Nem todo mundo sabe, mas a etapa de pós-venda é essencial para o sucesso do negócio. Realizar esforços para conquistar um cliente faz parte da rotina da maioria dos empreendimentos. No entanto, apenas algumas empresas mantêm o nível de interesse depois que a venda é fechada. 

Com uma boa estratégia, é possível ampliar o nível de fidelização e melhorar a reputação da empresa. Em médio e longo prazo, o cuidado com o pós-venda é uma abordagem que otimiza a conquista de resultados por parte do empreendimento.

Para entender por que e como fazer o pós-venda, continue a leitura e desvende essa possibilidade em seu negócio!

Como funciona o pós-venda?

O pós-venda, como o nome já indica, atua como uma extensão do período de relacionamento com o cliente. A princípio, conseguir que o consumidor comprasse já era suficiente e, então, o negócio partia para outras abordagens.

Contudo, o relacionamento fortalecido é um dos elementos mais importantes. Em vista disso, o pós-venda funciona por meio de diversas táticas que fazem a empresa se manter presente na vida do comprador.

Não se trata de tentar “empurrar” novas aquisições, mas, sim, de fortalecer o contato e até de ajudar o consumidor a obter o sucesso. Desse jeito, as técnicas devem envolver comunicação, geração de valor e troca de informações que sejam valiosas.

Qual é a relevância do pós-venda?

O padrão de consumo mudou bastante nos últimos anos. Agora, as pessoas desejam ser mais que um número para os empreendimentos: elas buscam humanização e, principalmente, um relacionamento sólido com a marca. A partir da confiança e da boa experiência, é comum que os compradores fiquem próximos de algumas marcas.

O pós-venda serve, exatamente, para estreitar essa relação. Ao aproximar os clientes, é provável que eles comprem novamente. Além de fortalecer a base de consumo e melhorar a previsibilidade de receita, esse é um jeito de diminuir os custos necessários para obter novas conversões.

A fidelização também é importante para gerar um destaque no mercado. Com a satisfação ampliada com o negócio, é possível melhorar a reputação e levar a resultados mais significativos.

Mas, como colocar o pós-venda em prática?

Agora que você entende do que se trata a etapa do pós-venda e por que ela é tão relevante, é o momento de saber como colocá-la em prática. Algumas ações são indispensáveis e, inclusive, o uso de tecnologia pode ajudar na tarefa. A seguir, veja quais são as melhores alternativas:

Trabalhe o customer success

Um dos conceitos inovadores e essenciais para o pós-venda é pensar no sucesso do cliente — ou customer success. Ele aborda a necessidade de fazer com que o consumidor fique satisfeito e, principalmente, atinja seus objetivos com o uso de determinada ferramenta.

Imagine que o seu negócio lança um aplicativo para tornar o contato mais fácil. Parte do customer success inclui garantir que o uso do recurso é adequado e atende às expectativas das pessoas. Assim, é simples obter a satisfação e a fidelização.

Isso também vale para outras possibilidades. Uma loja que vende um tênis de corrida para um cliente pode oferecer itens complementares, como meias ou roupas de ginástica. Com isso, há a certeza de que a pessoa atingirá os seus objetivos.

Contate sempre o cliente

Para conduzir o customer success é importante que o negócio entre em contato constantemente com as pessoas de interesse. É preciso, através do processo de pós-venda, se manter “vivo” na memória do público e garantir uma troca de informações cada vez mais consistente.

Para tanto, cabe utilizar meios diversos, como redes sociais e e-mails. O envio de uma newsletter com conteúdos e ofertas personalizadas funciona para deixar o cliente por perto. Além de tudo, é um jeito de complementar outras compras e fortalecer as possibilidades de êxito.

O importante é estar presente na vida de quem consome, pois, do contrário, a concorrência tem a chance de assumir o seu lugar. Apenas tome cuidado com o planejamento, já que não é recomendado ser inconveniente. O contato deve ser permitido pela pessoa e não pode incomodar ou ser excessivo.

Utilize o poder do chat online

Quando o cliente é quem entra em contato com a empresa, a tecnologia tem que se fazer presente para aumentar a eficiência. Uma das possibilidades consiste no uso de ferramentas de chat online, como os chatbots.

Esses recursos têm disponibilidade total e ajudam a pessoa a resolver problemas ou dúvidas de forma prática. Com a melhoria na experiência de suporte e atendimento, o pós-venda sai fortalecido.

Cumpra todas as promessas

Ao realizar uma conversão, o seu empreendimento faz uma promessa. Quando diz que o produto ou serviço atende a certas necessidades ou que tem algumas características, o negócio promete algo — e isso deve ser cumprido.

Também é preciso realizar a promessa de que o cliente é importante e que receberá a atenção necessária. Então, não se esqueça de cumprir com tudo o que foi previsto na negociação e continue a oferecer o que foi prometido.

Crie programas de fidelização

Os programas de fidelidade são ótimas alternativas para manter as pessoas por perto. A ideia é premiar quem tiver um relacionamento intenso, como quem compra com maior frequência.

É fundamental planejar bem qual será a mecânica de premiação e quais serão os benefícios concedidos. Todas as regras devem ser claras e divulgadas de forma ampla para que as pessoas tenham interesse em participar.

Dê prioridade aos lançamentos e promoções

Para dar uma força extra ao pós-venda, é interessante dar prioridade aos clientes atuais na hora das ofertas ou dos lançamentos. Se a sua empresa tem um software, permita que os contratantes atuais façam testes da nova versão. Também é válido oferecer cupons e descontos exclusivos para quem já mantém um relacionamento com a marca.

Essas práticas demonstram que o empreendimento se preocupa com os consumidores e que não tem interesse apenas em obter novas conversões. Tudo isso favorece o processo.

A realização do pós-venda é indispensável para que o negócio se destaque, conquistando a confiança e a satisfação dos consumidores. Ao implementar tais orientações, é possível obter todas as vantagens dessa ferramenta e fortalecer a performance da empresa.

Para atrair mais gente e poder aplicar essas táticas, veja 5 dicas para montar um PDV atraente e descubra como potencializar seu desempenho!

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Pós-venda: Entenda como funciona o processo e por que é essencial
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Pós-venda: Entenda como funciona o processo e por que é essencial
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Nem todo mundo sabe, mas a etapa de pós-venda é essencial para o sucesso do negócio. Realizar esforços para conquistar um cliente faz parte da rotina da maioria dos empreendimentos. No entanto, apenas algumas empresas mantêm o nível de interesse depois que a venda é fechada.
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