A mobilidade corporativa é uma tendência muito expressiva no mundo dos negócios. Com ela as empresas estão disponibilizando seus serviços e recursos de tecnologia da informação aos clientes internos (colaboradores) e aos externos (consumidores/contratantes de serviços) a distância.

A mobilidade corporativa permite aos clientes internos e externos interagirem com a empresa em escala 24 x 7 — a qualquer hora do dia e da noite — de qualquer lugar no qual tenham uma conexão de internet.

Por este motivo, ela está ganhando a adesão maciça das empresas que buscam aumentar a produtividade e ampliar o alcance de seus serviços.

Quer saber como os aplicativos ajudam na mobilidade corporativa? Então fique atento que vamos te informar.

Como funciona a mobilidade corporativa?

Quando uma pessoa está fisicamente distante da sua empresa e mesmo assim consegue interagir com ela por meio do uso de um dispositivo tecnológico móvel — smartphone ou tablet — com conexão à internet, ela está vivenciando a mobilidade corporativa.

Com a mobilidade corporativa, um indivíduo pode realizar diversas operações via internet, tais como:

  • contratar um serviço; 

  • abrir um chamado de assistência técnica;

  • realizar uma compra; 

  • pagar uma conta; 

  • acessar um sistema informatizado e trabalhar remotamente nele — em home-office ou em serviços externos; 

  • consultar uma informação; 

  • gerar um boleto ou um relatório, além de muitas outras possibilidades.

O que a minha empresa ganha com a mobilidade corporativa?

A mobilidade corporativa dá um basta nas filas de atendimento e confere maior autonomia de ação aos clientes internos e externos das organizações.

No contexto interno, a mobilidade corporativa aumenta a satisfação e a produtividade dos colaboradores da organização e reduz drasticamente as demandas de atendimento pessoal.

E no contexto externo melhora a experiência do cliente, que passa a ser atendido em sistema self-service no momento que lhe for mais conveniente.

As demandas operacionais passam a ser automatizadas, o que reduz o número de colaboradores necessários, amplia a escala dos serviços, além de gerar economia de energia elétrica e de consumo de papel, sem falar na minimização de outras despesas administrativas de manutenção de pontos de atendimento presencial e de escritórios.

O que é um aplicativo?

Um aplicativo — mais conhecido como app — é um software que faz a interface entre o dispositivo tecnológico de um usuário e os serviços e recursos disponibilizados pela sua empresa para acesso remoto pelos seus clientes (internos/externos). É ele que viabiliza a interação a distância com a sua organização.

Os aplicativos são desenvolvidos para instalação nos dispositivos móveis — smartphones e tablets — e visam otimizar a experiência do usuário — maior desempenho, melhor usabilidade e mais funcionalidades.

Que tipo de aplicativo posso usar em meu negócio?

Existem diversos tipos de aplicativos que podem auxiliar na gestão do seu negócio, dentre os quais podemos destacar:

Plataformas colaborativas

São softwares que permitem a interação entre equipes externas e equipes internas para coleta e compartilhamento de informações e documentos, suporte a serviços de campo, programação de serviços, comunicação verbal e/ou por vídeo etc.

Eles viabilizam também a gestão de projetos colaborativos entre empresas distintas, facilitando os controles de cronogramas, a distribuição de tarefas, o acompanhamento físico x financeiro, entre outros controles.

Aplicativos de vendas

Estes aplicativos tornam mais fácil a vida dos vendedores externos e do gestor de vendas. Por ele os vendedores conseguem:

  1. tirar seus pedidos online;

  2. consultar preços, condições de pagamento e disponibilidade de estoque em tempo real;

  3. registrar suas despesas de logística — deslocamentos, almoços de negócios, viagens e hospedagens;

  4. administrar a agenda de reuniões e contatos comerciais;

  5. acessar catálogos eletrônicos e fichas técnicas de produtos;

  6. operar o sistema informatizado de vendas. 

Tudo isto remotamente. E o melhor, o gestor de vendas consegue acompanhar a distância o desempenho de cada vendedor e planejar seus roteiros de atendimento e vendas.

Aplicativos para gerenciamento de ordens de serviço

Se a sua empresa presta serviços de manutenção de veículos ou sistemas de refrigeração, montagem de móveis ou assistência técnica em geral, ela precisa ter um aplicativo para gerenciar as ordens de serviço e agilizar os atendimentos das equipes externas, definindo as melhores rotas.

Aplicativos para controle financeiro

Esses aplicativos permitem operar o sistema informatizado da empresa remotamente, sendo possível atualizar dados de contas a pagar e contas a receber, conhecer o fluxo de caixa, gerar relatórios financeiros, conciliar movimentações de caixa e bancos, enfim, fazer toda e qualquer operação pertinente ao departamento financeiro.

Gestão de indicadores de desempenho

A alta direção de uma empresa tem muitas demandas e precisa de agilidade no acompanhamento dos indicadores de desempenho do negócio; os aplicativos de gestão de indicadores podem exibir em uma só tela do smartphone um painel com os principais indicadores corporativos, com apenas um clique e atualização dinâmica em tempo real.

Assim, dá para a alta direção tomar decisões com muito mais segurança e consistência de informações, além de ganhar tempo para focar no core business da empresa.

A junção de quatro recursos tecnológicos — os dispositivos móveis, os aplicativos, a internet e a computação na nuvem — viabilizou a mobilidade corporativa. Ela já é uma realidade, porém ainda está restrita a um número pequeno de empresas no Brasil.

As organizações que ainda não usam a mobilidade corporativa são aquelas que não dispõem de mecanismos de segurança da informação ou desconhecem as vantagens competitivas que elas podem obter.

Os aplicativos são o elo da sua empresa com o mundo externo, para interação com colaboradores e clientes em geral.

Eles viabilizam todas as operações que a sua organização precisar disponibilizar para acesso remoto. E o melhor, rompem as barreiras geográficas e eliminam a necessidade de deslocamentos para atendimentos ou acesso a serviços e recursos.

Os aplicativos são desenvolvidos sob medida para atender às necessidades de cada negócio e oferecer soluções tecnológicas para a automação dos processos empresariais, por este motivo se tornam ferramentas valiosas para a otimização da mobilidade corporativa, geração de valor, desburocratização e melhoria da gestão empresarial.

Agora que você conhece o importante papel que os aplicativos desempenham na mobilidade corporativa, que tal compartilhar essas informações nas suas redes sociais com seus amigos?

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Como aplicativo ajudam na mobilidade corporativa?
Título do Artigo
Como aplicativo ajudam na mobilidade corporativa?
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa