Comandar uma empresa nunca pode ser tarefa para uma pessoa só e demanda o perfil de um gestor. É por isso que todas elas investem em testes, experiências e treinamentos para encontrar o perfil certo de funcionários para comandar cada equipe e setor.

Mas qual é o perfil de um gestor adequado?

Nós criamos este artigo para mostrar a importância de cargos de liderança dentro do seu empreendimento e como identificar as características ideais que você deve procurar. Acompanhe!

A importância de um bom gestor na sua empresa

Quanto mais a sua organização cresce, mais difícil fica para centralizar as decisões, os processos e as resoluções de crise que surgem a todo tempo em um mercado competitivo. Por isso, é importante buscar pessoas certas para os cargos de gestão, dos menores núcleos de equipes até a gerência de setores maiores.

A ideia é que uma cadeia de profissionais responsáveis e proativos faça a empresa operar de forma dinâmica da base até o topo, sem ter de esperar uma ordem central quando a resolução deve ser imediata.

Isso significa ganho de produtividade e tempo. Um bom gestor em um negócio pode oferecer as seguintes habilidades:

  • gestão de pessoas: é a capacidade de manter uma equipe motivada, organizada e aproveitar o melhor das habilidades de cada pessoa em atividades realmente relevantes;
  • gestão de objetivos: um bom gestor aqui é aquele que tem o planejamento da empresa bem assimilado e busca o tempo todo cumprir objetivos de forma otimizada para economizar tempo e dinheiro;
  • gestão de processos: é a habilidade de atingir os objetivos da companhia da melhor forma possível, com processos bem definidos, controle de agenda e capacidade de mudar o rumo ao longo da operação.

Contando com profissionais que consigam realizar esses tipos de gestão, o empreendimento ganhará mobilidade e flexibilidade para continuar crescendo.

As características do perfil de um gestor

Mas o que exatamente um profissional deve ter para ser um bom gestor? Quais características você deve procurar? Para garantir uma escolha acertada, nós criamos uma lista com tudo o que um bom gestor deve apresentar no ambiente de trabalho. Confira!

Ter motivação e ser proativo

A primeira característica de um bom gestor é gostar do que faz e sempre buscar o melhor para ele e para sua empresa. Portanto, encontre pessoas que gostam de solucionar problemas e agem por conta própria.

Só é preciso muito cuidado para não confundir motivação e proatividade com imprudência e inconsequência. A responsabilidade e espírito de equipe são essenciais.

Ser um líder

Um bom gestor sabe liderar pessoas. Não adianta ter proatividade, ser estratégico e não saber passar suas ideias para a equipe.

Um líder motiva, inspira e conquista outras pessoas. Isso se faz com respeito e a capacidade de persuadir e influenciar outros indivíduos, com boa comunicação e posições claras.

Um líder não precisa necessariamente estar acima na hierarquia; ele precisa buscar sua posição de destaque. Essa é uma excelente forma de encontrar a característica em funcionários de uma organização.

Ter empatia

Muitas pessoas confundem liderança com imposição. Essa pode ser uma forma eficaz de gerir a curto prazo, mas pouco eficiente em uma empresa que quer se consolidar.

É importante que o bom gestor saiba entender as pessoas a sua volta e extrair o melhor de cada uma. Todo mundo passa por momentos de dificuldades e incertezas; todo mundo erra. O gestor precisa entender o que está acontecendo e conseguir motivar a equipe para superar as adversidades.

Saber dar e receber feedbacks

Pois é, todo mundo erra. E problemas no dia a dia de uma empresa são uma certeza. A melhor forma de diminuir prejuízos e readequar a operação o mais rápido possível é a capacidade de lidar com os feedbacks.

Isso quer dizer estudar o que deu errado e explicar de forma clara e objetiva. Quer dizer também ouvir feedbacks de superiores e comandados da mesma forma, aprender com os erros e não criar conflitos por isso.

Um bom gestor cria uma atmosfera de colaboração verdadeira, onde todos os funcionários podem dar sua opinião e estão abertos às críticas. 

Ser um bom gerenciador de conflitos

Por mais que a equipe esteja aberta ao diálogo, os conflitos vão surgir — não importa o tamanho da sua empresa. Cabe a um bom gestor resolvê-los de forma rápida e sem danos colaterais.

A criação de intrigas e rancores entre funcionários corrói a produtividade. Assuntos mal resolvidos deixam brechas para que o erro se repita no futuro. Por isso, um funcionário que lida bem com ideias conflitantes e consegue guiar toda a equipe para um meio termo é importantíssimo para a gestão de pessoas.

Ser um bom estrategista e ter visão ampla de negócio

Cada funcionário tem uma função específica dentro da companhia, mas isso não significa que ele deve se contentar em sua ilha.

Bons gestores buscam conhecer toda a operação da qual fazem parte e se esforçam para melhorar processos e resultados. Eles criam estratégias para crescer o negócio como um todo e apresentam ideias para seus superiores.

Uma grande qualidade de gestão é ter plena noção de que o desenvolvimento da organização é o crescimento do profissional.

Ser inovador e abraçar tecnologias

Deixamos este item por último porque é a necessidade mais atual no meio corporativo. Com o avanço da tecnologia, um gestor está o tempo todo procurando novas formas de incorporá-la aos processos e operações da sua empresa.

Ele deve estar atento desde o uso de softwares, ferramentas e aplicativos para otimizar e aumentar a produtividade até protótipos para a validação de novas ideias e modelos de negócios. Além de, claro, buscar oportunidades para oferecer um melhor serviço ao público, independentemente do seu setor.

O perfil de um gestor é essencial para diversas posições dentro de uma instituição que quer crescer e se consolidar. Para um mercado competitivo como o de hoje, flexibilidade e resiliência na crise são fundamentais para se manter relevante.

Mas se você se preocupa com a agilidade da sua empresa e a qualidade de seus serviços, é preciso apostar não só em pessoas, mas também em soluções tecnológicas.

Para saber mais sobre como fazer isso, este artigo te conta tudo o que você precisa saber sobre aplicativos para empresas. Boa leitura!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Como identificar o perfil de um gestor na empresa?
Título do Artigo
Como identificar o perfil de um gestor na empresa?
Descrição
Comandar uma empresa nunca pode ser tarefa para uma pessoa só. É por isso que todas elas investem em testes, experiências e treinamentos para encontrar o perfil certo de funcionários para comandar cada equipe e setor.
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa