusive, descubra como produzir conteúdo de qualidade e com bom desempenho. Ao entender o que as pessoas esperam, pense em utilizar a sua experiência no mercado para oferecer o conhecimento necessário.

Imagine uma empresa de itens para a casa. Mais que apresentar os produtos disponíveis, é fundamental que o negócio traga dicas de decoração, inspirações de outros ambientes e truques para deixar o lar mais bonito. Assim, as pessoas enxergarão maior valor agregado na atuação online da marca.

Além de definir os assuntos, não se esqueça de considerar os formatos. Fotos e vídeos fazem parte do conteúdo visual e chamam a atenção. Focar nessas técnicas é um bom caminho para maximizar a exposição e o alcance. Dessa maneira, ficará fácil promover o empreendimento.

Mantenha a consistência de publicação

As redes sociais são extremamente dinâmicas e geram uma grande quantidade de informação. Em apenas um dia, são enviados cerca de meio bilhão de tweets, por exemplo. No Facebook, basta 1 minuto para que surjam inúmeros posts.

Tudo isso mostra que a geração de conteúdo é intensa, e que a sua empresa precisa se posicionar no meio de tanta competição pela atenção do usuário. Nesse cenário, se fizer publicações esporádicas e muito espaçadas, sua marca perderá força. Com a diminuição gradual da relevância, a promoção do negócio é prejudicada.

Para evitar a situação, o melhor é ter consistência no uso das mídias sociais. Elabore um calendário editorial, com os dias de publicações e seus respectivos volumes. Por dia, é interessante fazer mais de um post em horários e com segmentações diferentes. Assim, você consegue atingir um número maior de pessoas.

Foque no engajamento e no relacionamento

As mídias sociais são um terreno fértil para que as métricas de vaidade floresçam. Esses indicadores representam números, mas não trazem as reais oportunidades geradas para o empreendimento pela estratégia. Ao se basear neles, você pode comprometer a análise da real situação.

É o caso de pensar no número de curtidas ou de visualizações. Um vídeo talvez tenha milhões de visualizações e não seja capaz de promover o seu negócio. Outro, por sua vez, pode ficar na casa das centenas e trazer novas oportunidades.

Por isso, o ideal é focar no engajamento e no relacionamento. Comentários e compartilhamentos se tornam muito mais relevantes do que apenas impressões ou alcance. O importante é favorecer a interação e fazer com que as pessoas se comuniquem com o seu conteúdo e com a marca.

Ao estimular o relacionamento, há uma aproximação e até a criação de confiança. Como consequência, é mais fácil manter o seu negócio na mente das pessoas e torná-lo uma excelente opção na hora da compra.

Ouça o que a audiência tem a dizer

As redes sociais recebem esse nome por um motivo: elas permitem a comunicação numa via de mão dupla. É bem diferente de um anúncio na TV ou de uma matéria na revista. Nesses casos, os usuários não conseguem interagir em tempo real e não podem trazer suas impressões.

Como o poder das redes sociais está no que o público tem a dizer, é essencial que a sua marca esteja disposta a ouvir. Demostre interesse pela opinião quanto a um produto ou serviço, e procure saber como as pessoas se sentem sobre determinadas interações com a marca.

Mesmo as críticas construtivas ou os problemas reais têm que ser endereçados corretamente. Se alguém criticar uma experiência e tiver base para a reclamação, o seu negócio deve atender o consumidor e buscar resolver o problema dele. Isso transmitirá suporte e fortalecerá a sensação de confiança.

Além de tudo, ouvir o que a audiência diz também é uma maneira de absorver dicas e sugestões valiosas. Desse jeito, a empresa consegue se posicionar e se promover de uma forma muito melhor.

Como vimos, por meio das mídias sociais, o seu empreendimento pode decolar. A promoção do negócio nesses meios deve seguir essas dicas e, ao final, você notará como os resultados surgem com maior facilidade.

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Saiba como utilizar as mídias sociais para promover o seu negócio
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As redes sociais são um fenômeno entre os usuários da internet. O Brasil, por exemplo, é o país que mais utiliza as mídias sociais na América Latina. Isso significa que o público da sua empresa, provavelmente, está presente nesses espaços.
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