Acumular uma renda extra é uma ótima maneira de investir em qualidade de vida ou preparar-se para o futuro. Entretanto, quando você já tem uma posição consolidada e não planeja mudar de área, os esforços para identificar oportunidades de renda extra são complicados. Empreender costuma ser a única solução e, ainda assim, é difícil determinar que tipos de iniciativas são as melhores para obter esses rendimentos adicionais.

Por isso, vamos mostrar algumas alternativas para ganhar uma renda extra on e off-line e ajudá-lo a se decidir. Confira algumas oportunidades de empreender sem precisar abandonar a sua carreira tradicional!

Trabalhe como assistente virtual

Você conhece o trabalho dos assistentes virtuais? Esses profissionais estão ganhando muito espaço no mercado porque englobam tudo que a geração mais recente a ingressar no mercado de trabalho adora. Têm flexibilidade para trabalhar onde e quando quiserem e não precisam se locomover até os escritórios das empresas que atendem para realizar suas funções.

O trabalho exige a oferta de assistência administrativa e técnica para negócios específicos e um nível de comprometimento maior do que algumas das outras oportunidades nessa lista.

Assistentes virtuais são freelancers que conhecem bem os negócios que atendem e prestam serviços em suas horas livres. Se você está pensando em empreender em nível individual e pode liberar algumas horinhas na sua agenda todos os dias para executar uma função e adquirir uma renda extra, esse é, provavelmente, o caminho mais indicado para gerar uma renda extra!

Abra uma loja on-line

E-commerces são algumas das maneiras mais simples de se obter uma renda extra. Como nas lojas tradicionais, não é preciso necessariamente vender produtos exclusivos ou criados por você, o que significa que o tempo investido na tarefa não é tão grande assim.

Entretanto, dependendo do tipo de e-commerce que você pretende criar, será necessário encontrar pessoas disponíveis para embarcar nessa ideia. Um plano de negócios forte e uma estrutura logística também serão outras necessidades.

Com auxílio de ferramentas de automação e um pequeno time de marketing, um e-commerce pode trazer retornos em menos de seis meses e tornar-se uma fonte constante de renda extra para os seus donos. Encontre um nicho e invista!

Crie sua própria consultoria

As consultorias funcionam ajudando empresas e indivíduos a analisar as situações em que se encontram, apontando soluções para os problemas mais recorrentes. Elas são sempre necessárias em determinadas áreas, como o marketing ou a TI e, por isso, a criação de uma consultoria é uma oportunidade e tanto de se obter uma renda extra.

Tem uma especialidade e acha que pode ajudar outras pessoas com ela? Comece o seu próprio negócio por meio de uma consultoria!

Estruture um programa de coaching

É um especialista na sua área e quer utilizar esse conhecimento para ganhar dinheiro? Estruture um programa de coaching.

Essa modalidade de ensino está cada vez mais popular e muitas pessoas buscam os coachs para aprender a tomar as decisões certas em suas carreiras ou vidas pessoais. Então, há uma grande competição no mercado para conquistar clientes na área, mas a renda extra obtida em um programa de coaching é um de seus melhores aspectos.

Com apenas alguns alunos, é possível garantir rendimentos bacanas no final do mês e você não precisa dedicar tanto tempo assim ao seu novo empreendimento. As sessões de consultoria podem funcionar em torno da sua agenda e preencher espaços em sábados, domingos e feriados.

Escreva um livro

Já pensou em escrever um livro? Pode ser de ficção ou sobre um assunto que você domina profissionalmente, como Design Thinking ou, até mesmo, a criação de aplicativos. Hoje, publicar não é mais um bicho de sete cabeças e qualquer autor pode postar um conteúdo on-line e promovê-lo em grandes lojas, como a Amazon.

Essa chance de garantir uma renda extra é uma ótima ideia para aquelas pessoas que gostam de escrever e sempre tiveram o sonho de serem publicadas. Normalmente, exige-se apenas uma boa ideia e muito comprometimento, já que um livro não se fará sozinho. No entanto, a atividade pode trazer um ótimo ROI se comparada com as outras formas de ganhar uma renda extra listadas aqui.

É que a publicação de um livro on-line funciona como renda passiva, ou seja, uma maneira de ganhar dinheiro mesmo sem ter de investir um esforço constante. Enquanto alguns trabalhos, como o de assistente virtual ou o lançamento de um e-commerce, exigem algum tipo de manutenção constante, um livro, uma vez publicado, continua gerando renda para o seu autor e pode ser promovido sem grandes esforços graças a ferramentas de automação de marketing.

Publicar também traz grandes benefícios para o seu currículo e vai elevá-lo a uma posição de especialista na área escolhida. Porém, fique atento: os custos de publicação não são necessariamente desconsideráveis. Você provavelmente terá de contratar, pelo menos, uma revisão profissional para certificar-se de que seu livro está pronto para as prateleiras virtuais.

Dê aulas on-line

Dentre as várias estratégias para conseguir uma renda extra que se aproveitam do conhecimento que você acumulou ao longo dos anos, as aulas on-line são algumas das mais lucrativas.

Você encontra, na Internet, uma série de plataformas nas quais é possível criar cursos sobre os assuntos mais diversos e ensinar o que já sabe. Caso tenha facilidade de falar em público ou goste de transmitir informações para terceiros, essa oportunidade é ótima para incentivá-lo a estudar mais sobre a sua área de atuação e a tornar-se um especialista ainda melhor.

Construir um curso do zero pode ser difícil, mas criar os módulos de aulas nas suas horas vagas e promover seu programa de ensino é algo que pode trazer ótimos retornos. O alto valor agregado das aulas — e o fato de que, uma vez publicadas, elas se tornam uma fonte constante de renda passiva — vai ajudá-lo a acumular um bom dinheiro com o passar do tempo.

Renda extra: conclusão

Garantir uma renda extra no final do mês fará com que seja mais fácil se organizar e planejar aquelas experiências com as quais você sempre sonhou. Fazer uma viagem, investir em um hobby e até adquirir um carro novo fica mais fácil quando não precisamos mexer naquele dinheiro que já temos. Considere essas alternativas e veja quais delas se encaixam melhor na sua rotina.

Gostou de conhecer as possibilidades de obtenção de uma renda extra que selecionamos para você? Siga-nos nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo para outras dicas como essas. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e também no Pinterest!