Com o avanço da tecnologia e a transformação digital do mercado, é comum que empreendedores busquem formas de usar soluções de TI a favor de seus negócios. Seja criando um site ou desenvolvendo um aplicativo mobile, é importante saber o que são frameworks para ter um projeto de sucesso.

Considerados uma das principais ferramentas usadas no desenvolvimento de aplicações e soluções de TI, os frameworks fazem parte da rotina da maioria dos desenvolvedores. Usados de forma correta, eles proporcionam benefícios, como redução do tempo de desenvolvimento, erros de execução e custo total do projeto.

Seu conceito pode ser confuso, principalmente para profissionais que estão começando na área ou empreendedores interessados em projetos de TI para seus negócios. Por esse motivo, é importante se informar bem sobre o assunto ou ter apoio de profissionais experientes.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações sobre o que são frameworks, como funcionam e seus benefícios para um projeto de TI. Leia até o final para conferir!

O que são frameworks?

Na área de desenvolvimento de TI, o termo framework é usado para representar um conjunto de códigos genéricos e/ou abstratos, desenvolvidos em uma linguagem de programação específica. Quando usados, eles disponibilizam funcionalidades específicas dentro do projeto.

Em outras palavras, os frameworks são ferramentas prontas para serem usadas pelo desenvolvedor. Elas já foram desenvolvidas, testadas e implementadas em outros projetos e podem ser replicadas facilmente. Por esse motivo, normalmente, se referem a operações básicas e muito usadas — como sistemas de templates, acesso a banco de dados, área de login e mapeamento de rotas.

Por ser algo comum e muito usado, é possível encontrar frameworks para todos os tipos de projeto. Alguns exemplos mais conhecidos são o Bootstrap e o Foundation para desenvolvimento front-end, o Yii e o Rails para aplicações web e .NET para o desktop.

De forma geral, os frameworks são considerados uma ótima opção para o desenvolvimento de projetos de TI, trazendo benefícios como a redução do tempo de trabalho e maior segurança em sua funcionalidade por se tratar do uso de itens testados e validados anteriormente.

Como eles funcionam?

Normalmente, os frameworks são construídos em módulos, que podem ser independentes ou não, ou seja, seus componentes podem ser utilizados de forma individual ou somente em sua totalidade. Compreender essa característica é importante ao buscar um framework para seu projeto.

Seu uso é feito da seguinte forma: ao iniciar um projeto, o desenvolvedor compreende todas as funcionalidades e requisitos de implementação existentes para seu desenvolvimento — como um catálogo de produtos, área de login ou publicação de notícias. Nesse momento, ele pode avaliar quais dessas funções possivelmente já foram usadas em outros projetos e estão disponíveis para uso.

Dessa forma, eles podem pular toda a etapa de desenvolver esses componentes, apenas instalando um framework já criado em seu projeto. Feito isso, o desenvolvedor passa a criar seu próprio código para dar vida ao projeto final, incluindo os componentes que fazem do projeto único e individual.

O que o diferencia de outras formas de modularização?

Algo comum ao começar a usar frameworks é a confusão desse conceito com outras formas de modularização e modelos de criação de funções de programação que podem ser importadas para vários projetos de desenvolvimento — como as bibliotecas de classe.

A diferença entre esses modelos é simples: o framework é composto por funções geradas pela integração de seus componentes, ou seja, as relações são embutidas e há dependência entre eles. Já uma biblioteca de classes apresenta independência de suas funções. O fluxo de operação do programa também varia entre frameworks e bibliotecas. Enquanto o primeiro faz o acesso às funções criadas pelo usuário, o segundo é controlado por ele para fazer as importações.

Quais são as vantagens trazidas pelos frameworks para os negócios?

Maior eficiência

Ao desenvolver um projeto com ajuda de frameworks, o desenvolvedor não precisa escrever tantas linhas de código e despender tempo e esforço em funções e componentes que já existem. Além disso, seu trabalho pode ser utilizado novamente em futuros projetos, aumentando a eficiência dessas atividades.

Apoio técnico

Algo muito característico da comunidade de desenvolvimento é sua integração e disponibilidade para ajudar seus membros ao usar quaisquer frameworks, bibliotecas ou ferramentas. Além disso, a documentação de um framework costuma ser extremamente completa e bem elaborada, facilitando a resolução de dúvidas e qualquer problema em sua aplicação.

Aumento da segurança

Por ser algo utilizado por muitos desenvolvedores dentro da comunidade, é comum que frameworks sejam mais seguros que aplicações desenvolvidas para um único projeto. Isso acontece porque esses componentes são largamente utilizados e testados, dessa forma, problemas e falhas de segurança são rapidamente identificados e corrigidos.

Integração

Normalmente, um projeto envolve mais de um framework e componente de desenvolvimento. Por esse motivo, muitos deles são desenvolvidos para serem integrados e se comunicarem com diferentes sistemas, facilitando o trabalho dos desenvolvedores.

Ganho de usabilidade

Como falamos, por ser muito utilizado, é comum que qualquer problema que um framework tenha seja facilmente detectado e corrigido. Isso é importante principalmente para os componentes de front-end, garantindo que elementos de usabilidade apresentem melhores experiências de utilização para os usuários do projeto final.

Redução de custos

Como o uso de frameworks reduz o tempo de desenvolvimento, os gastos com o projeto são muito menores. Além disso, a maioria dessas soluções são disponibilizadas de forma gratuita, em modelo open source e sem restrições para uso comercial, garantindo a inexistência de custos adicionais ao projeto.

Menor time-to-market

Por fim, como o desenvolvimento do projeto é feito em menor tempo, o time-to-market também é reduzido, permitindo que ele seja oferecido ao mercado mais rapidamente. Isso é importante em ambientes de alta competição, onde inovação e pioneirismo são grandes diferenciais de sucesso.

Fica evidente que o uso de frameworks é uma prática importante para a estratégia de desenvolvimento de um aplicativo, sistema ou solução de TI. Por isso, é importante optar por ela ao começar um investimento. Além dos benefícios gerados, os frameworks tornam o trabalho dos desenvolvedores mais fácil e eficiente.

Entretanto, é importante ressaltar que resultados de sucesso só acontecem quando eles são usados de forma correta. Por isso, o mais indicado ao começar um projeto de TI é buscar por profissionais com experiência e conhecimento de mercado.

Agora que você já sabe o que são frameworks e sua importância, acesse nosso site e conheça a nossa empresa!

Avaliação
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Afinal, o que são frameworks e quais são as suas vantagens?
Título do Artigo
Afinal, o que são frameworks e quais são as suas vantagens?
Descrição
Com o avanço da tecnologia e a transformação digital do mercado, é comum que empreendedores busquem formas de usar soluções de TI a favor de seus negócios. Seja criando um site ou desenvolvendo um aplicativo mobile, é importante saber o que são frameworks para ter um projeto de sucesso.
Autor
Empresa
Fit Mobile
Logo Empresa