Para garantir a lucratividade e o bom desempenho do seu empreendimento é imprescindível saber utilizar a prospecção de novos clientes. Para tanto, a primeira medida que a sua equipe deverá adotar é manter-se atenta às soluções tecnológicas e às inovações do mercado.

Um atendimento efetivo e de qualidade pode fazer com que o seu negócio estabeleça uma posição mais estável em um ambiente altamente disputado. Isso ocorre devido ao diferencial em termos de vendas proporcionados pela prospecção de novos clientes.

Vale ressaltar que iniciar a prospectar não se resume ao contato inicial com o possível novo cliente, mas envolve todo o processo de venda até o fechamento do primeiro negócio. Em razão disso, é fundamental manter o controle de todas as tarefas executadas no processo para evitar que informações importantes se percam no caminho.

Pensando nisso, o artigo de hoje reúne algumas dicas para que você saiba como prospectar novos clientes e possa contar com os principais aplicativos para ajudar nessa empreitada. Ficou interessado? Confira!

Entenda o que é a prospecção de novos clientes

A prospecção de clientes pode ser caracterizada como todo o processo de conquista de novos clientes. O conceito está diretamente associado ao crescimento e à segurança do negócio. Afinal, sem compradores, não existe venda — e, sem vendas, sua empresa não terá como produzir o suficiente para manter a rentabilidade e evitar prejuízos.

O momento em que a empresa entra em contato com um cliente em potencial para tratar sobre seu produto ou serviço caracteriza a primeira etapa da venda. Portanto, otimizar essa etapa significa garantir um número maior de vendas.

Por esse motivo, antes de investir na procura de clientes, é necessário organizar devidamente todo o processo. A etapa de planejamento de vendas é tão importante quanto a conclusão de uma nova venda. Separe um tempo na rotina de seus funcionários para traçar metas de prospecção.

Saiba traçar metas e objetivos

A tarefa na prospecção de novos clientes pode ser um grande desafio. No entanto, com metas e objetivos bem estruturados — de modo a garantir a captação de novos cliente e garantir a rentabilidade da empresa —, a tarefa se torna muito mais fácil.

Estabelecer um número “x” de contatos que devem ser realizados diariamente é uma boa maneira de iniciar o novo plano corporativo. Você poderá, inclusive, estipular objetivos pessoais para colaboradores e suas respectivas comissões.

Os resultados obtidos motivarão você e sua equipe a utilizar cada vez mais as práticas para prospectar novos clientes.

Promova a cultura de prospecção

A prospecção de novos clientes deve estar sempre presente na rotina da sua equipe de vendas e de toda sua equipe corporativa — ela não pode ser caracterizada como uma atividade esporádica. Todos os seus funcionários devem estar familiarizados com os benefícios que a prospecção pode trazer para a sua empresa.

Mantenha sua equipe devidamente treinada

Após motivar sua equipe, promova treinamentos com técnicas práticas de como prospectar e atender com eficiência os clientes. Todos devem conhecer bem o que a empresa tem a oferecer (independentemente de ser um produto ou serviço) para alcançar as metas de vendas.

Fora a parte técnica, ofereça dicas comportamentais de abordagem e de como lidar com problemas na comunicação com os clientes.

Seja solícito e demonstre interesse no cliente

Sempre demonstre claramente, em todos os contatos com seus leads, prospects ou clientes, que você tem satisfação e interesse em resolver seus problemas e atendê-los da melhor maneira. Manter-se à disposição do cliente garante um atendimento com diferencial de seus concorrentes.

Adote essa postura em todos os contatos que sua empresa faz no dia a dia. Mesmo que o cliente não realize compras nas primeiras visitas ou ligações, saiba utilizar a persistência como aliada para finalizar vendas.

Lembre-se de manter uma boa relação com os clientes: envie mensagens em datas comemorativas como o aniversário ou no dia da profissão que eles exercem. Vale ressaltar uma dica importante: faça o mesmo com a secretária do seu contato, caso ele tenha. Geralmente ela pode ser o fator-chave para que sua venda seja efetivada.

Tire vantagens das soluções digitais

Saiba utilizar da maneira otimizada os buscadores como o Google e as redes sociais — como Facebook, Twitter e LinkedIn. Também é sempre bom considerar o desenvolvimento de um site próprio para diferenciar-se de seus concorrentes. É essencial utilizar a tecnologia para otimizar a prospecção de novos clientes no seu empreendimento.

Manter presença nas redes sociais garante uma proximidade maior com seus prospects. Promova sempre promoções e não se esqueça de induzir os consumidores a seguir todos os perfis digitais da sua empresa, mostrando sempre que os clientes são importantes para a organização.

Utilize a inovação para diferenciar-se da concorrência

Atualmente, tanto no mercado tradicional quanto na internet, a competitividade comercial está cada vez mais acirrada — por isso, diferenciar-se é indispensável. Busque sempre inovar e atender o consumidor com o máximo de atenção, lembrando sempre de acompanhar os produtos e serviços dos seus concorrentes.

Pergunte-se com regularidade como você e sua equipe podem melhorar cada vez mais os produtos e serviços oferecidos e, desse modo, suas chances de cativar e fidelizar clientes será muito maior.

Inclua um sistema CRM em suas ferramentas corporativas

Começar a utilizar um software para sua gestão de vendas pode ser imprescindível — pois, dessa maneira, é mais fácil garantir que o processo não se perca. Além disso, lembre-se de gerar lembretes periódicos e de armazenar todos os dados importantes para os vendedores e para a equipe de marketing.

Existem diversos sistemas de CRM disponíveis no mercado, com funções e ferramentas variadas. Pesquise para encontrar o programa que atenderá da melhor forma suas necessidades. A grande oferta de aplicativos resulta em diferenças de preço. Logo, saiba escolher uma opção que caiba em seu orçamento e atenda suas demandas.

Recorra a outras ferramentas de marketing digital

Além de garantir seu espaço nas redes sociais, valer-se de outras ferramentas de marketing digital — como e-mail marketing ou links patrocinados, por exemplo — é uma ótima maneira de chegar até o seu público-alvo e garantir melhores resultados para o seu empreendimento.

Caso sua equipe corporativa não tenha alguém com experiência para utilizar essas ferramentas, é válido procurar uma empresa especializada no assunto que possa lhe auxiliar nas campanhas de prospecção de clientes. Com isso, o seu empreendimento alcançará todos os resultados almejados.

1. LinkedIn

Poucas pessoas sabem, mas o LinkedIn pode ser uma ótima ferramenta de prospecção de novos clientes. Por ser uma rede social voltada ao ambiente profissional, a plataforma permite o relacionamento com os clientes, assim como a descoberta de novas oportunidades.

No Brasil, o aplicativo do LinkedIn já ultrapassou a marca de 29 milhões de usuários e é utilizado por profissionais de todos os setores. O App é gratuito e roda em iOS, Android e Windows Phone. No entanto, há alguns recursos que só estarão disponíveis mediante a assinatura de uma conta Premium.

2. Zoho CRM

O Zoho CRM é um dos aplicativos mais completos do mercado quando o assunto é gestão de vendas. O app disponibiliza uma série de recursos, que permitem gerenciar as informações sobre os clientes de maneira detalhada, incluindo o planejamento e o acompanhamento das ações direcionadas aos prospects.

O software contribui para uma negociação estratégica e possui diversos recursos, tais como:

  • fatura e contabilidade;

  • rede social empresarial;

  • boletim de notícias;

  • e-mail marketing;

  • automação de força de vendas;

  • integração com o SharePoint.

O aplicativo está disponível para web, Android e iOS, com valores a partir de U$12 por mês.

3. Base

Projetado exclusivamente com o propósito de aumentar a produtividade de vendas da sua equipe, o Base é uma ferramenta que certamente ajudará você na prospecção de novos clientes. Os recursos dessa solução permitem:

  • melhor controle das etapas do funil de vendas;

  • gerenciamento detalhado dos clientes, incluindo um histórico de relacionamento;

  • gestão de leads;

  • automatização de e-mails;

  • relatórios e análises.

O Base pode ser acessado via web ou por meio dos aplicativos para iOS, Android e Windows Phone. A disponibilidade dos recursos varia de acordo com o plano de contratação, que se inicia em U$45 mensais.

4. Agendor

O Agendor é mais um CRM que proporciona a otimização dos processos de venda. O software centraliza e promove o melhor controle das operações comerciais, fazendo análises e oferecendo relatórios precisos — além de facilitar a comunicação entre os colaboradores.

É possível acessá-lo pelo computador e também pelas aplicações móveis, disponíveis para Android e iOS. Os recursos são interessantíssimos e permitem que você defina uma estratégia de negócio ou de prospecção, por exemplo, para, a partir de então, fazer o acompanhamento do funil — ou pipeline de vendas.

Além disso, o aplicativo permite a visualização dos clientes por meio de um mapa, favorecendo as rotas de visita. Para usufruir de todos os recursos, é necessário aderir ao plano PRO, que custa R$36 mensais. Entretanto, há também a possibilidade de usá-lo de forma gratuita — porém, sua usabilidade será limitada.

5. Repsly

Uma união de dois mundos: gestão de equipe e sistema de vendas. Esse é o Repsly, que possibilita que os gerentes comerciais monitorem e orientem os representantes em tempo real.

Enquanto isso, os vendedores controlam as todas as informações relacionadas aos clientes e prospects, atribuindo mais eficiência para o seu processo de vendas.

O Repsly está disponível para web, Android e iOS, podendo ser adquirido por valores a partir de U$13 por mês.

6. CamCard

O CamCard é um aplicativo relativamente simples, mas que pode ser bastante útil para a prospecção de novos clientes. O intuito dessa ferramenta é simplificar o processo de coleta e gestão de contatos.

Basicamente, o App digitaliza, gerencia, sincroniza e faz a troca de cartões de visita. É possível, ainda, adicionar notas e lembretes sobre os prospects, por exemplo, e acessar as informações a partir de qualquer dispositivo em tempo real. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

7. SlideRocket

Muitas vezes, a prospecção de novos clientes exigirá apresentações eficazes, que os envolvam no que diz respeito às soluções oferecidas. O SlideRocket pode ajudar com isso, já que ajuda a tornar mais atraentes os conteúdos apresentados e permite que você disponibilize o material aos prospects.

Com um conjunto de ferramentas para um design profissional, que inclui a capacidade de integração com recursos como o YouTube e o Flickr, preparar uma apresentação memorável nunca foi tão fácil.

O aplicativo SlideRocket pode ser acessado online ou offline, a partir de qualquer sistema operacional. Tenha tudo em seu smartphone ou tablet e compartilhe as informações com seus ouvintes quando quiser.

O app está disponível gratuitamente, mas, para ter acesso a todos os recursos, é preciso entrar em contato com o suporte dos desenvolvedores.

8. Salesforce

Por último, não podíamos deixar de mencionar o Salesforce, empresa responsável pelo principal CRM do mundo. O software é, provavelmente, o mais completo do mercado, pois une, em uma única plataforma, todas as atividades imagináveis em relação ao gerenciamento de vendas. A ferramenta conta com:

  • recursos de vendas;

  • recursos de marketing;

  • sistemas de monitoramento das atividades;

  • ferramentas de análise dos clientes e prospects;

  • relatórios personalizados;

  • registro de chamadas a partir de qualquer dispositivo móvel;

  • sistema de busca para a obtenção de informações sobre os clientes.

Essas são apenas algumas das possibilidades do Salesforce, que está disponível para web e também para os dispositivos Android, iOS e Windows Phone, por meio do nome Salesforce1 Mobile App. Os valores variam de acordo com o plano contratado, partindo de U$25 mensais.

Prospecção de novos clientes

Com todas as dicas listadas, será muito mais fácil implementar a prospecção de novos clientes e, assim, assegurar um lucro maior para o seu empreendimento. Vale lembrar que novas estratégias devem ser adotadas constantemente para garantir o diferencial do seu negócio.

Todos esses aplicativos para prospecção de novos clientes são armazenados em nuvem, o que elimina a necessidade de investimentos em servidores ou sistemas físicos — além de garantir maior segurança e confiabilidade nos dados.

Considere esse tipo de ferramenta como essencial para os processos de venda como um todo. Os tempos de papel caneta já se foram, chegou a hora de inovar e automatizar seus processos!

E então, entendeu tudo que você precisa saber sobre a prospecção de novos clientes? Qual dos aplicativos mencionados é o seu favorito? Você já o utiliza em sua empresa? Compartilhe sua opinião, dúvida ou sugestão nos comentários abaixo!