Celulares, tablets, smartwatches ou notebooks híbridos. Não restam dúvidas que estamos diante da era tecnológica dos dispositivos móveis — e é extremamente importante que as empresas atuais saibam gerenciar essa nova abordagem do mercado.

Nesse contexto, surgiu o mobile friendly, técnica que consiste em planejar estrategicamente o site de modo que ele possa ser visualizado com fluidez em qualquer dispositivo atual. Mas você sabe como isso funciona? Ou mesmo entender qual é a importância de apresentar o site da sua empresa em uma abordagem voltada para qualquer tipo de aparelho?

Pensando na importância dessas questões, preparamos um artigo com algumas das necessidades e dos benefícios agregados ao adotar o mobile friendly em seu negócio. Continue a leitura dos próximos tópicos e entenda melhor sobre essa vantagem competitiva!

Funcionamento de um site Mobile Friendly

Em termos simples, essa técnica é capaz de estruturar a plataforma que você utiliza atualmente para deixa-la totalmente otimizável a qualquer monitor, seja um tablet ou mesmo um smartphone. Destacamos que a tecnologia é diferente do site responsivo. Entenda melhor as diferenças entre cada método:

  • Site responsivo: sendo responsivo, o site é capaz de se adaptar automaticamente ao layout da tela — o conteúdo é formatado com base em uma linguagem de programação, normalmente CSS.
  • Mobile Friendly: como o próprio nome diz, trata-se de uma configuração feita exatamente para o contexto operacional de dispositivos mobile. Trata-se, na verdade, de uma tecnologia capaz de fazer com que a codificação do site se adapte exatamente para o dispositivo que o usuário acessa.

Uma solução simples para transformar seu website em mobile friendly é buscar um parceiro capaz de desenvolvê-lo com base nesses critérios. Nesse caso, é interessante buscar alguém que possui experiência no mercado e é capaz de adaptar sua informação sem perder a qualidade que você oferece ao público.

Mas, além de garantir uma experiência melhor para o usuário da sua empresa, um website mobile friendly oferece uma série de vantagens competitivas para a visualização do seu negócio no ambiente digital, como abordaremos adiante.

Fatores que indicam a importância de seguir essa tecnologia

Se você possui um cargo de gestão na empresa, certamente precisa trabalhar com dados e se basear neles para acompanhar o mercado e inovar, certo? Dessa forma, apresentaremos aqui os principais aspectos que indicam a necessidade em adotar a tecnologia mobile no seu site. Confira:

1. Padrões de exigência do consumidor

Principalmente pela recente crise que nosso país enfrentou, o consumidor brasileiro anda cada vez mais cauteloso e atento para a qualidade dos serviços que contrata. Se sua empresa oferece produtos adaptados ao conceito mobile, certamente ela será mais bem avaliada e capacitada para atender a esses novos padrões.

2. Uso de dispositivos móveis

Segundo dados publicados pelo IBGE, em conjunto com o portal agência brasil, os dispositivos móveis são mais utilizados que os computadores quando tratamos do acesso à internet — desde 2014. Além disso, esse número aumentou consideravelmente nos últimos anos, indicando a importância em pensar em práticas mobile friendly para se destacar no mercado.

3. Economia globalizada

Mesmo com uma economia globalizada, o Brasil não perde para outros países quando o assunto é consumo e uso de smartphones. Confirmando esses dados, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) preparou recentemente um material com o intuito de demonstrar o uso de recursos mobile e de TI no país.

Os resultados são formidáveis para empresas que utilizam sites mobile friendly: existem cerca de 168 milhões de smartphones em uso no território nacional, sendo que as projeções indicam números ainda maiores até 2018.

4. Empresas exclusivamente mobile

Para além de site responsivo, podemos destacar o case de algumas empresas que atuam 100% no mercado mobile. A Nubank, por exemplo, utilizou o conceito mobile para criar um banco que trabalha com foco direto para os usuários de smartphones.

O banco digital ganhou forte destaque e aceitação dos usuários — atualmente existem filas de clientes em busca dos serviços da empresa. Esse tipo de usuário ainda carece de atenção dos negócios tradicionais, que acabam perdendo mercado para quem está atento às soluções voltadas ao mercado portátil.

4 benefícios que você perceberá ao usar o mobile friendly

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a importância dessa abordagem, falta tratarmos um pouco sobre o que você ganha ao utilizá-la. Portanto, entenda os 4 principais benefícios que você perceberá ao implementar o mobile friendly no site da sua empresa. Veja:

1. O Google prioriza os sites que possuem essa abordagem

O Google é a principal plataforma de pesquisa que utilizamos atualmente — e ele ranqueia os sites com base em certas pontuações. Além de avaliar a relevância do conteúdo e o tipo de serviço que você oferece, a gigante da tecnologia prioriza na primeira página de pesquisa os endereços que possuem formatação mobile.

2. Os usuários permanecem no portal por mais tempo

Ao acessar um conteúdo amigável às telas de um dispositivo portátil, o usuário se sente confortável em passar um tempo maior visualizando o que sua empresa pode oferecer. Além de tudo, é bem provável que ele perceba sua preocupação com essas questões e acabe se interessando mais no produto/serviço que você vende.

3. Possibilidade de ofertar serviços adicionais

O site mobile friendly é uma porta aberta para que a empresa possa ofertar serviços diferenciados e ganhe destaque no mercado. Imagine que você trabalha em uma empresa do ramo financeiro, por exemplo. Ao oferecer soluções digitais como essa, é bem provável que seu negócio alcance uma nova gama de soluções, como cadastros online ou ofertas digitais.

4. Alcance de um novo público

Para além de todas as outras necessidades, buscar um novo mercado é essencial para qualquer negócio. Ao utilizar o mobile friendly, a empresa pode divulgar seus serviços para um público muito mais amplo — algo que certamente agrega um diferencial de excelência e pode ampliar resultados.

Mas e então, leitor? Sua empresa já utiliza soluções mobile para agregar valor ao consumidor e garantir serviços de excelência? Se gostou da matéria, não deixe de assinar nossa newsletter e receber todo o conteúdo produzido pela equipe da FIT Mobile.

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Mobile Friendly: entenda a importância para sua empresa
Título do Artigo
Mobile Friendly: entenda a importância para sua empresa
Descrição
Celulares, tablets, smartwatches ou notebooks híbridos. Não restam dúvidas que estamos diante da era tecnológica dos dispositivos móveis — e é extremamente importante que as empresas atuais saibam gerenciar essa nova abordagem do mercado. Nesse contexto, surgiu o mobile friendly, técnica que consiste em planejar estrategicamente o site de modo que ele possa ser visualizado com fluidez em qualquer dispositivo atual. Mas você sabe como isso funciona? Ou mesmo entender qual é a importância de apresentar o site da sua empresa em uma abordagem voltada para qualquer tipo de aparelho? Pensando na importância dessas questões, preparamos um artigo com algumas das necessidades e dos benefícios agregados ao adotar o mobile friendly em seu negócio. Continue a leitura dos próximos tópicos e entenda melhor sobre essa vantagem competitiva!
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa