Esta é uma era cheia de mudanças, inclusive no ambiente profissional. O mercado exige que as empresas substituam modelos organizacionais ultrapassados. O foco deixou de ser a gestão hierárquica e passou a ser algo mais horizontal e participativo. Essas mudanças se baseiam na otimização de processos e buscam reduzir os custos da empresa.

Essa nova abordagem aumenta a probabilidade de ter um corpo efetivo altamente motivado, comprometido e produtivo. O contato curto entre líderes e colaboradores faz com que as boas ideias fluam e os projetos sejam completados com mais agilidade.

Continue a leitura e descubra como a otimização de processos melhora os resultados da empresa, aumentando a produtividade, reduzindo custos e facilitando a gestão.

Otimização de processos e redução de custos estão ligados

Saber reduzir é imprescindível para o sucesso da empresa. E, para entender como a otimização de processos está diretamente ligada a uma sábia redução de custos, vamos apresentar os três pilares de uma empresa que busca sempre ser produtiva:

  • gestão estratégica de pessoas;

  • construção de boas práticas ao desempenho individual;

  • gestão estratégica de projetos.

A partir da adoção desses três pilares, é possível conseguir a melhora do desempenho interno e, consequentemente, reduzir os custos da empresa. Abaixo veremos algumas dicas que englobam essas três estratégicas.

Gestão estratégia de pessoas

O objetivo principal desta ideia é certificar que todos os funcionários de uma determinada empresa tenham um desenvolvimento aceitável para as suas necessidades particulares.

Dessa forma, a empresa garante que os objetivos organizacionais fiquem alinhados às necessidades da equipe que, por consequência, contribui para a retenção de talentos.

Todas as diretrizes deste tipo de gestão estão diretamente ligadas ao aperfeiçoamento das habilidades e compreensão de cada colaborador da empresa.

Na gestão estratégica de pessoas, os profissionais da área focam os esforços dentro de quatro etapas básicas:

  • avaliações de desempenho, buscando conhecer os anseios da equipe;

  • feedbacks em tempo real;

  • reconhecimento por meritocracia;

  • realocação de pessoal, no intuito de diminuir a taxa de rotatividade.

Agora que já vimos como funciona a gestão estratégica de pessoas, vamos descobrir como este conceito pode ajudar na melhoria de desempenho e redução de custos.

Recrutamento e seleção

Contratações equivocadas são causas de grandes custos para muitas empresas. Entre eles podemos citar:

  • custos com contratação;

  • baixo desempenho;

  • custos com treinamentos e materiais;

  • custos com rescisão;

  • custo das horas dos profissionais aplicados nesses processos, etc.

A melhor forma de evitar este tipo de situação é por meio do aperfeiçoamento dos processos de seleção e recrutamento.

O primeiro passo é deixar claro para o candidato a missão e os valores da empresa. Contratar pessoas que compartilham os mesmos ideais é um dos pontos mais importantes.

Também é necessário conhecer quais habilidades e competências profissionais são vitais para ocupar a vaga que está sendo oferecida e buscar pessoas que cheguem o mais próximo possível do perfil desejado.

Por fim, é importante que não haja pressa no processo e que, além do time de RH, os gestores que trabalharão diretamente com os colaboradores participem do processo.

Retenção de talentos

Reter talentos é outra tarefa essencial desta gestão. Focando na redução de custos, com a retenção de talentos você evita gastos com novas contratações e um alinhamento maior e melhor com o objetivo organizacional — entendendo que uma pessoa com maior tempo de empresa conhecerá de forma mais natural o propósito da organização.

Gestão estratégica de projetos

Esta gestão também é conhecida como elaboração adequada de projetos para alcançar os objetivos ambicionados por meio da execução de objetos detalhados. Melhorando a gestão de projetos, a tendência é que uma empresa melhorará o desempenho do corpo efetivo e diminuirá os gastos causados por atrasos e retrabalhos.

A gestão estratégica de projetos trabalha em cima de quatro práticas:

  • definição de objetivos claros e coesos;

  • construção de um ótimo planejamento;

  • definição das responsabilidades com sabedoria;

  • elaboração de um cronograma de projetos realistas.

Com essas práticas, a empresa diminui o desperdício de um recurso essencial para qualquer organização: o tempo. A equipe se torna mais coesa e produtiva.

Redução de custos na gestão estratégica de projetos

Agora, veremos quais melhorias a adoção da gestão estratégica de projetos traz para a empresa em termos de produtividade e redução de custos.

Melhora a integração da equipe

Usando as estratégias de supervisão de projetos, o trabalho terá muito mais integração e cooperação por partes de todos.

Estas ideias também ajudam a evitar atrasos nos projetos, levantar feedbacks que auxiliam na melhora dos processos e a delegar responsabilidades para os membros da equipe.

Melhora a compreensão dos objetivos do projeto

Tendo uma visão clara e objetiva da ideia e requisitos do projeto, fica muito mais fácil determinar e planejar os fatores a serem alcançados na conclusão do cronograma.

Essa é uma forma de garantir que os colaboradores envolvidos no processo tenham limites mais verdadeiros em relação à inserção de novas ideias no escopo do projeto.

Construção de boas práticas no desempenho individual

As duas primeiras dicas se baseiam nas ideias de reduzir custos e melhorar o desempenho da equipe. Mas, individualmente, os funcionários também necessitam cultivar hábitos importantes para que os processos possam dar certo.

Então, neste tópico, veremos dicas para os colaboradores que anseiam melhorar a performance individual ou para os gestores e líderes que desejam incentivar sua equipe a entender suas responsabilidades individualmente.

Colaboradores

Se você deseja melhorar a sua performance e garantir melhores resultados, siga as dicas abaixo:

  • entenda o que te motiva a continuar sempre buscando a melhora;

  • fique atento e descubra quais períodos do dia você é mais produtivo;

  • evite as distrações do ambiente de trabalho;

  • use ferramentas para gerir o seu tempo;

  • faça uma tarefa por vez, seja focado.

Gestores

Se você é um gestor e deseja melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o da equipe, pratique as dicas abaixo:

  • deixe os liderados cientes das suas responsabilidades;

  • defina metas realistas, alcançáveis e tangíveis;

  • procure construir um ambiente de trabalho mais harmônico, leve e democrático;

  • utilize o tempo para encontrar soluções;

  • reconheça todas as conquistas da equipe, por menor que sejam.

No geral, estas são dicas importantes baseadas em estratégias de gestão de pessoal e projetos para que a sua empresa consiga alinhar o desempenho dos funcionários dos mais variados setores.

Em suma, a adoção de estratégias inovadoras de gestão que incentivam o alto desempenho dos colaboradores traz impacto direto nos processos que visam reduzir os custos da empresa. Ou seja, a melhora de desempenho e uma motivação constante dos funcionários são estratégias eficazes na luta contra os desperdícios financeiros de uma organização.

Gostou do artigo? Então continue acompanhando nosso conteúdo por meio das redes sociais! Estamos no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin e Pinterest!

Avaliações
  • Artigo
5
Resumo do Artigo
Otimização de processos ajuda a reduzir os custos da empresa?
Título do Artigo
Otimização de processos ajuda a reduzir os custos da empresa?
Descrição
Descubra como a otimização de processos melhora os resultados e reduzir os custos da empresa, aumentando a produtividade e facilitando a gestão.
Autor
Empresa
FIT Mobile
Logo Empresa